HomeMotorsports.ptRali: Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar 2022

Rali: Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar 2022

Os três pilotos da equipa Matthias Walkner, Toby Price e Kevin Benavides – todos ex-vencedores do Rali Dakar – terão na 44ª edição da prova a companhia do recém-aposentado piloto de MotoGP Danilo Petrucci.

Faltando pouco mais de um mês para o início do muito esperado Rali Dakar de 2022, a Red Bull KTM Factory Racing está atualmente a concluir o seu período final de testes antes de fazer as malas e partir para o início da famosa corrida no dia 1 de janeiro de 2022 na Arábia Saudita. Matthias, Toby e Kevin vão competir na última versão da KTM 450 Rally – uma moto desenvolvida em estreita cooperação entre a KTM Technologies, o departamento de P&D da KTM, KISKA e a KTM Motorsports nos últimos dois anos.

Matthias Walkner desfrutou de uma época excepcional de 2021, acabando por se tornar Campeão do Mundo FIM Cross-Country Rallies. Na última corrida do ano – o Abu Dhabi Desert Challenge – Walkner encerrou a sua temporada de 2021, sublinhando a sua impressionante forma antes do Dakar, em Janeiro. Vencedor do Dakar em 2018, o piloto austríaco vai para o Médio Oriente em plena forma e confiante. 

Toby Price mostrou um ritmo
impressionante no Rali Dakar de 2021, mas foi forçado a abandonar após um grave
acidente na 9ª etapa. Como consequência, o australiano passou um ano difícil e
após três cirurgias manteve-se largamente afastado da competição, passando
muito um longo período de tempo em casa antes de se juntar à equipa no final do
ano para testar e desenvolver a nova KTM 450 Rally. Feliz com o seu próprio
desempenho, e o da moto no Rali de Marrocos, Toby Price procurará reparar a sua
desilusão no Dakar de 2021 e reclamar o seu terceiro título na prova em 2022.

Pronto para fazer a sua estreia no Rally Dakar com a KTM, o vencedor do Dakar de 2021 Kevin Benavides passou por uma temporada de lesões. Fazendo a sua estreia competitiva para a equipa no Rali do Cazaquistão, a participação de Benavides foi descartada após uma queda nos treinos que resultou num ombro lesionado. Tal como o companheiro de equipa Price, Benavides suportou um período de tempo fora da sua moto antes de reiniciar o seu regime de treino completo no final do Verão. Terminou o Rali de Marrocos num sólido sétimo lugar. O objetivo maior do piloto argentino é completar o seu treino para na 44ª edição do Dakar tentar o segundo triunfo consecutivo.

Juntando-se à equipa na Arábia
Saudita, a antiga estrela de MotoGP Danilo Petrucci vai fazer a sua estreia
competitiva no rali do Dakar com a KTM Rally Factory. Trocando a sua KTM RC16
por uma KTM 450 Rally, o simpático italiano enfrentará o rali mais difícil do
mundo na esperança de completar o evento na sua primeira tentativa.

Norbert Stadlbauer, Chefe de equipa: “Vai ser o meu primeiro ano no Dakar como Chefe de Equipa e tenho estado ansioso desde que assumi o cargo. É uma corrida extremamente importante para a KTM, e toda a equipa se empenhou num enorme esforço para este evento, com o seu treino, preparação, e com a nova moto. Em termos de pilotos, o Matthias fez uma grande melhoria na sua velocidade e consistência ao longo do último ano, o que lhe permitiu reclamar o campeonato. O Kevin é o campeão reinante do Dakar e sabe exactamente o que é necessário para estar no topo. Passou muito tempo a treinar e a trabalhar na nova moto este ano, e mal podemos esperar para o ver actuar na KTM. Felizmente, o Toby está quase de volta aos 100% agora e nunca se pode excluí-lo de uma vitória no Dakar. Finalmente, é óptimo ter o Danilo a participar no programa de ralis a partir do MotoGP. Já demonstrou grande habilidade na moto no que é um grande e excitante novo desafio para ele. O seu objectivo este ano é apenas terminar a corrida, e estou muito ansioso por ver como ele vai progredir no rali”.

O Rally Dakar 2022 terá início no
sábado, 1 de Janeiro, com um pequeno Prólogo para decidir a ordem de partida
para a primeira etapa. No total, o evento consiste em 12 etapas, cobrindo uma
distância de cerca de 8.000 km. A prova está marcada para começar em Ha’il, de
onde os cavaleiros viajarão para sul, parando no dia de descanso em Riade antes
de seguirem para a meta em Jeddah, na costa do Mar Vermelho, no dia 14 de Janeiro.
Os concorrentes também vão enfrentar duas etapas maratona durante o rali, onde
nenhuma assistência externa é permitida.



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também