O piloto Italiano Francesco Bagnaia (Ducati) segura o Francês Fabio Quartararo (yamaha) para conquistar sua primeira vitória da temporada em 2022 no circuito de Jerez.
Essa foi inclusive a primeira vitória da equipe satélite Ducati na motoGP em 2022.
Quase 11 segundos atrás, Aleix Espargaró venceu uma luta apertada para conquistar o tereceiro lugar do pódio, levando-o para o segundo lugar no campeonato mundial atrás apenas de Quartararo, enquanto a Aprilia perdeu as concessões técnicas.
Bagnaia e Quartararo mantiveram o primeiro e segundo lugares desde o grid de largada na curva 1, com Jack Miller atrás na terceira posição.
Mas os líderes logo começaram a se afastar de Miller, criando esperanças de um tão esperado duelo de vitória entre Bagnaia x Quartararo, que ficou ausente na temporada passada, apesar de sua dobradinha na classificação do campeonato mundial.
O atual campeão mundial Quartararo acompanhou Bagnaia a uma distância segura de 0,5-0,8s durante grande parte da corrida, porém o Francês foi cauteloso em segurar a segunda posição devido o aumento da pressão dos pneus dianteiros de sua Yamaha.
Tendo perdido contato com os líderes, Miller, vencedor do ano passado, logo foi atacado por Marc Márquez e Espargaró pelo terceiro lugar.
O australiano manteve-se firme até que Márquez, que havia avisado após a qualificação que mesmo um top-5 seria difícil, finalmente passou pela Ducati a cinco voltas do final.
Mas a batalha certamente não acabou: Espargaró ultrapassou tanto Miller quanto Márquez (que escapou depois de fazer uma de suas famosas defesas de front-end) na curva final, com Joan Mir também querendo se juntar à luta!
Com muita técnica e superior nas curvas, Espargaró bateu 1,7s à frente da batalha entre Marquez-Miller, vencida pelo piloto da Honda.
A prova foi marcada pelo incidente que Marquez teve após utilizar o seu cotovelo e joelho para evitar a queda e continuar na prova, mas o erro fez com que o piloto chegasse somente em quarto lugar.
Takaaki Nakagami, da LCR, obteve ganhos iniciais para o quarto lugar, mas foi forçado a largar no final da primeira volta por uma ultrapassagem de Márquez e voltou para onde havia largado, em sétimo, onde permaneceu.
O ex-líder do título Enea Bastianini ficou em oitavo com Gresini com o estreante Marco Bezzecchi da equipe VR46 em nono. Brad Binder, da KTM, completou os dez primeiros.
Alex Rins começou a corrida empatado com Quartararo pela liderança do título, mas não conseguiu repetir sua performance logo na primeira volta, permanecendo bem fora dos dez primeiros antes de sair da pista na curva 12, deixando-o em 22º. Ele finalmente cruzou a linha 19º lugar.
O companheiro de equipe de Espargaró na Aprilia, Maverick Vinales, largou na 20ª posição e só chegou em 14º.
Os pilotos da Pramac Ducati Jorge Martin e Johann Zarco, Stefan Bradl e Darryn Binder caíram e não ponturaram na prova.
Como esperado, todos os pilotos escolheram os pneus dianteiros duros e traseiros médios.
Raul Fernandez, da Tech3 KTM, excluído da etapa em Portimão (Portugal) devido a uma lesão na mão direita na qualificação, também foi declarado inapto para Jerez.
Os pilotos de testes de fábrica Bradl (Honda) e Lorenzo Savadori (Aprilia) fizeram aparições como wild card este fim-de-semana, antes do teste oficial de segunda-feira.
Confira a classificação final da prova em Jerez na Espanha:
A próxima etapa da motoGP acontece no dia 15 de Maio na França no circuito de Le Mans.