Se você quer evitar os problemas e riscos de motor travado – como dificuldade de partida, perda de potência e ruídos incomuns – precisa ficar atento a uma peça muito importante: o pistão!
O pistão tem um papel fundamental quando nos referimos ao funcionamento de motores à combustão. Ele trabalha exaustivamente para fazer com que a moto tenha todo o torque necessário para se movimentar.
Por isso é indispensável ter peças de boa procedência no seu motor, e o Kit Pistão Vedamotors proporciona a segurança que você precisa para rodar tranquilo com a moto.
Quer saber mais sobre o funcionamento do pistão e compreender como o Kit Pistão Vedamotors ajuda a evitar o travamento do motor? Continue a leitura!
Funcionamento e operação do pistão
O pistão da moto se trata de uma peça cilíndrica e metálica que se encaixa dentro do cilindro do motor. Sua estrutura conta com uma coroa, cabeça, saia e pino, todas sendo peças essenciais para seu desempenho.
Ele é responsável por transformar a energia da combustão em trabalho mecânico, fornecendo potência à motocicleta. Sendo assim, seu desempenho impacta diretamente na eficiência e durabilidade do motor.
Na prática, o pistão é equipado com anéis que vedam a câmara de combustão impedindo o escape de gases e líquidos, assim garantindo o funcionamento do motor.
Dessa forma, o pistão realiza suas funções em condições de alta pressão e temperatura. Seus movimentos são impulsionados pela expansão de gases resultantes da combustão, que também são levados ao virabrequim pela biela, conectando-os.
Esse processo mecânico é o responsável por colocar as rodas da moto em movimento, permitindo que ele se desloque.
Em motores 4 tempos, seu funcionamento ocorre dessa forma
- Admissão: Processo em que ocorre a mistura de ar com combustível a partir do movimento do pistão com a válvula de admissão.
- Compressão: Fase em que essa mistura é comprimida, consequentemente aumentando a eficiência da queima.
- Combustão: Ocorre a queima rápida de combustível por conta do estímulo gerado pela vela de ignição.
- Exaustão: Por fim, quando os gases resultantes da queima são expelidos para fora do cilindro.
Esse ciclo repetitivo impulsiona o virabrequim conectado ao pistão, causando assim a força motriz que faz a motocicleta sair da inércia.
Riscos e sintomas de motor travado
O pistão é uma peça que necessita estar em perfeito estado no motor, pois seu desgaste pode comprometer o rendimento e até mesmo causar danos mecânicos irreversíveis.
É preciso ficar atento aos sinais que podem indicar um motor travado. Veja alguns deles a seguir:
- Perda de potência: Ao perceber dificuldade na partida, falhas na aceleração ou aumento do consumo de combustível, é possível que o pistão ou os anéis estejam desgastados/quebrados. Isso reduz a eficiência da combustão e, consequentemente, a potência do motor.
- Ruídos metálicos: Se o pistão estiver desgastado, ele reproduz um barulho metálico ao bater na parede do cilindro. Pode também estar solto, se sua montagem foi feita de maneira incorreta.
- Superaquecimento do motor: A falta de lubrificação pode causar a dilatação do pistão por conta das altas temperaturas, fazendo com que ele trave no cilindro e superaqueça o motor. Isso também pode acontecer devido a problemas de refrigeração e uso de combustíveis de má qualidade.
- Alto consumo de óleos lubrificantes: Quando os anéis, que são as peças de vedação do cilindro, estão danificados, pode ocorrer o vazamento de óleo para a câmara de combustão – aumentando seu consumo. Isso também pode acontecer se o pistão estiver com folga.
Negligenciar esses sintomas pode causar a fundição do motor. Ou seja, a ausência de cuidados leva a consequências que podem ser pesadas de arcar financeiramente, muitas vezes ultrapassando 50% do valor que foi investido na compra da moto.
Por isso, é de extrema importância seguir cuidados preventivos para que você possa evitar esse problema.
Como evitar a fundição do motor
Por ser uma peça que sofre muito desgaste e esforço no motor, é preciso tomar algumas precauções que prolonguem sua vida útil e evite problemas. Confira algumas dicas que separamos para você:
- Use o combustível adequado para seu motor: O combustível deve ter a capacidade de resistir à compressão sem detonar antes da hora. A detonação prematura é um risco para o pistão, podendo causar danos como quebras, furos ou derretimento.
- Faça a troca de óleo periodicamente: Quando o óleo lubrificante passa do tempo, ele perde suas propriedades de lubrificação e refrigeração, aumentando o atrito e o calor no pistão.
- Consulte o nível de líquido do arrefecimento regularmente: O baixo nível do líquido do arrefecimento também compromete a refrigeração do pistão, causando o superaquecimento e danos no motor.
- Realize a manutenção preventiva: Dessa forma você evita não só a fundição do motor, como também a ocorrência de outros problemas indesejáveis.
- Opte por componentes de alta qualidade: Por fim, usar componentes de alta qualidade também é essencial para evitar esse problema – e o Kit Pistão Vedamotors é o ideal para você!
Conheça os benefícios do Kit Pistão Vedamotors!
O Kit Pistão Vedamotors é a melhor escolha para evitar danos ao motor da sua motocicleta!
Os componentes da VEDA oferecem potência, durabilidade e confiabilidade para pilotos que buscam o máximo desempenho de suas motos. Para isso, o Kit Pistão Vedamotors é fabricado em alumínio, utilizando o processo de fundição por gravidade. Além disso, alguns modelos possuem tratamento em estanho, sendo assim, ideais para alta performance.
Garantimos um desempenho excepcional em todas as condições de pilotagem por meio de testes em laboratórios, em dinamômetro em nossa fábrica e com motociclistas. Tudo para alcançar resultados excelentes e eficientes!
Quer conferir o Kit Pistão Vedamotors e conhecer mais produtos fabricados por nós? Acesse o site da VEDA e confira o nosso catálogo de produtos!