A temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Motocross definiu neste sábado (17) os campeões brasileiros do ano da modalidade pelas categorias MX5,Mx2jr, Nacional, 65cc e 50cc. As provas aconteceram em Rio Fortuna, uma das principais cidades produtoras de leite de Santa Catarina, que ficou movimentada com o ronco dos motores sobre a pista do CT Lorenzo adaptada especialmente para receber a Super Final da competição.
O solo argiloso e a chuva do dia anterior deixaram ainda mais desafiante os obstáculos construídos ao longo dos 1600 metros de pista. Um trajeto que ditou ritmos de velocidade bem definidos em partes da pista. Logo na largada os pilotos aceleraram por 150metros até o holeshot construído na parte alta da pista. Na outra ponta do percurso foi colocado caixa de areia, sucessão de costelas deixando o trajeto uma pouco mais travado. Condições perfeitas para um show de espetáculos.
A primeira categoria do dia a disputar o título foi a MX5 com uma disputa acirrada entre Eliseu Glabert e Marcos Muller, primeiro e o segundo colocado na classificação geral do campeonato, respectivamente. Mas foi Eliseu quem conseguiu administrar e conquistar o seu primeiro título num campeonato brasileiro.
“Inicialmente no campeonato a gente não almejava tanto, mas aí como ganhei as duas etapas no Rio Grande do Sul resolvemos ir para as próximas para tentar trazer o título. O campeonato é muito difícil, as pistas são muito difíceis, diferente do que a gente anda nos estaduais e graças a Deus conseguimos construir prova a prova e chegar aqui com uma vantagem. Eu larguei na frente e administrar posições. Escrevi o nome da história e agora é comemorar” – comentou Eliseu, com o primeiro título de campeão brasileiro de motocross.
Pódio da etapa
1- ADILSON LUIS DE ARAUJO
2- MARCO MÜLLER
3- ELISEU ZEUS GLANERT GLANERT
4- ALENCAR KREFTA
5- LUCIANO DA SILVA FERREIRA
Classificação no campeonato
1 89 ELISEU GLANERT
2 28 MARCO MÜLLER
3 172 LUCIANO DA SILVA FERREIRA
4 880 ALENCAR KREFTA
5 1 ADILSON LUIS DE ARAUJO
Na sequência a categoria de base 50cc mostrou habilidade de gente grande no CT Lorenzo. A pista, que leva o mesmo nome do piloto Lorenzo Ricken, que disputou pela categoria, contou com arquibancadas lotadas e torcida declarada ao anfitrião da etapa. Embora o piloto tenha se complicado no começo da prova com uma queda logo após a largada e perdido nove posições, Lorenzo manteve a calma e conseguiu alcançar o líder da bateria, Estevão Silva. A prova de recuperação do anfitrião foi digna de uma final e emocionou o público presente. Lorenzo acabou se consagrando em casa campeão brasileiro. “Foi muito incrível a etapa aqui na minha casa. Quero que tenha mais vezes aqui. Muito obrigado à minha família e vamos pra cima” – vibrou o atual campeão pela 50cc.
Pódio da Etapa
1 – LORENZO RICKEN
2 – ESTÊVÃO SILVA
3 – ENZO FIALHO
4 – JONNAS PIFFER ANDREAZZI
5 – PEDRO NASCIMENTO
Classificação geral do campeonato
1 16 LORENZO ROECKER RICKEN
2 9 ESTÊVÃO SILVA
3 152 PIETRO FRAGA 6
4 505 ARTHUR LOURENZO BARBOSA ROSA
5 12 PEDRO FERREIRA NASCIMENTO
A categoria MX2Jr entrou na pista válida pela 5ª etapa, que não ocorreu em Morrinhos (GO) e quem garantiu pontos importantes para o domingo (18) foi Gabriel Mielke (KTM) quem fez a melhor prova. Com a vitória o piloto fica com 21 pontos de vantagem do vice-líder do campeonato, Vitor Hugo Borba.
Pódio da etapa
1 – GABRIEL MIELKE MIELKE
2 – BERNARD0 TIBURCIO
3 – OTAVIO PEDRO DA SILVA
4 – EDUARDO VOLPATO
5 – LUIZ FILIPE VALE DA ROCHA
Pela Nacional, o piloto Ismael Roja já consagrado antecipadamente como campeão da temporada, encerrou o ciclo com 100% de aproveitamento. Ao todo a categoria Nacional teve cinco etapas nas quais Rojas se manteve invicto.
Pódio da etapa – Nacional
1 – ISMAEL ROJAS
2 – GUSTAVO RODRIGUES DE OLIVEIRA
3 – LEONARDO LIMA BORGES
4 – ADRIEL DA CONCEIÇÃO CONCEIÇÃO
5 – DARLEI WEISS
Resultado do campeonato
1 – ISMAEL DA COSTA ROJAS
2 – GUSTAVO RODRIGUES DE OLIVEIRA
3 – LEONARDO LIMA BORGES
4 – CARLOS ALEXANDRE GONSALVES SIQUEIRA
5 – JACSON KEIL HON
O dia encerrou com pegas emocionantes da 65cc. O piloto Macali Matos se manteve na liderança da prova sentindo a pressão de Caio Grosbeli. Mas, uma queda no salto de chegada envolvendo líderes da competição mudou as posições na prova. Quem se deu bem foi Francesco Copetti que terminou na primeira posição na etapa. Macali ainda conseguiu voltar e terminar na terceira colocação. A soma dos pontos deu ao jovem piloto o título de campeão.
O Campeonato Brasileiro segue neste domingo (18) com treinos das categoriasMX2, MX1, MX2Jr, MX4, MXF, MXJR, MX3 a partir das 8horas. As provas estão previstas para iniciar as 10horas no CT Lorenzo em Rio Fortuna-SC.