Resultados do sexto dia do Enduro Internacional de Seis Dias de 2023 em San Juan, Argentina, onde os EUA conquistaram o Troféu Mundial ISDE em grande estilo à frente da França e da Grã-Bretanha – os juniores da Suécia deram um duro golpe no teste final e a dupla dos EUA com a vitória feminina.

2023 ISDE dia 6 em poucas palavras:

  • Mais um dia, só isso. Não parece muito, e não é, mas esse obstáculo final para cruzar a linha de chegada pode ser monumental.
  • Muito mais frequentemente do que não, tudo vai de acordo com o livro, mas não no 97o ISDE para os juniores suecos, quando o Fantic de Albin Norrbin decidiu estragar a festa.
  • Esforços frenéticos para acender o Fantic foram inúteis e um enorme esforço da equipe para empurrar, rebocar e raspar a linha viu os líderes fugitivos da classe Júnior rebaixados. Foi uma lenda, mas um golpe devastador para a equipe da Suécia.
  • O teste de motocross do sexto dia vê a corrida de entrada em ordem inversa, com os pilotos do Club Trophy na pista primeiro à frente do Troféu Mundial.
  • Com quase 40 pilotos na corrida do Troféu Mundial que concluiu o show dos Seis Dias (não separados nas classes E1, E2 e E3 este ano devido aos números), uma história da corrida foi a poeira. Garcia assumiu a liderança desde o início do teste final desta semana em San Juan, mas atrás dele alguns pilotos chamaram a poeira de perigosa e, embora tenhamos visto uma rachadura de uma corrida na frente, no meio da mochila, estava esboçado.
  • Dante Oliveira parecia determinado e em casa em uma pista que poderia facilmente estar em uma corrida WORCS. Os 250 EXC-F de Garcia ficaram faltando e Dante se atreveu a contornar o espanhol em seus 450 pela vitória. Junto com Taylor Robert, esses caras reivindicaram uma vitória fácil para a Red Bull KTM no prêmio dos fabricantes.
  • A vitória de Oliveira por três segundos foi toda por se gabar, já que Garcia obteve a vitória geral do zero (e classe E1) pela terceira vez, mais de um minuto à frente de Andrea Verona em segundo (e classe E2) com Oliveira seis minutos de volta em terceiro depois de uma semana de corrida.
  • Apesar de um acidente, Taylor Robert chegou em casa para completar a semana do Troféu Mundial da equipe dos EUA e sua carreira de fato – que caminho a percorrer. Esta é a terceira vitória dos EUA e a mais dominante, com todos os quatro pilotos dentro do top 10 no geral.
  • Eles estavam 17:03 longe da França – Theo Espinasse, Loic Larrieu (vencedor da classe E3 para sua informação), Leo Le Quere e Julien Roussaly – que mantiveram seu forte recorde na América do Sul.
  • A França venceu a Grã-Bretanha em apenas um minuto e meio no final, após um forte teste final para os campeões de saída, que devem olhar para os pilotos deixados de fora (principalmente graças ao Beta não apoiar Steve Holcombe e Brad Freeman na participação) e pensar em um potencial resultado melhor da equipe.
  • Agora, então, os Juniors. A corrida MX começou com o sueco Axel Semb correndo milhas na frente e tudo parecia em ordem para a vitória do copybook antes do enorme drama para seu companheiro de equipe Albin Norrbin, que é Fantic falhou (achamos que devido a um pistão). Junto com Max Ahlin, Semb desistiu de sua vitória na corrida para empurrar Norrbin na maior parte da longa volta, o que não foi nada fácil. Depois de parecer que eles estavam indo para uma vitória fácil a semana toda, um mecânico no teste final foi uma pílula difícil de engolir e, ironicamente, foi o esforço da equipe que potencialmente lhes custou a vitória. Se Semb e Ahlin tivessem continuado até o final na velocidade da corrida, as chances são de que eles teriam vencido – embora Norrbin empurrando sua bicicleta sozinho pudesse ter provado demais. Ifs e buts não mudarão nada e eles terminaram em terceiro, mas se recusaram a subir ao pódio.

 

  • A França não sabia onde procurar enquanto seus rivais empurravam para casa no caminho certo, e a notícia estava chegando há algum tempo à medida que os tempos eram verificados. Mas com as pontuações em Thibault Giraudon, Antoine Alix e Leo Joyon herdaram o Troféu Mundial Júnior com uma margem de mais de cinco minutos.
  • Os EUA ficaram em segundo lugar, o que limita um bem-sucedido ISDE de 23 para os norte-americanos, com a Suécia sofrendo em terceiro, 26 minutos depois que o fiasco de Fantic de Norrbin sangu 35 minutos e tudo o que eles construíram ao longo da semana naquele teste.
  • Na corrida um pouco mais relaxada do Troféu Mundial Feminino, Danielle McDonald rasgou o holeshot à frente da taliswoman dos EUA Brandy Richards, que estava cavalgando com uma clavícula fraturada. Independentemente da lesão, Richards fez o passe no meio da corrida do McDonald e foi fazer o teste final, a vitória da classe feminina e o Troféu Mundial Feminino junto com Korie Steede e Rachel Gutish.
  • Já dissemos isso, mas o fato de todos os outros WWT perderem pelo menos um piloto, deixando os EUA como a única equipe na competição após o quarto dia, não deve prejudicar seu desempenho. O fato de eles terem lutado contra acidentes, bicicletas quebradas e ossos faz parte do curso no ISDE e mostra sua coragem.
  • Fiel para formar a equipe XC Gear de Josh Toth, Ryan Surratt e Austin Serpa conquistou a vitória do Club Trophy, tirando o tempo coletivo mais rápido do dia para o último dia e encerrando uma semana perfeita. Eles terminaram 20 minutos longe do segundo lugar do GBTN com a equipe favorita da equipe argentina em terceiro lugar.
  • Apesar de dizer que começou mal, Josh Toth voltou para casa como vencedor individual do scratch, tendo feito 27 dos 31 testes na rota.

Classificação do Troféu Mundial ISDE 2023 após o dia 6:

isde-2023_world_trophy_classification_day_6-1isde-2023_world_trophy_classification_day_6-2

 

Classificação do Troféu Mundial Júnior após o dia 6:

isde-2023_junior_classification_day_6-1

Classificação do Troféu Mundial Feminino após o dia 6:

isde-2023_women_classification_day_6

Raspe (categoria de Troféu individual) resultados do dia 6:

isde-2023_scratch_classification_day_6-1isde-2023_scratch_classification_day_6-2isde-2023_scratch_classification_day_6-3isde-2023_scratch_classification_day_6-4isde-2023_scratch_classification_day_6-5isde-2023_scratch_classification_day_6-6

Classificação da Equipe do Clube após o dia 6:

isde-2023_club_team_classification_day_6-1isde-2023_club_team_classification_day_6-2isde-2023_club_team_classification_day_6-3isde-2023_club_team_classification_day_6-4isde-2023_club_team_classification_day_6-5isde-2023_club_team_classification_day_6-6isde-2023_club_team_classification_day_6-7