HomeRevista PróPlataforma online de compartilhamento de motos no Brasil

Plataforma online de compartilhamento de motos no Brasil

A Roncco Moto Share é uma plataforma online para aluguel de motos entre motociclistas, desenvolvida por empresários apaixonados por motos, que viram uma oportunidade de criar uma ampla comunidade de economia compartilhada para gerar experiência e renda entre os motociclistas.

A plataforma funciona como um Airbnb para motos: enquanto um proprietário tem sua moto parada na garagem, um usuário pode alugá-la para fazer viagens curtas, passeios e mesmo viagens mais longas, aproveitando para conhecer um novo modelo de motocicleta e experimentando uma nova experiência. O proprietário, por sua vez, consegue rentabilizar seu bem, custeando sua manutenção e mesmo viabilizando a aquisição de uma nova moto. 

A ideia surgiu da experiência de um dos sócios que, quando viajava para o exterior por muito tempo, deixava sua moto parada e ficava bastante incomodado com isso. “Um bem caro parado na garagem, deteriorando e desvalorizando sem poder rodar”, conta Murilo Pignataro, sócio-fundador da Roncco

Em uma dessas viagens, pegou emprestada uma Harley-Davidson. “Foi uma experiência incrível experimentar uma moto totalmente diferente do estilo da que tenho em casa, e explorando um lugar diferente”.

Foto: janfillem / Unsplash

A partir de então foi feito um intenso trabalho de pesquisa de campo com amigos, comunidades de motociclistas e grupos das redes sociais: “quantos amigos você conhece que têm a moto mais tempo na garagem do que rodando na estrada?“, ao mesmo tempo em que vários Riders (como são chamados os usuários na plataforma) estavam vendendo suas motos ou gostariam de experimentar outros modelos e estilos. Os resultados foram muito animadores para criar essa comunidade de economia compartilhada em torno do universo das motocicletas de alta e média cilindrada (a partir de 250). 

A ideia do compartilhamento de motos é inédito no Brasil, um conceito novo e disruptivo, rompendo com paradigmas estabelecidos e criando uma solução inovadora, oferecendo novas experiências para todos os envolvidos. 

Para garantir a segurança da comunidade, a Roncco atua como mediadora das transações entre os usuários, contando com a parceria de empresas de solução antifraude para verificação de cada novo membro, além da parceria com a seguradora Suhai, para garantir o seguro das motos assim que são cadastradas na plataforma.

Hoje a comunidade conta com 9 motos cadastradas na região do Vale do Paraíba e capital paulista, além de uma no interior do estado de Santa Catarina, rompendo a barreira geográfica das locadoras de motos tradicionais.

“Queremos proporcionar experiências incríveis para os Riders com motos diferentes, em locais diferentes, gerando momentos únicos. Ao mesmo tempo em que apoiamos os Owners (proprietários) para que tenham uma renda extra com seu bem, podendo custear sua própria moto ou mesmo outras experiências na comunidade”, conta Juliana Aboud, sócia-fundadora da Roncco.

“O mercado nacional de motocicletas com mais de 250 cilindradas no Brasil é de mais de 1,5 milhão de unidades. Agora imagine chegar em qualquer cidade do Brasil e poder escolher uma super moto para explorar suas estradas e pontos turísticos? É esse o nosso objetivo. É para isso que estamos trabalhando!”, completa Vinicius Xavier, também sócio-fundador da Roncco.

Completa o time de sócios, Alexandre Prado: “queremos trazer para dentro da Roncco o mesmo espírito de irmandade da comunidade de motociclistas do Brasil: apoio e colaboração. Essa orientação está em cada uma de nossas decisões, desde o símbolo de nossa logomarca”, finaliza.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close