Pilotos do time encaram a 38ª edição da tradicional prova de Enduro de Regularidade em busca do pódio e como importante preparação para os demais desafios do ano
Teresina (PI) – Uma das mais tradicionais provas do motociclismo nacional abre a temporada 2025 para a equipe Honda Racing Brasil. O Rally Piocerá chega à sua 38ª edição a partir da próxima terça-feira (28/1), com quatro dias de trilhas e mais de mil quilômetros de percurso ligando Teresina (PI) a Beberibe (CE). A competição, que nos anos pares anda no no sentido contrário, sendo chamada de Cerapió, é válida pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade. Estão confirmados os principais nomes da modalidade e muitos desafios pelo caminho, incluindo diferentes tipos de terrenos e paisagens, como travessias de serras e dunas.
Depois de um período de descanso e treinamentos, os cinco pilotos da Honda Racing encaram o Piocerá com duplo objetivo: além de lutarem pela vitória em suas categorias, querem aproveitar o evento como importante preparação para o novo ano de competições no motociclismo off-road.
Bruno Crivilin vem de importantes conquistas em 2024, ano que lhe valeu mais dois títulos brasileiros de Enduro (FIM, no formato contra o relógio), na Elite e na E1, e a confirmação de sua força também no Regularidade. O capixaba venceu duas das mais tradicionais provas da modalidade, o Enduro da Independência e o Ibitipoca Off-Road, aprimorando a navegação e mostrando toda a sua versatilidade e talento. Ele comandará a motocicleta Honda CRF 450RX, na categoria Elite. “Será minha estreia no Piocerá, não conheço tanto a região, mas estou muito feliz com a oportunidade e bastante ansioso pela competição. Espero que a prova seja bem técnica, dura, também para me auxiliar na preparação. Prefiro não criar expectativas, até mesmo por ser a primeira prova do ano, mas vou em busca de começar a temporada com o pé direito”, destacou.
Também com a CRF 450RX e na Elite, Tiago Wernersbach espera retornar ao pódio, depois do terceiro lugar no Cerapió 2024. “Minhas expectativas são as melhores. Esta será minha quinta participação no Piocerá. Gosto demais da prova, que nos coloca em contato com uma realidade e uma cultura diferentes, a região é muito interessante. Treinei forte e vou confiante em busca de um resultado ainda melhor”, garante o capixaba.
Alexandre Valadares, o Brankim, retorna ao Piocerá em situação bem diferente da vivida no ano passado. Na ocasião, ele estreava no Regularidade e ainda se adaptava às características da modalidade, como a leitura da planilha e a navegação. Agora com a Honda CRF 250R, o mineiro alinha na Graduado. “Estou bastante ansioso. Soube que teremos muitas trilhas pela frente e desta vez estarei em uma categoria mais forte. Vou fazer de tudo para completar bem a prova e conquistá-la”.
Já Bárbara Neves defende seu título na Feminina, com a Honda CRF 250F. “É hora de desenferrujar. Depois das férias e das festas de fim de ano, vamos para o Piocerá, o que é muito bom para começar a temporada. As pessoas no Nordeste sempre nos acolhem muito bem. É uma modalidade diferente para mim, mas participar desse tipo de prova é sempre positivo. Vou em busca da vitória novamente”, resume a goiana hexacampeã brasileira de Enduro.
Na Over 35, Dário Júlio, chefe da equipe Honda Racing de Rally, se reencontra com a pilotagem em busca da oitava vitória no Piocerá (soma três títulos na Over 40, três na Elite/Ex-Master e um na Brasil), no comando de uma Honda CRF 250RX. Além do objetivo pessoal, o mineiro reforça a importância do evento para o time, considerando o que vem pela frente. “Fiz meu primeiro Piocerá em 2005 e adoro a prova. A cada dia ela nos desafia com características diferentes de terreno e temperaturas e somos recebidos com grande entusiasmo pela população, que se empolga com nossa passagem. Isso nos estimula ainda mais a buscar bons resultados. Com quatro dias longos, um percurso extenso e muita navegação, o Piocerá ainda é uma ótima oportunidade de preparação para a temporada”, finaliza o mineiro.
Após a largada em Teresina, os competidores terão como destino no primeiro dia Pedro II, ainda no Piauí – de onde partem, no segundo dia, rumo a Sobral, já no Ceará. Quixeramobim recebe a caravana do Piocerá 2025 no terceiro dia enquanto, no seguinte, Beberibe consagrará os vencedores da edição.
Programação – 38º Rally Piocerá*
26/1 – Domingo
Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)
9h às 18h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo
27/1 – Segunda-feira
Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)
9h: Briefing técnico
20h30: Largada promocional (motos)
28/1 – Terça-feira
Teresina (PI) a Pedro II (PI)
Percurso: 281km
29/1 – Quarta-feira
Pedro II (PI) a Sobral (CE)
Percurso: 276km
30/1 – Quinta-feira
Sobral (CE) a Quixeramobim (CE)
Percurso: 310km
31/1 – Sexta-feira
Quixeramobim (CE) a Beberibe (CE)
Percurso: 218km
*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.