Rúben Faria parte para mais um Dakar como responsável máximo da Monster Energy Honda HRC, a estrutura que venceu as edições de 2020 e 2021 na Arábia Saudita.
Em comunicado da equipa, o português deu a conhecer algumas das suas ideias sobre a prova que tem início no dia 1 de Janeiro de 2022.
Sobre a preparação dos seus quatro pilotos…
“Faltam menos de 25 dias para o início do Dakar e a equipa está preparada para enfrentar o maior desafio do ano. Os pilotos Ricky Brabec, José Ignacio Cornejo, Joan Barreda e Pablo Quintanilla estão bem preparados para o Dakar, tal como ficou demonstrado na nossa última corrida – o Rally de Marrocos – em que o Quintanilla conquistou uma grande vitória.”
Sobre o “mindset” para o Dakar 2022…
“Ganhámos o Dakar em 2020 e 2021 e, na última edição, conseguimos um grande resultado ao colocar duas motos nos dois primeiros lugares do pódio. Este ano, 2022, assumimos o papel de favoritos e de equipa a bater e, por isso, temos de estar muito bem preparados para tentar o hat-trick.”
Sobre o que é preciso para ganhar um Dakar…
“O Dakar é uma prova muito dura, muito complexa e onde os detalhes são muito importantes. Ganhar o Dakar não só uma questão de sorte, tem de se ser verdadeiramente bom durante doze dias. Há que estar concentrado como piloto, como equipa e ter uma boa moto… e vamos dar o nosso melhor para ganhar.”
Sobre o desenvolvimento da Honda CRF450 Rally…
“A moto é excecional e temos trabalhado muito para melhorar a durabilidade e o desempenho. A equipa é exatamente a mesma do ano passado, temos um ambiente muito bom e esse é um dos principais factores para o êxito.”
Sobre o percurso do Dakar 2022…
“O Dakar 2022 vai ser uma prova muito dura e difícil, com mais dunas e areia que em edições anteriores, com algumas etapas em ‘boucle’, o que é mais exigente para os pilotos. Temos que ser consistentes e concentrarmo-nos na corrida para tentar obter o melhor resultado possível para a equipa.”
:.
(Foto: Honda)