HomeTestes e Reviews de MotosPlaca preta pode voltar; Conheça o modelo para as motos

Placa preta pode voltar; Conheça o modelo para as motos

Motos podem receber a tradicional placa preta, você sabia dessa? Claro, os modelos de duas rodas com mais de 30 anos também podem ser itens de coleção, assim como carros, caminhões e até ônibus que recebem a diferenciação.

Placa preta vai voltar?

As placas de veículos de coleção foram criadas em 1997 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O item foi adotado para identificar unidades registradas no Brasil, indicando que têm mais de 30 anos e que possuem suas características originais.

placa preta em motos

Moto com placa preta não é tão vista nas ruas ou encontros quanto os colecionáveis de quatro rodas…

No entanto, a placa preta perdeu o seu destaque principal, a cor, com a adoção do mais recente padrão de identificação no formato Mercosul. Agora, o Governo Federal propôs uma consulta pública que pode trazer de volta a característica principal da placa, o tom preto de fundo.

Veja também:

 

A iniciativa ocorre após reivindicações de entidades como a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). E, segundo o Governo, a medida de colocar a mudança em discussão se sustenta no processo regulatório da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – que era o extinto Denatran – e que engloba agora a Gestão Política de Trânsito, de Segurança no Trânsito e de Regulação e Fiscalização.

Placa preta

Placa preta em motos pode retornar um dos padrões colocados em votação

Como participar?

A consulta pública para a escolha do novo modelo de placas para veículos de coleção começou no dia 22 de outubro e vai até o próximo dia 21 de novembro. Quando e mesmo se a medida será adotada ainda não é possível determinar.

Essa proposta pode ser votada no site do Governo Participa Mais Brasil. Lá pode ser escolhida uma opção entre dois modelos disponíveis. Ambas as opções utilizam o fundo preto com dígitos em branco. Atualmente a placa de coleção é branca e com letras e números em cinza, no padrão Mercosul.

Placas padrão Mercosul

Placas padrão Mercosul não dão o antigo destaque que as antigas colecionáveis possuíam…

Quais motos recebem a placa preta?

Estão aptas a receber a placa de coleção as motos ou motonetas – nacionais ou importadas – com mais de 30 anos de fabricação e conservando 80% de suas características originais. A partir daí é preciso conseguir um Atestado de Originalidade junto a um clube filiado à FBVA.

CG-125-1978-ECCO

Para ser apta a placa preta não basta ser antiga, a moto deve ter mantidas as suas características de originalidade intactas

Os custos totais de documentação para a placa podem passar dos R$ 1.000. Estamos falando do certificado, vistoria, tributos e eventuais taxas. Placa preta em motos ainda é algo não muito frequente de ser visto, ainda mais em tempos de padrão Mercosul. Mas isso pode mudar. O que você acha?

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também

close