HomeBlogPista de Motocross: Tipos, Onde Treinar e Como Fazer Uma Rampa

Pista de Motocross: Tipos, Onde Treinar e Como Fazer Uma Rampa

Encontrar uma boa pista de motocross para treinar pode não ser uma tarefa fácil, especialmente se você gosta de competir em categorias muito específicas do esporte.

Se você pratica Freestyle Motocross, o FMX, por exemplo, não é fácil encontrar pistas com as rampas adequadas para que você possa treinar suas manobras.

Por isso, hoje o Portal MX vai te contar tudo que você precisa saber sobre as pistas de motocross e te ensinar como construir a sua própria rampa para praticar saltos. Boa leitura!

Pista de motocross: nome, especificidades e peculiaridades

Os nomes das pistas de motocross costumam variar bastante de acordo com o tipo de modalidade do esporte que estamos falando.

Para que você tenha uma ideia mais aprofundada, existem, de maneira geral, mais de 10 categorias do motocross, cada um com pistas específicas. Confira algumas delas a seguir:

Motocross

Pistas para competição de motocross são geralmente fechadas, com distâncias que podem chegar a até 1,5 km. As pistas incorporam tanto qualidades naturais do terreno, quanto uma variedade de saltos.

As corridas também acontecem em terrenos tradicionalmente molhados, e as baterias profissionais podem durar até 20 minutos, enquanto as amadoras, 10 minutos.

Arena Cross

A Arena Cross é a versão brasileira do SuperCross e é disputada em espaços que se assemelham a estádios, daí o nome Arena.

As disputas de Arena Cross costumam ser bem emocionantes, pois há uma proximidade entre os atletas e o público, que pode aproveitar a beleza dos saltos de perto.

Freestyle Motocross (FMX)

O Freestyle Motocross, ou FMX, não é exatamente uma corrida, mas sim uma modalidade do esporte que se concentra na execução de manobras aeróbicas em saltos com moto.

O vencedor da categoria é escolhido por um grupo de juízes que pontuam os pilotos por estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores.

Enduro de Regularidade

A palavra “enduro” é uma variação da palavra em inglês “endurance”, que significa “resistência”. Trata-se de uma modalidade off road composta por um percurso com obstáculos naturais, composto de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal.

O percurso é pré-estabelecido e registrado em planilhas que são distribuídas aos competidores, onde se estabelece, inclusive, o tempo ideal para cada percurso.

A modalidade surgiu como uma variação inspirada em provas equestres realizadas até o século passado que serviam para testar a resistência dos cavalos e cavaleiros em provas de longos percursos e durações.

Onde praticar motocross?

Onde praticar motocross?

Ao contrário do futebol e de outros esportes mais populares, o motocross não pode ser praticado em qualquer lugar.

Como se trata de uma categoria off road, de nada adianta simplesmente atravessar as ruas do seu bairro com a sua moto. Não vai ser a mesma coisa do que pilotar em uma pista de terra, o que, no fim das contas, fornece aquela sensação gostosa de adrenalina e satisfação.

Por isso, se você quer praticar motocross, tente encontrar pistas off road na sua cidade.

Existem opções em quase todas as cidades do Brasil e é possível encontrar opçõe baratas e que cabem no bolso de quem gosta do esporte.

Lugares para praticar motocross em São Paulo

Em São Paulo, existem diversas opções de pista para praticar motocross. Confira a seguir as principais pistas de motocross de São Paulo:

  • Pista Kalango Cego (Itupeva);
  • Fazenda ASW (Mogi das Cruzes);
  • Arena Ibox 28 (Santana de Parnaíba);
  • MBOX Race Park Jarinu (Jarinu).

Como aprender salto motocross?

A melhor dica para aqueles que querem aprender a dar um salto com a sua moto no motocross é ir com calma e só pular em rampas que você se sinta confortável.

Afinal, o Motocross não é sobre coragem, é sobre técnica e, apesar de o salto ser a parte que mais chama a atenção no esporte, ela não é a mais importante.

Ter um bom controle da sua moto, conseguir improvisar em terrenos acidentados e conseguir fazer curvas com precisão são habilidades mais essenciais.

Dicas para saltar de forma segura

Como tudo na vida, o salto de motocross envolve uma técnica, que deve ser dominada pelos pilotos antes de se arriscar em saltos mais altos.

Entretanto, podemos adiantar aqui que a técnica normal envolve saltar com a moto já acelerando, ou seja, chegar no salto com a moto embalada na velocidade correta para ultrapassar o salto.

Uma vez no ar, é possível ajustar a moto de acordo com o lançamento usando o acelerados e os freios dianteiro e traseiro.

Entretanto, é muito importante que você tenha cuidado na hora de usar os freios, pois você não quer chegar ao chão com uma das rodas da moto travada. Isso pode resultar numa queda e em acidentes.

Portanto, apesar do passo a passo citado acima, a principal dica é: pratique e pratique muito.

Comece com saltos menores e mais confortáveis. Com o tempo, você vai ganhar confiança nesses desafios menores e vai poder se arriscar em saltos mais elaborados.

Como fazer pista para motocross de maneira segura?

como fazer rampa para motocross

Em primeiro lugar, é necessário que você tenha um bom espaço, para conseguir construir uma pista completa.

Se você já tem esse lugar, o primeiro passo é escolher o local do salto. Não o coloque perto de grandes árvores, construções, rios, lagos ou poços, pois até o piloto mais experiente pode correr riscos com esses obstáculos tão próximos ao salto.

O chão do local não precisa ser plano. Na verdade, ao escolher um local com uma certa inclinação o salto fica até mais fácil.

Medidas para rampa motocross

As medidas para a rampa de motocross vão depender do tamanho do salto que você pretende dar com a sua moto.

Se você quiser um salto que dê mais distância, por exemplo, uma boa estimativa a ser utilizada é 3 para 1, ou seja, se você quer um salto de 3 metros de altura, é preciso de uma rampa de pelo menos 1 metro de altura.

Quer comprar uma moto e não sabe por onde começar? Então confira os 11 modelos indicados para iniciantes!

Conclusão

Como vimos, cada competição de MX requer um tipo diferente de pista de motocross. Enquanto o motocross clássico utiliza-se de pistas fechadas e molhadas, outras categorias, como o FMX, nem tocam tanto na corrida, mas sim na execução de saltos e manobras.

Há ainda a Arena Cross, a versão brasileira do Supercross, que busca oferecer um espetáculo com saltos para o grande público, e o enduro de regularidade, sendo uma competição off road mais clássica, focada em vencer os desafios de um terreno real.

E aí? Gostou do texto? Então conte pra gente nos comentários e aproveite para conhecer mais sobre o Portal MX!

Leia Também