Campeonato Brasileiro desembarca na cidade mineira para a segunda etapa do calendário
Pela 16ª vez na história, o Campeonato Brasileiro de Enduro desembarca na cidade mineira de Patrocínio. A prova, a segunda do calendário 2021, será realizada neste fim de semana (12 e 13/6), respeitando os protocolos de prevenção ao coronavírus designados pelos órgãos responsáveis. O evento também será válido como primeira e segunda etapas do Campeonato Mineiro e tem espaço para a caridade, já que todos os inscritos doarão um pacote de fralda geriátrica para a Casa de Repouso Asilo São Vicente.
A exemplo da abertura, em Itapema (SC), as disputas valem como rodada dupla na tabela de classificação do Brasileiro. Estarão em jogo pontos importantes para 13 categorias: E1, E2, E3, E4, EJ, E35, E40, E45, E50, E55, EAmador Nacional, EAmador Importada e EYouth. A base do evento será no Cristo Redentor de Patrocínio, cujo acesso será liberado após testagem negativa para coronavírus, feita por empresa de saúde autorizada pela Vigilância Sanitária do município em barreira física próxima ao local.
Além disso, os participantes passarão por medições diárias de temperatura corporal e devem seguir as demais orientações de prevenção ao coronavírus, como distanciamento físico, uso de máscaras e higienização com álcool em gel. “As expectativas são muito boas para as etapas do Brasileiro de Enduro em Patrocínio. A cidade é tradicional no calendário do campeonato e estamos tomando todos os cuidados para que o esporte siga em evolução, sempre respeitando as orientações e protocolos de saúde nesses tempos de pandemia”, afirma Maurício Brandão, promotor do evento.
O percurso da prova terá aproximadamente 42 quilômetros, com três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos completarão três voltas no circuito no sábado e mais três no domingo. “O Enduro Teste KTM será 100% trilha, bem diversificado, com cascalho, pedras, valetas e estradas abandonadas. A especial será bastante técnica, com subidas e descidas, em 5,1 km de extensão. Já o Enduro Teste Honda, com 6,9 km, é um trecho tradicional no Brasileiro, trazendo áreas de pasto e altas velocidades. Por fim, com 5,2 km, o Enduro Teste TM / Dyva será em local de terra, em meio a uma área de cerrado bem solta, com trecho de Hard Enduro – e ainda a opção de passar por fora dele”, detalha Brandão, lembrando que a volta inicial servirá como reconhecimento do percurso.
Líderes – As disputas pelos títulos do Brasileiro de Enduro 2021 começaram a todo vapor. Os pilotos que saíram na frente foram Bruno Crivilin (categoria E1 / equipe Honda Racing), Vinícius Calafati (E2 / Honda Racing), Lucas Dunka (E3), Patrik Capila(EJ / O2BH MXF /), Flávio Volpi (E4 / Lekker), Gustavo Pellin (E35 / Timeline Racing), Adriano de Ávila (E40 / Q4), Orlei Brazaca (E45), Laurindo Zatorski Filho (E50), Manoel Simas (E55), Eduardo Tummler (EAmador Nacional), Maurício de Quadros (EAmador Importada) e Jean Zandonadi (Youth).
Os líderes das demais categorias, para as quais não haverá disputas em Patrocínio, são Bárbara Neves (EF / Honda Racing), Pedro Henrique Spindler (Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Danilo Sfalsim (Juvenil) e Kamile Martins (Feminina Kids).
Campeonato Brasileiro de Enduro 2021
2ª prova – Patrocínio (MG)
Data: 12 e 13/6
Categorias: E1, E2, E3, E4, EJ, E35, E40, E45, E50, E55, EAmador Nacional, EAmador Importada e EYouth
Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao
Programação*
11/6 (Sexta-feira)
Das 14h às 18h – Funcionamento da secretaria de prova
12/6 (Sábado)
Das 8h às 9h50 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 – Briefing
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais
13/6 (Domingo)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
14h – Condução das motos ao Parque Fechado
16h30 – Divulgação dos resultados oficiais
* A programação está sujeita a alterações.
crédito: Ângela Monteiro – Assessoria Imprensa Mundo Press