HomeMotorsports.ptRed Bull Romaniacs, Dia 4 – Lettenbichler: "Foi o Jarvis que me...

Red Bull Romaniacs, Dia 4 – Lettenbichler: “Foi o Jarvis que me fez aumentar o ritmo”

‘Mani’ Lettenbichler conseguiu hoje o Hat-Trick ao fim de quatro dias de competição intensa nas montanhas dos Cárpatos, 4ª prova do Campeonato do Mundo de Hard Enduro 2021. Wade Young e Mario Roman foram os adversários mais próximos do alemão após o abandono de Graham Jarvis.

Manuel Lettenbichler (KTM): “Estou muito contente por vencer esta corrida e obter a minha terceira vitória consecutiva no Red Bull Romaniacs. Tem sido uma semana muito boa para ser justo. Tem acontecido de tudo, dias longos e difíceis a um ritmo incrivelmente alto. Foi uma pena que Graham Jarvis se tenha lesionado, pois ele estava muito bem nos primeiros dias. Foi ele que me fez aumentar o ritmo e forçou o meu nível a outras alturas. Acho que é por isso que também ganhei com uma vantagem tão forte. Estou a liderar o campeonato agora, portanto há muito para comemorar esta semana.”

//

O 4º Dia

Mani Lettenbichler assumiu na Roménia a liderança do mundial de Hard Enduro

O piloto alemão da KTM foi hoje o mais rápido no quarto e último dia do Red Bull Romaniacs, conseguindo assim o seu terceiro triunfo consecutivo na competição que.terminou de modo tranquilo com 27 minutos de vantagem sobre o segundo classificado. A luta pelos restantes lugares do pódio restringiu-se aos dois pilotos da Sherco, Wade Young e Mario Roman, com desfecho favorável para o sul-africano.

A terceira vitória consecutiva de Lettenbichler nas montanhas dos Cárpatos, foi certamente uma das mais fáceis, sem dramas ou percalços no último dia, uma vez que iniciou o dia com mais de vinte minutos de vantagem sobre Young, e com os restantes vivais a cerca de meia hora. Mas, atrás dele, tudo estava por decidir, entre Wade Young, Mario Roman e Billy Bolt que começaram o dia em segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

Wade Young mais forte nos dois últimos dias terminou em segundo da geral

Wade Young havia feito o trabalho árduo no terceiro dia, estabelecendo uma lacuna que ele poderia administrar. Billy apanhou-o nos trilhos mais leves dos últimos dois dias e a dupla segiu a um ritmo infernal a abrir a pista, com Lettenbichler atrás e a controlar as diferenças de tempos.

Mario Roman terceiro no final da prova romena

O piloto em melhor posição para causar uma surpresa no 4ª Dia era Mario Roman, que começou o dia mais atrás e fora da visão do seu companheiro de equipa Wade Young. Billy Bolt ia muito rápido, mas à medida que o dia de quase cinco horas passava, Roman foi impressionante e marcou tempos de checkpoint mais rápidos do que todos para garantir o segundo lugar no dia atrás de Letenbichler e o terceiro lugar na geral atrás do seu companheiro de equipa da Sherco – dando assim os dois pilotos de fábrica à Sherco o seu melhor resultado Red Bull Romaniacs. “Corremos 20 horas e o final estava agora tão perto. Tudo podia acontecer e tive que estar superfocado o tempo todo.” Explicou Mario Roman no final.

Billy Bolt (Husqvarna) 4º no Romaniacs ocupa o segundo lugar no campeonato

A dupla da GasGas constituída por Taddy Blazusiak e Michael Walkner chegou em quinto e sexto no último dia, logo à frente de Jonny Walker, que terminou em quinto lugar da geral. “Haverá um ano em que terei a sorte do meu lado”, confessou o polaco que terminou o dia com um salto para a lama para agradar ao público no final. 

O Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro prossegue com a quinta ronda no Red Bull TKO USA, de 13 a 15 de agosto.

O polaco Taddy Blazusiak levou a GasGas ao sexto lugar final

Wade Young (Sherco): “Com o segundo lugar em disputa, hoje fiz o possível para garantir que fosse meu. Estou muito feliz com este resultado, mas também com o fato da Sherco ter terminado em 2-3, com o Mario na terceira posição. Tivemos uma boa semana, com grandes corridas. O destaque foi a vitória no Dia 3 Offroad, sem dúvida. ”

Mario Román (Sherco): “Gostei muito. Foi uma semana dura e difícil e estou feliz por ter conquistado a terceira posição. Hoje a pressão estava grande, eu sabia que o Billy estava perto e que ia ceder tudo. Mas também senti que se eu pudesse chegar ao ponto de serviço, sem perder tempo, tiraria a pressão nos quilómetros finais. Foi isso que fiz.”

  • O melhor estreante foi o canadiano Trystan Hart, que foi um dos poucos pilotos a escalar a subida final logo na sua primeira tentativa. 
  • Sandra Gomez conquistou a medalha de finalistas da classe Ouro pela segunda vez, terminando em 29º lugar. 
  • Toni Mulec guardou o melhor para o fim para conquistar a vitória final do dia da classe Prata. O resultado garantiu o segundo lugar na geral, atrás de Nick Fahringer, da Sherco USA e que rodou no comando da categoria praticamente toda a semana. 
  • Artem Kuncevich voltou a comandar a classe Bronze no quarto dia, selando assim a vitória geral à frente do romeno Bogdan Butiu, com Ágúst Viggósson da Islândia em terceiro. 
  • Pol Tarres que levou a Yamaha Ténéré 700 até ao final no 18º lugar – algo inédito uma vez que nunca alguém havia levado uma moto Adventure até ao final. 

Classificação do 4º Dia (cat. Ouro)

1º Manuel Lettenbichler (KTM 300 EXC Tpi) 4h38m45s

2º Mario Roman (Sherco 300) +3m33s

3º Billy Bolt (Husqvarna 300) +4m59s

4º Wade Young (Sherco 300)  +6m17s

5º Taddy Blazusiak (GasGas EC300)  +11m17s

6º Michael Walkner (GasGas EC300)  +11m54s

7º Jonny Walker (Beta 300) +11m59s

8º Trystan Hart (KTM 300 exc tpi) +12m56s

9º Teodor Kabakchiev (Husqvarna TE300i) +13m34s

10º Dominik Olszowy (KTM EXC 300 TPi) +23m54s

Classificação final (após 4 dias)

1º Manuel Lettenbichler (KTM 300 EXC TPi) 19h40m46s

2º Wade Young (Sherco 300) a 27m28s

3º Mario Roman (Sherco 300) +33m

4º Billy Bolt (Husqvarna 300) +38m14s

5º Jonny Walker (Beta 300 RR) +50m9s

6º Taddy Blazusiak (GasGas EC300) +1h5m18s

7º Trystan Hart (KTM 300 EXC TPi) +1h17m17s

8º Teodor Kabakchiev (Husqvarna TE300i) +1h31m22s

9º Michael Walkner (GasGas EC300) +1h34m

10º Dominik Olszowy (KTM EXC 300 TPi) +2h33m38s

Classificação Provisória – FIM Hard Enduro World Championship 2021

  1. Manuel Lettenbichler (KTM) 37pts
  2. Billy Bolt (Husqvarna) 33pts
  3. Wade Young (Sherco) 25pts
  4. Mario Roman (Sherco) 24pts
  5. Jonny Walker (Beta) 24 pontos
  6. Taddy Blazusiak (GASGAS) 20pts
  7. Graham Jarvis (Husqvarna) 15pts
  8. Michael Walkner (GASGAS) 14pts
  9. Alfredo Gomez (Husqvarna) 13pts
  10. Teodor Kabakchiev (Husqvarna) 11pts



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close