HomeMotoraidSertoes chega no PARÁ

Sertoes chega no PARÁ

Está chegando ao fim. Nesta sexta-feira, o maior rally do mundo adentra uma região de verde exuberante no meio da Floresta Amazônica rumo a Paragominas e fecha sua peregrinação no sábado, em Salinópolis.

Depois de passar por 12 cidades, atravessar sete estados e quatro regiões do Brasil, nesta sexta-feira, 9 de setembro, o Sertões BRB cruza sua última fronteira, deixando o Nordeste – larga de Imperatriz (MA) – e retorna ao Norte para a etapa Verde Louro. A 13ª e penúltima especial do rally rasga uma região praticamente sem estradas no meio da Floresta Amazônica rumo a Paragominas (PA).

O nome da cidade é uma união semântica com a abreviação de três estados brasileiros: Pará, Goiás e Minas Gerais. Com 115 mil habitantes, Paragominas fica a 320 quilômetros da capital Belém e é conhecida como Município Verde por sua referência em boas práticas ambientais, que visam a sustentabilidade. O agronegócio é um dos grandes pilares da economia da cidade, assim como a mineração de bauxita.

Grand finale

E no sábado, a caravana parte para seu último desafio , com a 14ª e última etapa de sua jornada cruzando o Brasil, que começou em Foz do Iguaçu (PR) dia 26/8, e termina em Salinópolis (PA), finalmente receberá a chancela de maior rally do mundo em trechos cronometrados.

Batizada de Ao Som do Mar, a especial que encerra o maior Sertões da história terá 126 quilômetros de trechos cronometrados até a linha de chegada em um pequeno vilarejo. Após 226 quilômetros de deslocamento final, os competidores finalmente chegarão a Salinópolis, no litoral paraense, para encerrar a edição comemorativa de 30 anos do Sertões na Praia do Atalaia.

Portal de entrada da Amazônia Atlântica, Salinópolis fica a 220 km de Belém e é considerado um dos principais destinos turísticos da região. Com clima predominantemente quente, a menor temperatura não ultrapassa 26°C nos períodos mais “frios”.

De colonização indígena, da etnia Tupinambás, a cidade tem peculiaridades únicas da região norte do Brasil. Sua cultura riquíssima, entre danças como o carimbó e lundu, ainda desfruta de uma gastronomia conhecida internacionalmente por suas iguarias, como o açaí, bacuri, cupuaçu, tucupi, jambu e castanha-do-Pará. Sem contar as ostras da Amazônia.

Patrimônio Turístico da cidade, o Farol de Salinópolis é um dos símbolos mais charmosos e foi projetado por Gustave Eiffel, o engenheiro francês que construiu a Torre Eiffel.

No esporte, devido as praias, Salinópolis possui um cenário perfeito para a prática de kitesurf, além de muitas trilhas, o que torna a cidades um ambiente perfeito para o grand finale do maior rally do mundo contra o relógio.



Veja mais em Motoraid

Leia Também