Ao que tudo indica, a GasGas já está trabalhando para alargar a sua gama com duas novidades, a ES 900 e SM 900. Ambos os modelos serão baseados na plataforma KTM 890, sendo muito provável que em breve a marca espanhola as apresente nas suas fileiras.
Recordando que a GasGas é propriedade da Pierer Mobility desde 2019, e que desde então tem vem trabalhando em um plano estratégico e comercial que inclui a chegada de novos modelos que se podem registar na gama da marca espanhola, não nos surpreende muito que com a apresentação da nova variante 899 nas fileiras da KTM, a marca espanhola começasse a preparar novidades, como as referidas ES 900 e SM 900, munidas com a mais recente evolução do motor LC8c.
Recuando a meados de 2022, a GasGas iniciou nessa altura a comercialização das suas SM 700 e ES 700. Equipadas com o motor monocilíndrico de 692 cc de origem KTM, também visto na KTM 690 e Husqvarna 701, iniciaram uma nova era dentro da marca. A ES 900 e SM 900 estão incluídas no plano de desenvolvimento que o grupo austríaco lançou após a sua aquisição, que inclui novos modelos de estrada com cilindradas a partir de 250 cc, como soubemos dos nossos colegas da Cycle World .
Focando no que nos podem trazer as futuras ES 900 e SM 900, estaremos trazendo novidades, tal como nas variantes 700, de uma enduro e de uma Supermotard, montadas com base na KTM 890 Adventure R, incluindo as suspensões, se falamos da versão Offroad.
Para a variante de asfalto, julgamos que será baseada na plataforma usada na KTM 890 Duke R e isso incluiria o uso de elementos como rodas de 17”, o conjunto de suspensões e até o depósito de combustível. No entanto, tanto o assento quanto a traseira podem pertencer à variante KTM offroad, buscando uma posição de direção mais ergonómica e focada no asfalto e no Supermotard .
Visualmente, o modelo de teste revela formas semelhantes à variante 700, embora neste caso tenha algumas partes redimensionadas, como as fibras laterais que contornam o depósito de combustível, até porque a SM 700 precisa de ter dimensões externas mais altas para acomodar o motor paralelo 890 da KTM. De resto, seguem as linhas estilísticas que pudemos ver no ES 700 e SM 700. Embora no modelo de teste da versão ES, não haja elemento que envolva o farol, tudo indica que terá uma máscara frontal, além de um guarda-lamas alto na versão Offroad.
De momento, a GasGas não se pronunciou sobre o assunto nem confirmou a possibilidade da chegada destes modelos, mas estaremos atentos a novas informações sobre este assunto.