HomeMotorsports.ptRally do Cazaquistão: Branch vence etapa inicial, Rodrigues sexto

Rally do Cazaquistão: Branch vence etapa inicial, Rodrigues sexto

Depois de ontem alcançar o melhor tempo no Prólogo, na primeira etapa de hoje Ross Branch conseguiu uma vitória impressionante com a Yamaha Monster Energy, ganhando 2m08s a Matthias Walkner (KTM) e mais de três minutos a Skyler Howes (Husqvarna). Joaquim Rodrigues repetiu o sexto lugar do prólogo nesta etapa inicial em que Sebastian Buhler fechou o top 10.

O Rally do Cazaquistão 2021 começou com um Prólogo extremamente curto de 2,8 km na terça-feira para decidir a ordem de partida para a etapa de abertura desta quarta-feira. Com  uma distância total de 515 km, o primeiro dia desafiou os concorrentes com uma especial rápida de pouco mais de 280 km, cobrindo uma mistura de deserto aberto e terreno técnico mais difícil de navegar.

Liderando a etapa desde o início, apesar de um pequeno erro perto do final da especial, o nativo do Botswana tinha construído uma margem confortável sobre o pelotão de perseguição para manter a sua liderança e completar a etapa com um intervalo de dois minutos sobre o segundo classificado. Esta foi a primeira vitória de Ross Branch numa etapa do Campeonato do Mundo de Cross-Country Rallies da FIM.

“Um primeiro dia realmente bom aqui no Cazaquistão”, começou por dizer o piloto do Team Yamaha Monster Energy. “Foi óptimo abrir a etapa e a minha navegação foi bastante boa. Alguns erros aqui e ali, mas de um modo geral tudo esteve no ponto. Foi uma etapa bastante rápida e a moto andou no limite durante a maior parte do dia, por isso foi um bom teste e é simplesmente óptimo estar de volta às corridas. Mal posso esperar por amanhã, vou abrir novamente a etapa, mas estou confiante com a minha navegação, comigo e com a moto.” 

Após o seu terceiro lugar no Prólogo, o austríaco Matthias Walkner foi o nono piloto a partir na etapa de hoje. Escolhendo montar a sua própria corrida e concentrar-se na sua navegação, o austríaco manteve um ritmo sólido durante todo a especial, completando o dia sem grandes problemas e ganhando um lugar na classificação provisória do rali.

“Fui rápido no início e, em geral, a navegação correu bem. Durante todo o dia, houve algumas notas que foram bastante complicadas, e tive realmente de prestar atenção para não cometer erros. Demorou algum tempo após uma longa pausa para encontrar o meu ritmo, combinando a velocidade com a navegação. Passei a maior parte do dia sozinho e só perto do fim é que apanhei o pó de alguns dos pilotos que tinham partido primeiro.” 

Em prova de estreia com a Husqvarna, Skyler Howes foi o terceiro mais rápido na 1ª etapa do Rally do Cazaquistão, terminando-a com cerca de 4 minutos de vantagem sobre as Yamaha Monster Energy de Adrien van Beveren e Andrew Short que passaram grande parte do dia a rodar juntos. 

Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor português, concluindo a etapa na sexta posição e mantendo idêntica posição na classificação geral.

Depois de ontem ter alcançado o segundo melhor tempo no Prólogo, Daniel Sanders completou com segurança a etapa um em nono lugar na geral com a GasGas. Um pouco cauteloso na alta velocidade e no terreno misto da especial, e também sofrendo de uma pequena perda de foco depois de parar para colocar combustível na sua GasGas, o australiano continua optimista em virar a sua corrida para subir na classificação nos próximos dias.

“Ia bastante bem até à primeira paragem de combustível. Depois disso, perdi um pouco a concentração e lutei para recuperar uma vez que estava bastante rápido. Mantive-me concentrado no meu roadbook e cometi alguns pequenos erros aqui e ali, por isso não foi o meu melhor dia, mas também não foi o pior. As dunas de areia foram divertidas, no entanto!” 

Rally do Cazaquistão – Etapa 1

Motos  
1. Ross Branch (BWA) Yamaha WRF 450  3hr 19min 53sec
2. Matthias Walkner (AUT) KTM 450 Rally 3hr 22min 04sec
3. Skyler Howes (USA) Husqvarna HQV 450 Rally Replica  3hr 23min 36sec
4. Adrien van Beveren (FRA) Yamaha WRF 450 3hr 27min 20sec
5. Andrew Short (USA) Yamaha WRF 450 3hr 27min 38sec
6. Joaquim Rodrigues (PRT) Hero 450 Rally 3hr 30min 13sec
7. Sam Sunderland (ARE) KTM 450 Rally 3hr 30min 44sec
8. Franco Caimi (ARG) Hero 450 Rally 3hr 34min 13sec
9. Daniel Sanders (AUS) KTM 450 Rally   3hr 37min 18sec
10. Sebastien Bühler (DEU) Hero 450 Rally     3hr 39min 21sec
11. Luciano Benavides (ARG) Husqvarna HQV 450 Rally Replica 3hr 42min 12sec
12. Augusto Cabini (ITA) Honda CRF 450 RS 5hr 43min 23sec

Classificação Geral

1. Ross Branch (Yamaha) 3:19:53

2. Matthias Walkner (KTM) 3:22:04 + 0:02:11

3. Skyler Howes (Husqvarna) 3:23:36 + 0:03:43

4. Adrien Van Beveren (Yamaha) 3:27:20 + 0:07:27

5. Andrew Short (Yamaha) 3:27:38 + 0:07:45

6. Joaquim Rodrigues (Hero) 3:30:13 + 0:10:20



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também