Competidores aceleram na Ilha do Bananal antes de chegar à capital tocantinense. Primeira perna da maratona até São Félix do Araguaia foi exigente e tirou vários destaques da briga pela ponta
O Sertões BRB chega nesta sexta-feira (2) à sua metade em Palmas. A capital tocantinense marca o fim da parte Sul – uma divisão criada para permitir a participação de quem, pelos mais variados motivos, não poderia encarar todo o desafio. A sétima etapa (Filhos deste solo), que se inicia em São Félix do Araguaia (MT) ainda conclui a primeira Maratona, sequência de dois dias em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos, mesmo assim com tempo limitado.
A primeira perna, que levou pilotos e navegadores de Barra do Garças a São Félix, exigiu bastante de homens e máquinas, com 682 quilômetros, dos quais 482 cronometrados. Um dia com retas longas e altas velocidades, que se alternaram com estradas estreitas, mata-burros e bastante terreno arenoso.
Combinação que tirou alguns destaques da briga pelos primeiros lugares.A começar pelo atual campeão nas motos, Adrien Metge (IMS Yamaha). Depois de a equipe abrir o motor em Costa Rica (MT) para um reparo no câmbio, o propulsor voltou a apresentar problemas e tirou o francês da etapa no primeiro abastecimento, em Cocalinho.
Com Ricardo Martins (IMS Yamaha) atrasado – foi o 11° – o dia foi das Honda. A vitória ficou com o o argentino Martin Duplessis que, apesar da experiência, estreia no Sertões. Por 13 segundos ele superou o companheiro de time Bissinho Zavatti que agora tem 21min03 de vantagem para o segundo colocado, justamente Duplessis.
Nos UTVs, o duelo entre Can-Am e Polaris que é uma das atrações dessa edição histórica viu pela primeira vez a segunda triunfar, graças a João Pedro Franciosi e Cesar Valandro (Polaris RZR Pro R/Cotton Racing). Eles bateram os bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory) por 12 segundos. O quarto lugar na etapa foi suficiente para Rodrigo Varela e Matheus Mazzei manterem a liderança no acumulado. Dois representantes da ‘Família da Poeira’ perderam tempo e posições – o pai Reinaldo, ao lado de Aristóteles Fiúza; e o irmão Bruno, com o navegador Gustavo Bortolanza, ficaram respectivamente em 30° e 20° no dia.
Nos carros, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio fizeram valer a força e a eficiência da Toyota Hilux DKR T1+ da equipe MEM para ser 1min05 mais rápidos que Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota Hilux V8 IMA/X Rally). Posições que se repetem na classificação geral, com a vantagem dos líderes agora ampliada para 3min38. Das 33 duplas que largaram, 11 não conseguiram chegar ao fim da especial.
Martin Duplessis faturou a sexta etapa (Foto: Rodrigo Barreto/Fotop/Sertões)
Classificação após seis etapas (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Bissinho Zavatti #6 – 25:26:02 – Honda CRF 450RX
2 – Martin Duplessis #21 – 25:47:06 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 25:58:36
4 – Jean Azevedo #2 – 25:59:22 – Honda CRF 450RX
5 – Gabriel Soares #19 – 26:21:17 – Honda CRF 450RX
19 – Tiago Wernersbach #9 – 29:49:20 – Honda CRF 250F
Moto 1
1 – Martin Duplessis #21 – 25:47:06 – Honda CRF 450RX
2 – Ricardo Martins #4 – 25:58:36
3 – Jean Azevedo #2 – 25:59:22 – Honda CRF 450RX
4 – Richard Fliter #38 – 26:43:49
5 – Marco Antonio Pereira #14 – 27:36:15
Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 25:26:02 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 26:21:17 – Honda CRF 450RX
3 – Tiago Fantozzi #57 – 26:26:30
4 – João Paulo Fornazari #10 – 26:51:41
5 – Tulio Malta #5 – 27:13:57
Etapa 6 (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Martin Duplessis #21 – 04:43:58 – Honda CRF 450RX
2 – Bissinho Zavatti #6 – 04:44:12 – Honda CRF 450RX
3 – Jean Azevedo #2 – 04:44:24 – Honda CRF 450RX
4 – Gabriel Soares #19 – 04:45:20 – Honda CRF 450RX
5 – Tulio Malta #5 – 04:49:59
30 – Tiago Wernersbach #9 – 05:50:38 – Honda CRF 250F
Moto 1
1 – Martin Duplessis #21 – 04:43:58 – Honda CRF 450RX
2 – Jean Azevedo #2 – 04:44:24 – Honda CRF 450RX
3 – Richard Fliter #38 – 04:55:39
4 – Marco Antonio Pereira #14 – 04:59:01
5 – Ricardo Martins #4 – 05:06:08
Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 04:44:12 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 04:45:20 – Honda CRF 450RX
3 – Tulio Malta #5 – 04:49:59
4 – Tiago Fantozzi #57 – 04:51:52
5 – João Paulo Fornazari #10 – 04:56:40
Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 05:50:38 – Honda CRF 250F
2 – Adão Lemos #13 – 06:24:57
Confira a roteiro do Sertões 2022:
7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) a Palmas (TO) – 2ª parte Etapa Maratona 1
Deslocamento inicial – 13 km
Especial – 143 km
Deslocamento final – 425 km
Total do dia: 581 km
Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.
Dia de descanso – 3/9 (sábado)
Palmas (TO)
O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) a Mateiros (TO) – 1ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 98 km
Especial – 423 km
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 521 km
Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.
9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km
Total do dia: 510 km
Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.
10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 329 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km
Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.
11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Especial – 219 km
Deslocamento final – 278 km
Total do dia: 554 km
Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.
12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 12 km
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km
Total do dia: 406 km
A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.
13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia: 463 km
Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.
14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial – 126 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia: 354 km
Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.
TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km
* Com informações Honda e Sertões