Quem gosta de pilotar motos sabe: ao primeiro sinal de problemas na embreagem da moto, o bolso já começa a doer. E não é para menos, pois o conjunto do câmbio é uma das partes mais sensíveis da motocicleta e, por isso, é importante estar atento! As causas podem ser as mais variadas possíveis e, na maioria dos casos, identificar e resolver o problema não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Pensando em ajudar o profissional mecânico a fazer um diagnóstico certeiro e rápido, neste artigo separamos os defeitos mais comuns que podem se manifestar no jogo de embreagem da moto e organizamos dicas valiosas para ajudá-lo a identificar a origem do problema. ???
5 problemas na embreagem da moto e suas possíveis causas
Da dificuldade de encaixar a marcha até o excesso de ruído durante o processo de troca, fato é que a embreagem costuma dar sinais de que algo não vai bem. Por isso, saber o que cada um deles significa pode aliviar o orçamento para o dono da motoca e agilizar o processo para o mecânico.
Preparamos um vídeo especial com Rhenie Brüske, da engenharia de produtos aqui da Vedamotors, sobre os indícios mais comuns de problemas na embreagem da moto. Confira:
E então, curtiu o material? Não esqueça de deixar o like no vídeo e se inscrever no nosso canal do YouTube para receber, sempre em primeira mão, as principais novidades aqui da VEDA! Feito isso, que tal recapitular os principais pontos do vídeo? Vamos lá:
1 – Embreagem dura
Em teoria, a alavanca da embreagem da moto deve entregar uma resposta rápida e suave quando acionada. Por isso, se você sentir que ao aplicar pressão ela oferece resistência, dando a impressão de estar pesada, saiba que isso não é normal. Algumas das possíveis causas são:
- Problemas no cabo: cabo da embreagem danificado ou dobrado, falta de lubrificação ou passagem incorreta do cabo.
- Acionamento danificado: quando o problema se manifesta na conexão entre o cabo e o garfo, na parte interna do conjunto.
- Rolamento defeituoso: acontece, geralmente, quando o rolamento e o colar são afetados por oxidação, impactos ou desgaste.
2 – Embreagem patinando
Quando há falta de atrito entre os componentes de fricção, nota-se o fenômeno que os profissionais aplicadores chamam de “embreagem patinando”, que é detectado quando o piloto percebe que, ao acelerar a motocicleta, o motor até sobe de giro, mas a potência não é transmitida para a roda. Entre as possíveis causas, estão:
- Molas da embreagem sem pressão: é natural que, com o tempo, as molas percam parte da sua pressão. Quando o problema é ignorado por um longo período, a embreagem também pode patinar.
- Acionamento engripado: causado pelo excesso de sujeira, de resíduos de aditivos de óleo e pela oxidação dos componentes, o engripamento do mecanismo também pode ocasionar o problema.
- Ausência de folga na alavanca da embreagem: aqui, voltamos ao problema do excesso de tensão no cabo, cuja folga não deixa espaço para o retorno total do garfo, impedindo o engate correto da marcha.
- Discos da embreagem desgastados: causado principalmente pelo tempo de uso, esse problema pode ser verificado por meio de uma inspeção dimensional dos discos.
3 – Trepidação da embreagem
Aqui, o problema pode ser percebido quando a embreagem não desacopla — mesmo ao acionar a alavanca, o piloto não consegue manejar o pedal — ou quando a moto trepida com a embreagem desacoplada. É um tipo de situação que, geralmente, ocorre apenas no primeiro engate do dia, logo depois de ligar a moto e engatar a primeira, quando o câmbio dá um tranco. Entre os problemas na embreagem da moto, esse é um dos mais específicos e pode estar relacionado a três situações:
- Excesso de folga na alavanca: isso impede que o disco engate completamente, já que o garfo não sobe o suficiente.
- Separador empenado: situação causa problemas com o encaixe dos “dentes” da embreagem, impedindo o acoplamento.
- Problemas com o óleo lubrificante: nível muito alto, viscosidade incorreta ou uso de aditivos pode prejudicar o acoplamento.
4 – Dificuldade na mudança de marchas
Moto parada, motor ligado, câmbio no neutro. Ao engatar a primeira, o piloto sente que o câmbio não acopla, nem para cima, nem para baixo, exigindo diversas tentativas ou muita força na alavanca para conseguir o acoplamento. Se a situação da sua embreagem é essa, provavelmente há algo errado com os componentes internos do câmbio ou com o sistema de cabeamento e, por isso, vale verificar as seguintes causas prováveis:
- Ajuste incorreto do cabo: acontece quando o cabo está frouxo ou tenso demais, impedindo o engate.
- Desgaste dos componentes: a campana e o cubo da embreagem são os responsáveis por garantir o engate e, caso estejam muito desgastados, podem dificultar a tarefa.
- Falta de óleo: óleo muito velho, sem renovação ou com a viscosidade abaixo da ideal também podem provocar o problema.
- Placa empenada: se a moto passou muitos muitos trancos nos últimos tempos, a placa pode estar empenada, impedindo o acoplamento da embreagem.
5 – Excesso de ruído na embreagem
Ocorre quando o piloto começa a ouvir algum barulho incomum proveniente da embreagem. O problema pode estar relacionado, entre outras coisas, a folgas e desgaste excessivo do conjunto, fatores que ampliam a emissão de ruídos e deixam o som ainda mais intenso quando ela está engatada. Entre as causas prováveis, verifique:
- Defeitos na campana da embreagem: ocorre especialmente em motos com alta quilometragem submetidas a situações de estresse.
- Tensão das molas do amortizador: a campana da embreagem possui uma série de molas que, em caso de folga excessiva, podem amplificar os ruídos do conjunto.
- Problemas no alinhamento dos dentes: o problema se manifesta quando há defeitos de engates entre os dentes e o alinhamento da engrenagem da campana da embreagem do eixo primário.
Na hora da manutenção, conte com a VEDA!
Quem é aplicador e lida com motores sabe que o funcionamento da embreagem é uma maravilha da engenharia. Justamente por isso, é fundamental que os profissionais da mecânica e da retífica não abram mão da qualidade quando chegar a hora de fazer a manutenção desse conjunto tão importante. E a boa notícia é que a Vedamotors tem a solução perfeita para qualquer reparo!
Isso porque, com o kit embreagem da Vedamotors, todas as peças chegam até a oficina em um conjunto completo, já organizado de acordo com a ordem de aplicação e reunindo todos os itens necessários para uma troca mais simples, rápida e segura. Tem kit para a CG Titan 150, a FAN 125/150, a Bros 150, a BIZ e todas as mais populares da Honda, como o Iago, do nosso suporte técnico, explica em mais um vídeo exclusivo, veja só:
Percebeu como é simples? Você só precisa abrir uma embalagem e pronto: discos, cubo, platô, separadores, molas, placa de acionamento e parafusos para aquele modelo estão ali, prontos para aplicação. E o melhor: tudo produzido com o alto padrão de qualidade que já é marca registrada aqui da VEDA! Por isso, o aplicador pode contar sempre com a gente! E você, piloto, já sabe qual marca exigir na hora do seu reparo, certo?
Esperamos que o artigo tenha ajudado na detecção dos problemas com a embreagem da moto e, se ficou com alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de especialistas ou deixe seu comentário aqui mesmo no blog! Ah, e não esqueça de seguir a VEDA nas redes sociais para ficar sempre por dentro dos nossos lançamentos!