No dia em que o seu cunhado Joaquim Rodrigues venceu uma etapa do Rally do Cazaquistão, recordamos que o primeiro pódio da carreira de Paulo Gonçalves nos Rally Raids foi a 13 de Junho de 2010.
Nesse ano o Automóvel Clube de Portugal decidiu realizar um Rally Raid a ligar Estoril, Portimão e Marraquexe. No total, a prova teve 8 etapas num total de 3.800 km percorridos entre Portugal e Marrocos.
Responderam à iniciativa pilotos como Hélder Rodrigues, Rúben Faria, Mário Patrão, Luís Correia, Pedro Bianchi Prata… e, claro, Paulo Gonçalves!
Entre os estrangeiros, David Casteu fez uma das suas primeiras corridas com a Sherco, enquanto Cyril Despres se viu afastado da prova devido à lesão.
Paulo Gonçalves tinha abandonado o Dakar nesse ano com uma clavícula partida. Aos comandos de uma BMW da equipa de Pedro Bianchi Prata, o “Speedy” foi muito regular concluindo a prova na 3.ª posição.
Foi o primeiro pódio da carreira do piloto de Esposende num Rally Raid. Um pódio ao qual subiram também Hélder Rodrigues e Rúben Faria… os três são até hoje os melhores pilotos portugueses de Todo-o-Terreno da história do Motociclismo em Portugal!
Em memória de Paulo Gonçalves, recordamos a entrevista que deu ao Eurosport antes do arranque da prova.
(Foto: Pedro Bianchi Prata)