Uma das maiores vencedoras de campeonatos e comparativos internacionais não trouxe novidades no modelo 2023, sinalizando que as alterações anteriores trouxeram grande performance e que o modelo é sempre um dos principais candidatos ao pódio e a campeonatos, possuindo tudo o que é necessário para dominar as pistas. No final da temporada passada nós tivemos a oportunidade de testar este modelo vencedor que conquistou em 2022 o título americano do supercross, com o piloto Christian Craig.
Inegável o grande desempenho da Yamaha YZ250F, considerada em muitos comparativos internacionais como a melhor motocicleta da categoria e que conquistou os principais títulos em 2021, como o Mundial, com o francês Maxime Renaux, e o AMA Supercross, com os americanos Justin Cooper e Colt Nichols, e na temporada passada garantiu o título do AMA Supercross, com o americano Christian Craig. E quase levou a temporada passada com o belga Jago Geerts. O modelo 2023 de série não mudou praticamente nada, lembrando que a Yamaha fez muitas atualizações no motor da sua YZ250F em 2021 e, por isso, não esperávamos grandes mudanças para 2023. Alguns refinamentos foram feitos no modelo 2022, na roda traseira (cubo mais fino e leve) e na suspensão, para melhorar o equilíbrio da moto e aumentar a tração da roda traseira, além de receber nova coroa e corrente e novo aro traseiro de 2.15 polegadas. O novo modelo recebeu apenas novos gráficos, mas vale a pena recordar o que esta motocicleta oferece.
Iniciamos pelo motor, um monocilíndrico de 250 cc de 4 tempos “invertido”, com 4 válvulas, DOHC, refrigeração líquida e injeção eletrônica, oferecendo potência instantânea. O câmbio de 5 velocidades trabalha com o sistema de embreagem a cabo, que exige regulagens durante o uso e, portanto, poderia ter sido atualizado, já que suas principais concorrentes – e a própria equipe Yamaha oficial no Mundial – já oferecem o sistema hidráulico.
Em compensação, o modelo oferece o dinâmico e fantástico sistema Wi-Fi para a regulagem do motor, o Power Turner, através do smartphone – uma modernidade encontrada somente nas motocicletas das equipes oficiais. O sistema permite modular o comportamento do motor de suave a agressivo, se adequando às superfícies da pista ou condições climáticas. Há também um interruptor com dois mapas, um mais suave e outro agressivo, que pode ser alterado com a motocicleta em movimento (com o acelerador fechado).
O chassi do tipo berço semiduplo é de alumínio, apresenta diferentes níveis de rigidez e foi projetado visando a centralização de massa. O sistema de suspensão, considerado um dos mais eficientes e funcionais, apresenta garfo Kayaba SSS (Speed Sensitive System) com curso de 310 mm, e amortecedor traseiro com afinação de compressão de baixa velocidade, para melhor tração, que gera um curso de 317 mm na roda. Já o sistema de freios é composto por disco dianteiro de 270 mm de diâmetro e disco traseiro de 240 mm.
Um suporte possibilita posicionar o guidão em quatro posições, o peso (total) informado é 106 kg e o tanque de combustível comporta 6,2 litros.
O modelo já está disponível nas concessionárias da Yamaha, com o preço sugerido de R$ 71.690.
Após a apresentação das suas principais características, chegou o esperado momento de testar a nova versão desta Yamaha vencedora, e para isso nós contamos novamente com a colaboração do piloto, personal trainer e instrutor Vinícius Radenzev “Pernilongo” Simões, que teve a oportunidade de acelerar a nova YZ250F na pista do centro de treinamento Motul Off Road Park. Acompanhe suas impressões sobre a motocicleta.
COMPORTAMENTO – “Como acompanhamos, o modelo 2023 não trouxe novidades. O visual deve ser alterado somente nas próximas edições, seguindo a plataforma da renovada YZ450F 2023. E com o para-lama traseiro mantendo-se o mesmo dos modelos anteriores, ao levantar a motocicleta para colocá-la no cavalete, ouve-se um ruído que parece que ele vai quebrar, mas você acaba se acostumando.
O posicionamento é bom, mesmo com os radiadores deixando as pernas um pouco mais abertas do que nos outros modelos, e se movimentar na motocicleta é fácil, em parte pelo banco e o tanque seguirem um design mais plano. Claro, a partida elétrica é um benefício excelente, mas a embreagem poderia ser hidráulica, como a maioria das suas concorrentes, evitando a regulagem do cabo.
O motor tem um bom funcionamento, você sente a potência do motor imediatamente quando gira o acelerador, entregando força de baixa para média rotações, o que podemos dizer que é ideal para a maioria das nossas pistas, um pouco travadas, exigindo saídas rápidas das curvas. Esse comportamento do motor também contribui para entrar nos saltos que oferecem pouco espaço antes da rampa. Vale pontuar a troca dos mapas, com alterações bem sensíveis de um para outro e que pode ser realizada durante a condução, mantendo o acelerador fechado.
Talvez alguns podem sentir falta de um pouco de velocidade nas altas rotações, mas nada que uma regulagem através do sistema Power Turner não resolva, que por sinal é fantástico, de fácil utilização e rápido. Mesmo assim, recomendo reservar um tempo para aprender a usá-lo, porque os mapas fazem a diferença. Depois de baixar o aplicativo, você precisará conectá-lo (Wi-Fi) ao seu smartphone. Depois de pressionar “conectar”, ele solicitará uma senha, que você encontrará removendo o painel do lado esquerdo e retirando a caixa Wi-Fi. Depois disso a sua motocicleta deve aparecer no aplicativo e basta selecionar o mapa que deseja experimentar.
É preciso menos esforço para pilotar a YZ250F, pois oferece muita maneabilidade, sendo ágil e fácil de conduzir. É uma grande máquina de corrida. A traseira colabora para boa condução, graças à capacidade do amortecedor Kayaba de absorver qualquer coisa em seu caminho, lidando incrivelmente bem com os obstáculos, gerando grande tração. O garfo Kayaba SSS é fácil de equilibrar e a suspensão atende praticamente qualquer piloto com apenas alguns cliques. Realmente a suspensão Kayaba oferece grande equilíbrio e conforto. Tudo isso torna a YZ250F uma das motocicletas mais fáceis de subir e se sentir confortável. Se acostumar com ela é rápido.
Outro item que impressionou foram os freios, sendo o dianteiro mais potente, oferecendo uma sensação melhor na alavanca e permitindo abusar nas entradas de curva.
Resumindo, muitos pilotos gostam de pilotar a YZ250F porque ela oferece a força ideal de baixa a média rotações, assim como uma excelente suspensão. Não há dúvida que esses dois quesitos se destacam nesta motocicleta, gerando muita confiança na pilotagem, fator primordial para ser rápido na pista”, finalizou Vinícius.
ESPECIFICAÇÕES
Motor: monocilíndrico, 4V, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 250 cc
Alimentação: injeção eletrônica, Mikuni, 44 mm
Transmissão: 5 velocidades
Chassi: berço semiduplo, de alumínio
Suspensão dianteira: Kayaba, SSS, invertida, 300 mm de curso
Suspensão traseira: Kayaba, 317 mm de curso
Freio dianteiro: disco, 270 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco, 240 mm de diâmetro
Tanque: 6,2 L
Peso (total): 106 kg