O Campeonato Australiano de Motocross 2022 chegou a sua final com o campeonato indefinido das categorias MX1, MX3, MXW e VMX em dois dias de pura ação dentro da pista e de comemorações dos campeões nas areias profundas de Coolum neste final de semana. Um grande público recebeu os pilotos e equipes durante o feriado na pitoresca Sunshine Coast que recebeu a 8a e última etapa da temporada em sua contrastante pista de areia traiçoeira e de canaletas profundas que mantiveram os pilotos atentos e agitados durante todo o final de semana.
Após Wilson Todd ser coroado campeão da MX2 na semana passada, Aaron Tanti (MX1), Kayden Minear (MX3), Charli Cannon (MXW) puderam comemorar seus títulos de campeões 2022 em Coolum.
O líder da temporada na MX1, Aaron Tanti chegou a Coolum com uma vantagem confortável sobre seu rival, Dean Ferris. E mesmo com Tanti faturando o título da temporada após terminar em sexto lugar, optando fazer uma corrida menos arriscada para não colocar em risco sua chance ao título, o vencedor da etapa foi o campeão da MX2, Wilson Todd, que já está de olho na temporada 2023 e conquistou sua primeira vitória no geral na categoria principal. Todd Waters e Kyle Webster completaram o pódio.
Mesmo com o campeonato da MX2 já definido, o gate da MX2 lotou e Nathan Crawford repetiu o feito da semana passada e venceu a etapa, seguido por Bailey Malkiewicz e Rhys Budd.
O jovem fenômeno de 15 anos de idade e líder do campeonato, Kayden Minear chegou a Coolum com a ponta dos dedos encostando no seu primeiro título da carreira. Depois de algumas etapas silenciosas, mas consistentes, o renomado especialista em pistas arenosas nativo do estado de Western Australia mostrou que entrou na pista disposto a vencer. Porém, Minear caiu na primeira bateria e acabou na segunda posição da etapa, o suficiente para levar o título de campeão da MX3. O vencedor da etapa foi Brock Flynn e o terceiro lugar ficou com Myles Gilmore.
A história da categoria MXW foi a dominância da prodígio, Charli Cannon, contra Taylah McCutcheon, que retornou de uma lesão. Cannon teve problemas com o gate na largada da primeira bateria e McCutcheon fez o holeshot, mas Cannon fez uma corrida de recuperação e na segunda volta já estava em segundo lugar. A dupla brigou pela primeira posição até a quinta volta e acabou que a velocidade e forma física de Cannon superou a resiliência de McCutcheon que fez de tudo para ficar mais próxima da líder do campeonato do que qualquer outra piloto nesta temporada. Emma Milesevic, que também estava retornando de uma lesão, correu bravamente e terminou a bateria em segundo lugar. As duas terminaram a bateria na 1a e 2a posição, respectivamente, e a história se repetiu na segunda bateria. Cannon alinhou na segunda bateria determinada a não ser desafiada e a completar a temporada com uma dobradinha perfeita de vitórias. Depois de outro holeshot e sendo desafiada pela própria McCutcheon, Cannon assumiu o controle da bateria e abriu uma vantagem absurda sobre as outras competidores e venceu a bateria e a etapa, seguida por McCutcheon e a ressurgente Maddy Brown, e levou o título de Campeã Australiana MXW 2022.
Veja os resultados da última etapa do Australiano 2022:
VMX 30+ Overall & Championship Podium
1st – Beau Ralston
2nd – Oliver Smith
3rd – Charles Brett
VMX 40+ Overall & Championship Podium
1st – Mike Sleeter
2nd – Ashley Erbacher
3rd – Travis Regeling
Veja a classificação geral do Campeonato Australiano 2022 após 8 etapas:
Assista a 8a etapa do Australiano de MX 2022 em Coolum: