Pilotos e navegadores encararam especial em meio aos Cânions do Viana, no Piauí. Curtiram a paisagem, mas tiveram trabalho no percurso com largada e chegada em Bom Jesus. Balsas é próximo destino
Eles passaram rápido, mas conseguiram apreciar as belezas da décima etapa do Sertões BRB. Pilotos e navegadores tiveram como cenário para acelerar nesta terça-feira (6) os cânions do Viana, formação próxima a Bom Jesus, no Piauí, caracterizada pelos paredões rochosos multicoloridos em meio a uma região árida. Não faltou quem dissesse que o desejo, depois de completar o percurso, era fazer meia-volta e conhecer esse tesouro geológico e turístico com calma.
A especial em laço de 329 quilômetros – largada e chegada na cidade piauiense – desafiou a caravana com variações de tipo de terreno. Pelo caminho, muito fesh-fesh (areia fina como talco); pedras, erosões, depressões e trechos sinuosos. Um dia que não foi longo, mas exigiu bastante dos competidores, especialmente com o desgaste acumulado em 11 dias de velocidade cortando o Brasil (o prólogo abriu a disputa em Foz do Iguaçu).
Nas motos, o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX/Honda Racing) se recuperou da penalização de cinco minutos sofrida na véspera como mais rápido em meio aos cânions. Superou por 1min47 o campeão de 2001 Tiago Fantozzi (KTM 450EXC/Podium Racing) que, com um esquema modesto e a moto do irmão, se mostra a cada dia mais à vontade. O líder na geral Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing) terminou em quarto, a 4min58 de Duplessis. Suficiente para manter uma vantagem de 21min31 sobre o argentino.
Já nos UTVs, Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick/Luppi Racing) mostraram que seguem na briga pelo título ao vencer sua terceira etapa. Terminaram à frente de Bruno Varela e Gustavo Bortolanza (Can-Am Maverick/Varela Racing). O alvo a ser batido, no entanto, é outro integrante da ‘Família da poeira’: Rodrigo Varela. Ao lado de Matheus Mazzei, foi o terceiro do dia e aparece 11min34 à frente de Luppi/Justo. Uma diferença difícil de ser tirada em condições normais. Mas ainda há muito Sertões pela frente. Para os bicampeões Deninho Casarini/Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory), o dia marcou o abandono definitivo do rally.
Nos carros, mudam o terreno e as características das especiais, mas não os vencedores. Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux DKR T1+/MEM) levaram sua oitava etapa. Eles apareciam em segundo até a terceira parcial mas, no fim do trecho cronometrado, descontaram a diferença e abriram 28 segundos para Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota Hilux V8 IMA/X Rally). Posições que se repetem na geral, neste caso com 21min04 de vantagem para os campeões de 2019. A etapa foi de problemas para Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek), que não conseguiram completá-la e saíram dos cinco primeiros no acumulado.
A décima etapa já marcou um recorde histórico para o Sertões. Com 3.519 quilômetros cronometrados completados nesta terça em Bom Jesus, a edição dos 30 anos já é a maior em total percorrido nas especiais. Número que chegará a 4.381 em Salinópolis, fazendo do maior rally das Américas também o maior rally do mundo.
Nesta quarta (7), dia do Bicentenário da Independência, serão mais 219km contra o relógio na décima etapa, batizada de Terra Garrida, com início em Bom Jesus e término em Balsas, no Maranhão (554km com os deslocamentos). Ela é totalmente inédita e reserva para os competidores um início veloz, seguido por estradas estreitas, trilhas, cascalho e erosões, com bastante trabalho para os navegadores. Um percurso desenhado ‘no meio do nada’.
O que eles disseram:
Lucas Moraes, vencedor da etapa e líder da geral Carros
“Uma região linda, conseguimos ver alguma coisa e tinha bastante gente acompanhando. A etapa estava um pouco perigosa para nós, já que era bastante sinuosa e com trechos estreitos – a largura do nosso carro complica um pouco. Havia muitas pedras e procuramos passar com cuidado. Bom vencer mais uma e seguir com uma vantagem boa”.
Marcos Baumgart, segundo da etapa Carros
“Hoje foi o Sertões sendo Sertões. Uma etapa muito bonita e trabalhosa, não pegamos poeira e isso nos ajudou. É inesquecível fazer parte de uma edição tão especial, agora é seguir até o fim”.
Bissinho Zavatti, líder da geral Motos
“Enfrentamos muito fesh-fesh (talco), trechos de quebradeira, com erosões e depressões. Foi minha primeira vez nos cânions e o visual realmente é maravilhoso. Não foi uma especial longa, mas trabalhosa sim. Tenho procurado administrar a vantagem na geral com um ritmo constante e sem riscos”.
Maykel Justo, vencedor da etapa UTV
“Fizemos uma etapa muito redonda, sem erros. Tivemos alguma dificuldade para ultrapassar no talco, a especial foi bastante sinuosa, mas sem grandes dificuldades de navegação. Os cânions são impressionantes”.
Rodrigo Varela, líder da geral UTV
“Foi mais uma etapa muito boa, bastante rápida, tivemos a tração quebrada no fim, mas conseguimos terminar bem. Estamos dando uma controlada, evitando arriscar demais. O objetivo é sempre ficar entre os 10 primeiros da etapa para ter o intervalo de dois minutos na largada da especial seguinte”.
Etapa 10 – És belo, és forte – 6/9 – Terça-feira
Bom Jesus do Piauí – Bom Jesus do Piauí
DI -0
TE – 329
DF – 0
TOTAL: 329
Resultados (extra-oficiais)
CARROS
1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 4h08min49
2)#304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (2)T1F, 4h09min17
3) #303 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, 4h16min35
4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, 4h17min38
5) #327 Rodrigo Aché/Luis Felipe Eckel, Ford Ranger V8, (1)T1B, 4h24min46
MOTOS
1) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, 4h27min19
2) #57 Tiago Fantozzi, KTM 450EXC, (1)MT2, 4h29min02
3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, 4h30min06
4) #06, Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 4h32min17
5) #38 Richard Fliter, KTM 450EXC, (3)MT1, 4h37min24
UTV
1) #227 Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Can-Am Maverick, (1)UT1, 4h19min47
2 #215 Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick, (2)UT1, 4h20min29
3) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (3)UT1, 4h23min22
4) #220 André Hort/Idali Bosse, Can-Am Maverick, (4)UT1, 4h24min28
5) #207 Tomas Luza/Robson Schuinka, Can-Am Maverick, (1)UT2, 4h24min32
Classificação geral
CARROS
1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 39h37min38
2) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (2)T1F, a 21min04
3) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (3)T1F, a 2h08min02
4) #303 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, Toyota Hilux IMA V8, (4)T1F, a 3h56min37
5) #314 Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, Ford Ranger V8 T1, (1)T1B, a 3h58min06
MOTOS
1) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 43h26min13
2) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, a 21min31
3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 26min23
4) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, a 1h25min12
5) #57 Tiago Fantozzi, KTM 450EXC, (3)MT2, a 1h26min57
UTV
1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 43h57min30
2) #227 Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 11min34
3) #206 Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo, Polaris RZR Pro R, (3)UT1, a 34min33
4) #215 Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick, (4)UT1, a 34min38
5) #207 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (5)UT1, a 44min04
Etapa 11 – Terra Garrida – 7/9 – Quarta-feira
Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)
DI – 57
TE – 219
DF – 278
TOTAL: 554
É na décima primeira etapa do maior rally do mundo que o Sertões se reencontra com as paisagens que imortalizaram o livro de Euclides da Cunha e que inspiram o nome do rally mais brasileiro de todos. Essa “Terra Garrida”, que é seca pra quem vê, mas linda para quem enxerga, que chamamos de Sertão do Brasil.
Em uma especial com muita navegação, estradas estreitas e muitas trilhas, aos poucos o visual de Grande Sertão: Veredas toma conta. Da metade para frente, ela se torna de baixa velocidade, permitindo que os competidores possam admirar os mandacarus que adornam a paisagem icônica.
Chegando em Balsas, no Maranhão, um presságio do que vem pela frente. A cidade de 100 mil habitantes conhecida pela sua grande inovação tecnológica nas lavouras do campo é atravessada pela lendária e controversa BR-230, mais conhecida como Transamazônica, cujo projeto original visava ligar o Nordeste brasileiro ao Peru e ao Equador.
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Comunicação Sertões BRB 30 anos