HomeMotorsports.ptRally dos Sertões 2021: Metge lidera após etapa inicial

Rally dos Sertões 2021: Metge lidera após etapa inicial

O Rally do Sertões 2021, terceira prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Cross-Country Rallies da FIM já começou. No prólogo que precede a entrada no temido Seridó e a travessia de sete estados nordestinos do Brasil, Adrien Metge em Yamaha foi o mais rápido. 

Considerado como o maior rali das Américas, com nove etapas e mais de 3.600km de desafio, a caravana começa por deixar Pipa, no Rio Grande do Norte, rumo a Patos, no Paraíba. Com 235 km ao cronómetro numa região difícil como Seridó, os concorrentes começam por uma etapa bastante técnica e trabalhosa, com trechos sinuosos, setores de baixa e média velocidade e trial (piso bastante desgastado com pedras, valetas e buracos).

A sexta-feira trouxe um aperitivo, o prólogo de 10,7 km que definiu a ordem de largada para a primeira etapa.  A disputa nas motos já valeu para a classificação da prova e foi dominada pelo francês Adrien Metge (Yamaha) que no ano passado viu frustrada a possibilidade de lutar pela vitória devido ao diagnóstico positivo de Covid19. O gaúcho Gregório Caselani (Honda) foi o segundo no prólogo.

Ser um dos primeiros no prólogo, é sinónimo de fugir da poeira e encontrar um terreno em melhores condições. E foi nisso que pensou Metge, aos comandos da Yamaha WR 450 inscrita pela IMS Rally Team: “Muita gente boa vai enfrentar dificuldades por largar mais atrás e, por isso, foi bom ter sido o mais rápido. A minha moto está muito bem afinada, a equipa bastante preparada e vamos em busca de nos manter entre os primeiros. Neste ano participamos com o motor e a eletrónica da moto praticamente originais, para diminuir a eventualidade de problemas.”

A Etapa 1 dos Sertões

O resultado da Etapa 1 de sábado foi um reflexo do que vem por aí: uma batalha feroz entre Yamaha e Honda pelo triunfo nos Sertões. Enquanto Metge completou o percurso em 4h25min38s1, Gregório Caselani, da Honda, terminou em segundo, 45s atrás do líder. 

Túlio Malta, também da Yamaha, foi o terceiro, seguido pelo heptacampeão Jean Azevedo, em quarto, e Ricardo Martins, o atual campeão, levando a terceira moto da Yamaha ao grupo dos cinco primeiros de uma disputa que começou com 66 motos na largada em Tibau do Sul.

O Rally dos Sertões 2021 decorre até ao próximo dia 22 de Agosto, sendo a terceira das cinco provas que compõem o calendário do mundial de Cross-Country Rallies, competição que depois das provas do Kazaquistão e Silk Way Rally (Rússia) tem como atual líder o piloto austríaco Mattias Walkner. 

Resultado do Prólogo (10,7km)

1º #4 Adrien Metge, (1)MT1, Yamaha WR 450F, 07min04s0

2º #7 Gregório Caselani (2)MT1, Honda CRF450RX, 07min20s0

3º #6 Júlio Zavatti (1)MT2, Honda CRF450RX, 07min23s7

4º #2 Ricardo Martins (3)MT1, Yamaha WR450F, 07min24s2

5º #5 Túlio Malta (2)MT2, Yamaha WR450F, 07min30s0



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close