Protótipo entra na fase final de desenvolvimento, já com as principais funções como a dosagem da mistura de ar e oxigênio, ajuste de pressão e controle da frequência de respiração.
A fábrica de motos da Honda em Manaus, numa parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, concluiu o desenvolvimento do primeiro protótipo de ventilador pulmonar mecânico, a partir de um acordo de cooperação entre as instituições. O protótipo possui as principais funções de um respirador hospitalar, como a dosagem da mistura de ar e oxigênio, ajuste de pressão e controle da frequência de respiração.
Segundo a empresa, a próxima etapa irá concluir o sistema eletrônico e de digitalização dos comandos, podendo ser realizados os primeiros testes por uma equipe médica e posterior homologação. Só depois disso será avaliada o início da produção dos equipamentos.
“Sabemos que a expectativa por uma solução rápida no combate ao novo coronavírus é muito grande e estamos avançando com responsabilidade. Ainda é cedo para falarmos em prazos e mesmo para confirmar a viabilidade da produção. Trata-se de um projeto complexo e a segurança das pessoas é a nossa prioridade.“, afirmou Julio Koga, Vice-presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.