A Honda já mostrou que tem um novo motor de gama média para a nova naked Hornet. O mesmo bicilíndrico da série 750 deverá equipar a nova Transalp que pode vir a ser revelada em novembro, no EICMA 2022 de Milão.
Já em 2019 havia rumores de que a Honda estaria trabalhando numa adventure média para competir com modelos atualmente muito populares, como a Yamaha Ténéré 700, KTM 890 Adventure, Tuareg 660 e BMW F 850 GS. Esses rumores foram depois sustentados por um pedido de patente nos EUA, com a Honda a Transalp para o mercado americano.
Para o mercado europeu, o nome Transalp já havia sido reprotegido em 2017, estendendo-se depois a proteção de patente à Austrália (2017), ao Japão (2019) e também em agosto de 2022, em que também apareceu o código do modelo ‘XL 750’.
Acontece que no final do verão a nova Transalp esteve nos Alpes sem nenhuma camuflagem, aparentemente para uma produção fotográfica encomendada pela Honda, tendo os nossos colegas suiços da ActuMoto tido a felicidade da fotografar.
Visulamente, sobressai na nova Transalp o aspeto de uma adventure de nova geração, aparentemente com uma roda dianteira em formato de 21 polegadas e uma generosa proteção de motor que protege uo motor de dois cilindros em linha, que de alguma forma coloca um ponto final na tradição V-Twin do modelo. Tendo a Honda apresentado oficialmente o novo motor de dois cilindros da série 750 para a Hornet, com 755 cc, 92 cv e e 75 Nm, será provalmente esta a unidade empregue na nova Transalp, talvez com um rendimento mais apurado a baixos regimes para os trilhos offroad. Faz sentido.
Agora vamos babar nas fotos e esperar, quem sabe aparece por aqui… Se bobear chega antes da Tenere 700 em terras tupiniquins