O Rally Dakar 2022 foi hoje posto em marcha, com o anúncio das datas e locais para a próxima edição da corrida mais dura do mundo, prova que pelo terceiro ano consecutivo se disputa integralmente na Arábia Saudita.
Com muitos dos futuros participantes presentes no bivouac do Rally da Andaluzia, a organização do Rally Dakar lançou a apresentação oficial da edição de 2022. David Castera, diretor da prova, destacou as novas zonas do percurso foram localizadas no início de 2021 e declarou que os concorrentes poderiam esperar mais areia e dunas na próxima edição do rally.
Não só as datas e pontos-chave da prova foram revelados, incluindo a partida, a chegada e o dia de descanso, mas Casterá também delineou alguns dos aspectos mais técnicos.
O Dakar começará no dia 2 de Janeiro e terminará no dia 14 de Janeiro, realizando-se inteiramente em solo saudita, como nas duas edições anteriores. As verificações técnicas do Dakar 2022, o prólogo e o início da corrida serão todos realizados em Ha’il. A rota partirá para sul, passando por Riade, onde ocorrerá o dia de descanso. A corrida terminará em Jeddah, depois de ter completado 12 etapas extenuantes, com navegação, areia e dunas mais intensas do que nas edições anteriores.
Castera salientou que haverá duas etapas de looping, três etapas inteiramente nas dunas onde a Etapa da Maratona (sem assistência mecânica externa) também se realizará, e salientou que 80% do percurso será percorrido, por enquanto, por território não cartografado. Outra característica técnica será o aparecimento do roadbook eletrónico para os pilotos de elite, para além de continuar com a utilização obrigatória de airbags para todos os participantes das motos.
Outras datas de calendário anunciadas incluirão: a apresentação da rota completa no final de Novembro; o dia do embarque dos veículos do porto de Marselha em Dezembro e a sua recolha à chegada ao porto de Jeddah entre 26 e 28 de Dezembro, onde se dirigirão então para Ha’il, onde os controlos técnicos e administrativos deverão começar em 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.