Se você nos acompanha aqui no blog da VEDA — tem novidade toda semana —, viu que o segmento de motocicletas encerrou 2022 com um saldo pra lá de positivo, com as vendas crescendo e o mercado aquecido. Esse movimento nos dá margem para especular algumas previsões para o setor de motos em 2023. E é isso que faremos no artigo de hoje. Fique ligado!
Entendendo o otimismo do mercado
Antes de qualquer coisa, precisamos fazer um resgate importante: de acordo com a Abraciclo, entidade que representa as montadoras brasileiras, o último trimestre de 2022 registrou seu melhor período desde 2014. Em termos mais simples, isso significa que nos despedimos do ano passado com tudo, comemorando recordes em motos produzidas e, claro, vendidas.
Com esse cenário em mente, é fácil entender o otimismo que rodeia as previsões para o setor de motos em 2023 — e tudo indica que as grandes expectativas são fundamentadas. Isso porque, já no primeiro balanço do ano, a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, apontou que os serviços de entrega de comida, o alto volume de encomendas e a substituição do automóvel pela motocicleta devem impulsionar ainda mais o segmento duas rodas nos próximos meses.
Estima-se, inclusive, que se essa boa onda perdurar ao longo de todo o ano, 2023 pode fechar com um crescimento de 9% — beirando um aumento de dois dígitos em relação ao ano passado, algo que não acontecia desde 2013.
Uma vez concretizadas, essas previsões para o setor de motos em 2023 podem se refletir em quase 1,5 milhão de unidades produzidas por aqui. E se a demanda de produção é alta, é seguro assumir que a venda de motos caminha na mesma direção, deixando os profissionais que trabalham com a mecânica e a retífica desse setor com um prato cheio no horizonte próximo.
Baixa cilindrada na linha de frente das previsões para o setor de motos em 2023
Repetindo um padrão bem consolidado ao longo dos últimos anos, as motos de baixa cilindrada lideraram as vendas em 2022 e devem permanecer na vanguarda em 2023. Para se ter uma ideia, os cinco modelos mais vendidos na primeira quinzena do ano possuem até 250 cilindradas, indicando que a praticidade, o custo e a economia de combustível têm pesado bastante na decisão do consumidor.
E é claro que, sem surpreender ninguém, a liderança no setor de motos em 2023 deve seguir firme sob controle da Honda, que tem mais de 70% de participação, seguida da Yamaha, com cerca de 18%. A Mottu é a terceira da lista, com 3% da fatia de mercado, enquanto a Shinarey fica na quarta posição, com pouco mais de 1%. Entre os modelos, o destaque vai para a Honda CG 160 Titan, campeã incontestável na preferência do público.
Contudo, vale mencionar que a Honda PCX 160 — modelo que foi atualizado em outubro de 2022 — dá a largada em 2023 com 48% de crescimento em sua média diária de vendas no comparativo com dezembro.
Com cara nova, a scooter ganhou novo motor com cabeçote de quatro válvulas, sistema de controle de torque, um painel inédito e mais espaço sob o banco. No desempenho, dificilmente vai comprometer a liderança da CG 160 Titan, mas pode impulsionar os números da Honda para o ano que começa. Vale ficar de olho!
Agenda cheia para as oficinas e retíficas especializadas
Já fizemos esse alerta aqui no blog antes, mas vale reforçar: quando a produção e a venda de motos acelera, o mercado de motopeças e de itens de reposição geralmente aquece na mesma medida. Isso significa que prezar pela qualidade e pela confiabilidade dos fornecedores na hora de escolher os produtos e peças é mais importante do que nunca!
E não dá para falar de qualidade em peças de reposição sem falar em Vedamotors. Aqui, trabalhamos diariamente para garantir que a sua moto possa entregar o melhor desempenho com as melhores soluções e peças de reposição. Até porque exigir peças com garantia de procedência é a melhor forma de preservar o investimento e garantir que a manutenção da moto esteja sempre em dia.
É por isso que a VEDA oferece um catálogo completo, desenvolvido de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade nacionais e internacionais. Conte com a gente, siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e lançamentos e, se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no blog!