Pneus de Trial para enduro? Steward Baylor usa tática da velha escola para melhor tração para conquistar a vitória da quinta rodada da Cascavel de 2022 na quinta rodada do NEPG na floresta da Pensilvânia. De uma rápida olhada em como um pneu de Trial pode funcionar para o enduro.
Quando Steward Baylor encaixou um pneu de Trial Dunlop D803GP em sua moto de corrida AM Pro Yamaha YZ450X para ganhar o Enduro Nacional da Cascavel de 2022, isso nos lembrou dos bons e velhos tempos. Em um mundo onde as peças, especialmente pneus (pneus para nossos leitores dos EUA), são cada vez mais especializados em seu esporte, era uma opção refrescantemente “velha escola” usada para o sucesso em uma série de corridas moderna.
Antigamente, antes que os regulamentos em muitos eventos proibissem qualquer coisa, exceto pneus aprovados, era comum ver um pneu de Trial em uma moto de enduro em uma corrida. Alguns dos velhos garotos de enduro dos anos 80 e 90 terão histórias de usá-los em eventos específicos onde as condições eram técnicas e procuraram uma vantagem.
Nos primeiros dias do esporte de Hard Enduro, um pneu de Trial era a opção de escolha para o evento principal em uma corrida como Erzbergrodeo.
No entanto, é raro hoje em dia ver um em uma moto enduro ou off-road, particularmente em uma corrida. Então, o que Baylor estava fazendo na Cascavel? Quem melhor para explicar do que o próprio homem: “Eu escolho os testes cansados às vezes nas condições rochosas porque sinto que às vezes é mais previsível do que uma goma 81.” Steward explica.
“Embora não funcione tão bem em algumas condições, lama, por exemplo, funciona melhor em uma pista como a Cascavel, porque há muito mais rochas misturadas na sujeira.
“Além disso, com os botões tão próximos em um pneu de teste, não sinto que ele role tanto quanto a goma 81.”
Como você se sente?
Um pneu de Trial naturalmente não tem a aderência de borda de um pneu de enduro, o perfil é mais plano em comparação com uma forma arredondada de um pneu de enduro regular e os botões são espaçados mais próximos. Isso significa que a sensação de aderência melhora em certas condições (sobre rochas), mas é pior em outras (uma curva plana em um teste de enduro gramado).
A estabilidade e a resistência da parede lateral de um pneu enduro/off-road regular são mais fortes, em comparação com o pneu de teste de face fina e isso naturalmente faz uma grande diferença se você estiver andando rápido também. Um pneu de enduro é mais estável e previsível em altas velocidades e condições “normais”.
Você pode neutralizar a falta de força da parede lateral aumentando a pressão e ajudando o pneu de teste a mantê-lo mais em forma à medida que você anda.
Steward escolheu comprometer a aderência da borda, ou a mordida que sua moto se inclinou nas curvas e mudou para a esquerda e para a direita através das árvores, para uma melhor sensação de aderência nas rochas.
De qualquer forma, é motivo para pensar, especialmente quando alguns de nós ficamos presos em sulcos (literal e metaforicamente) com os quais pneus traseiros se encaixar e usar. Talvez seja hora de pensar fora da caixa como um ensopado grande?
Crédito da foto: Shan Moore