Com o tema “Maria, um jovem no meio do povo”, o Círio de Nazaré em Portel, na Região de Integração do Marajó…
Com o tema “Maria, um jovem no meio do povo”, o Círio de Nazaré em Portel, na Região de Integração do Marajó, começou ontem, quinta-feira, 08, com a Romaria da Juventude. A celebração segue na sexta-feira, 09, com a missa de apresentação do manto, que será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz. No sábado, 10, a comunidade católica receberá uma visita mais do que especial. Trata-se da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, com chegada prevista para às 15h45 no Terminal Hidroviário de Portel. A Imagem do Círio em Belém chegará de helicóptero, um momento mais do que especial, muito aguardado. A imagem permanecerá na cidade por cerca de duas horas e depois retorna para Belém.
Após a cerimônia de recepção, a imagem será conduzida para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz. Às 19h, começará a trasladação da imagem até a Igreja do Divino Espírito Santo. No domingo, 11, a programação começa às 4h com a tradicional alvorada. Às 6h, será celebrada a solene eucaristia na Igreja do Divino Espírito Santo e, às 7h, iniciará a procissão do Círio, onde milhares de devotos se reuniram nas ruas para homenagear a Mãe de Jesus, pedir bênçãos ou agradecer por graças alcançadas,Está é a 127ª edição do Círio na cidade marajoara.
A distância entre Belém (PA) e Portel no Marajó é de aproximadamente 293 km a 330 km, dependendo da rota escolhida. Se você optar por viajar de barco, o tempo estimado de viagem é de cerca de 14:00h às 18:00 h Dependendo da maré.
O secretário municipal de Turismo de Portel, Idinor de Oliveira, falou sobre o Círio de Nazaré, que “representa a fé na Mãe do Menino Jesus; a fé representada na mulher e na devoção a Maria; é a fé cristã, a mãe de Nazaré é a mesma sintonia de fé na padroeira da Amazônia. O Círio de Nazaré é o simbolismo da fé católica, dos ribeirinhos e de todo povo paraense e portelense, que buscam na devoção a esperança de um ano melhor, momento para refletir e renovar a fé”.
Ele acrescentou que o Círio não deixa de ser, também, um momento especial para atrair o turismo religioso para Portel, que já desponta como um dos points turísticos da região do Marajó, que, em julho passado, recebeu mais de 10 a 15 mil pessoas que foram participar do Festival de Verão Portelense.
Imagens: Ray Nonato
Texto: @agencia.imagens 2.8