O mais recente pneu ADV da Metzler, o Karoo 4 substituindo o Karoo3, é um pneu 50/50 dentro e fora de estrada (mas eu o chamaria de mais 60/40 em direção ao off-road). E embora o resumo de Metzeler fosse melhorar o desempenho geral, era focar mais especificamente para o desempenho seco e, especialmente, úmido na estrada.
Fotos de Marco Marini
O pneu dianteiro Karoo 4 é feito com o composto X-Ply único 100% de carbono preto, e a traseira usa um composto duplo, com construção de 80% de carbono preto para o piso central e sílica mais macia de 20 por cento para as paredes laterais.
Ele recebe um bloco de piso redesenhado do centro até a borda do pneu para prender o terreno e usá-lo efetivamente como uma colher para beneficiar o desempenho da unidade, depois libera o terreno e se limpa a tempo para a próxima rotação da roda. Isso é conseguido pela ranhura de onda vertical três quartos do caminho através do pneu, com o volume de evacuação (as lacunas entre os blocos laterais do piso) significativamente diferente do Karoo 3.
Esse pneu tinha blocos mais largos e mais gordos na lateral do pneu, enquanto o Karoo 4 recebe blocos menores com uma área de evacuação muito mais ampla.
O piso central patenteado da Detratec também é significativamente diferente. Metzeler escolheu dois blocos uniformes com uma única linha de ranhura central, acabando com a linha central em ziguezague do Karoo 3 e os blocos de piso central de forma irregular. Isso ajuda na estabilidade dos pneus na rua, especialmente em condições úmidas, e é projetado para funcionar melhor com os modernos sistemas ABS instalados em bicicletas ADV de grande capacidade.
Metzeler afirma que o pneu dianteiro, uma vez inclinado acima de 15 graus, dará aproximadamente cinco por cento mais pneu no chão graças ao novo bloco de piso sobre o Karoo 3 de saída. Por outro lado, na parte traseira, a partir de 20-30 graus de ângulo magro, você receberá 10% mais borracha na estrada, com os benefícios óbvios do aumento da tração e estabilidade que vêm com ela. O Karoo 4 tem um perfil um pouco mais plano do que o Karoo 3 mais curvo, o que oferece características de direção um pouco mais lentas em troca de melhor frenagem e estabilidade nas curvas.
Quanto à profundidade do bloco do piso, depende do tamanho do pneu que você escolher. No pneu dianteiro 90/90-21, você terá 8mm de profundidade, com 9mm presentes em todos os outros pneus dianteiros. Todas as traseiras têm uma profundidade uniforme de 11 mm.
Metzeler Karoo 4 ADV Tire Lowdown
Característica de destaque: Desempenho excepcional de areia e, em particular, aderência em clima úmido
MSRP: US$ 150 (iniciando)
Tamanhos de pneus disponíveis para Metzeler Karoo 4
Frente:
100/90-19 TL 57Q M+S
110/80 R 19 TL 59Q M+S
120/70 R 19 TL 60Q M+S
90/90-21 TL 54Q M+S
Traseira:
130/80 R 17 TL 65Q M+S
140/80 R 17 TL 69Q M+S
150/70 R 17 TL 69Q M+S
170/60 R 17 TL 72Q M+S
140/80 – 18 TL 70Q M+S
150/70 R 18 TL 70Q M+S
Análise do Piloto de Pneus Metzeler Karoo 4 ADV
Normalmente, quando você recebe pneus ADV para testar, você é apontado para um piquete empoeirado e instruído a voltar em uma hora. Não desta vez.
Para o Karoo 4, fomos para a terra das maravilhas pré-histórica que é a Islândia como parte da turnê Dainese Expedition Masters. A Islândia é provavelmente o melhor lugar do mundo para testar pneus ADV com areia macia e vulcânica, vento, frio, calor, sujeira dura e muita (e quero dizer, muita) chuva – o tipo de clima que você esperaria encontrar em um verdadeiro passeio ADV.
Eu andei mais bicicletas no Karoo 3 do que poderia lembrar, embora eu me lembre de ter um BMW GS 1250 Adventure por um ano em 2013 e colocar a melhor parte de 6000 milhas em um conjunto de K3s muito desgastados. Era um excelente pneu e, considerando sua idade, resistiu muito bem à nova geração de pneus da Bridgestone, Michelin e da empresa-mãe, Pirelli, com o Scorpion Rally STR.
O que eu gostei no Karoo 3 foi que ele lidou com condições arenosas excepcionalmente bem. Você sempre poderia dizer o que estava fazendo abaixo de você, mas o que eu não gostei era do barulho da estrada que você faria ao andar todos os dias. Muito parecido com os grandes pneus 4×4, você sabia que estava andando em semi-knobbies com o Karoo 3s. Os Karoo 4s, no entanto, têm muito menos ruído de estrada vindo deles em velocidade, um recurso pequeno, mas agradável.
Na trilha, duas coisas se destacaram. Fizemos muito passeio pelos lados das colinas na Islândia (até subimos pelo lado de um vulcão, sem brincadeira), então deu ao pneu muito tempo para mostrar a estabilidade do ombro em sujeira molhada e seca. A sujeira úmida não era problema, mas foi bom ver quanta tração era oferecida no solo superficial solto enquanto não andava em uma linha totalmente reta – um assunto que não era tão surpreendente, dados os pontos fortes do Karoo 3.
Não passamos muito tempo em nenhum terreno rochoso (saia sair das estradas principais da Islândia e você pode ficar na cadeia, sério), então vou deixar meus comentários sobre rock hopping até tentarmos os Karoo 4s em SoCal, mas posso confirmar como eles são bons na direção, chuva forte, primeiro na trilha e depois na estrada, que temos cerca de 100 milhas em uma tarde
A estabilidade sob freios na chuva foi muito impressionante na sujeira úmida, que, para ser justo, deve ser seu habitat natural. No entanto, na rua, com toda a água de escoamento associada e o constante ” arco-íris da morte” de óleo dos carros à frente cobrindo a superfície da estrada, o desempenho do Karoo 4 foi excepcional, especialmente da frente.
A equipe de design da Metzeler trabalhou com o objetivo específico de aumentar a aderência em clima úmido e, quando acasalizado com o moderno sistema Cornering ABS no Multistrada V4 S, sinto que é um objetivo alcançado.
Os Karoo 4s são de fato um aumento no desempenho geral do Karoo 3, um pneu que tinha uma reputação invejável na categoria 50/50.
Para mais informações, visite www.metzeler.com