HomeRevista PróQuartararo conquista título inédito para a França na motoGP

Quartararo conquista título inédito para a França na motoGP

O piloto da Yamaha Fabio Quartararo se tornou hoje o campeão mundial na MotoGP 2021 depois que Francesco Bagnaia da Ducati caiu durante a liderança do grande prêmio de Emilia Romagna em Misanoda, Marc Marquez esteve na cola do Italiano da Ducati desde o início da prova até a volta número 22, onde o Italiano caiu, deixando livre o inédito título para a França com a conquista de Fábio Quartararo de apenas 22 anos chegando em 4º lugar na prova.

O Italiano Pecco Bagnaia manteve a esperança de brigar pelo título após assumir a liderança com seu colega de equipe Jack Miller em segundo lugar após a largada, enquanto o líder do campeonato Quartaro perdeu posições importantes de 15º a 17º lugar logo depois das primeiras voltas. Marquez seguiu Miller através do Portugês, Miguel Oliveira da KTM e Miller exerceu função de proteger Bagnaia dos ataques do Espanhol da Honda.

Ambas Ducatis optaram por fazer uma mudança tardia para o pneu dianteiro duro, apesar das condições frio, Miller caiu na 15º, deixando Bagnaia para brigar com Marc pela liderança da prova. Os dois primeiros tinham rapidamente jogado Pol Espargaro em terceiro com mais de dois segundos, enquanto Quartaro vinha forte ganhando posições durante a prova, já na volta 9, o piloto Francês ultrapassava Aleix Espargaró da Aprilia para assumir o quinto lugar.

O que parecia ser o melhor para Quartararo, era que Miguel de Oliveira em quarto tinha mais de oito segundos de vantagem  a sua frente na pista. Ao mesmo tempo, o ritmo que Bagnaia estava impondo com a pressão de Marquez, deixou apenas 1 segundo de diferença entre ambos pilotos e na 23º volta Bagnaia errou na entrada da curva e perdeu o controle de sua Ducati deixando Marquez sozinho para conquistar a sua terceira vitória no ano da motoGP.

Esta foi a segunda vitória seguida de Marquez e a primeira da equipe repsol Honda com o primeiro e segundo lugar (Marquez e Pol Espargaro) o que não acontecia com a equipe HRC desde Aragón em 2017. O terceiro lugar foi fechado com Ene Bastianini da Ducati, que ultrapassou Quartararo na volta final para completar o pódio. Mas o quarto lugar foi suficiente para que o piloto da Yamaha conquistasse o seu primeiro título na categoria principal da motovelocidade.

Bagnaia foi uma das primeiras pessoas a parabenizar Quartararo após a chegada no final da corrida, com a última admissão vencendo o campeonato hoje com seu rival. “Para ser honesto, é tão bom, não tenho palavras”, acrescentou. “Não é do jeito o eu queria ganhar por causa do Pecco que acabou caindo, mas conseguimos ter um grande ano, muitas vitórias e muitos pódios, ótimos resultados. “Eu também dei tudo no final para terminar no pódio, foi difícil com nossos pneus, mas eu não me importo, somos campeões mundial. Eu estou no melhor momento da minha carreira e agora nem sei o que dizer. Eu não sei o que dizer.” Quartararo tornou-se o primeiro campeão mundial de MotoGP da França e o primeiro piloto Yamaha a conquistar o título da motoGP desde Jorge Lorenzo em 2015.

Confira como ficou o resultado final da etapa do grande prêmio da Itália em Misano:



Veja mais em Revista Pró

Leia Também