HomeMotoraidSessão NOSTALGIA, 2000 YAMAHA YZ250, teste completo

Sessão NOSTALGIA, 2000 YAMAHA YZ250, teste completo

PRIMEIRA PERGUNTA: O MOTOR 2000 É RÁPIDO?

A Yamaha aproveitou um segredo que os outros fabricantes de motocicletas não descobriram – não é quanta energia você ganha, mas como você a faz. Este não é o motor mais rápido da classe 250, mas o motor YZ pode ser alojado na bicicleta mais rápida.

Como isso pode ser? Em linha reta, no dyno ou no mundo da escalada, o YZ250 2000 nem sempre se sentaria no topo do trono, mas se você jogar em cantos de cambalho, rotinas, descidas e situações de meia aceleração, o YZ brilha. Tem uma configuração de poder aceitável para quase todas as situações. Isso é bom. Muito bom!

PERGUNTA DOIS: O MOTOR ’00 É MELHOR DO QUE O ’99?

Embora a Yamaha YZ250 2000 seja mais rápida do que a YZ de 1999, ainda não é uma máquina que regue os olhos, que desloca o braço e a desfoca o poste de vedação. O motor ’00 é um pouco melhor na parte inferior, visivelmente melhorado no meio e um pouco melhor na parte superior. De forma alguma o novo motor torna obsoleto o antigo – mas é uma versão seriamente melhorada da safra atual da Yamaha de bandas de potência utilizáveis, amplas e previsíveis.

Motor 2000 Yamaha YZ250
O motor 2000 YZ250 não era rápido, mas produz uma banda de potência suave e fácil de usar.

PERGUNTA TRÊS: HÁ ALGUMA DESVANTAGEM NA BANDA DE POTÊNCIA YZ?

No Ohh, se você quer ser exigente, o motor YZ250 não tem o estalo, crepitar e pop que convencem o cérebro de que o motor está balançando. A percepção de velocidade significa muito para um piloto – e a Yamaha YZ250 não parece muito rápida. Mas, na verdade, o 2000 YZ250 está cobrindo o chão a uma velocidade competitiva sem os efeitos visuais ou auditivos.

O YZ250 não tem um ponto fraco. Não há nenhuma situação em uma pista de corrida para a qual a Yamaha não tenha uma resposta. Pode ser colocado. Pode ser acelerado. Pode ser apertado. Pode fazer curvas apertadas a um quarto de acelerador. Pode fazer longas retas em plena inclinação. É um motor para fazer tudo.

PERGUNTA QUATRO: QUÃO BOM É O MOTOR YZ250?

Em essência, esta é a versão 250 do YZ125. Pode parecer blasfêmia dizer que o YZ250 imita o YZ125 – mas sim. O YZ125 tem uma banda de potência quase perfeita: um pouco inferior, um meio forte e uma over-rev adequada. Surpreendentemente, a lista de atributos do 2000 YZ250 é idêntica à do YZ125: ele pega suavemente da parte inferior; o midrange é eficaz sem ser brutal; e, embora o YZ250 não grita no topo, ele tem over-rev adequado para acompanhar o fluxo.

É o melhor motor versátil da classe 250.

Ação 2000 Yamaha YZ250

PERGUNTA CINCO: E A JETTING?

Não é segredo que a Yamaha pegou emprestado o carboidrato da Kawasaki, incluindo o bocal de pulverização, o Sensor de Posição do Acelerador e os acessórios KX. Nós ameaçamos um palpite de que o carboidrato e a ignição são 100% responsáveis pelos ganhos de energia da YZ.

Corremos o estoque, mas nunca ficamos completamente felizes em nossas pistas de corrida no nível do mar. A parte inferior parecia um pouco estragueiada (mas o parafuso de ar não tinha efeito sobre ele) e, ocasionalmente, detonamos por cima. As condições climáticas desempenharam um papel nisso, então carregar o Power Jet principal e mais magro e o piloto um pouco mais ricos que vêm no kit de sobressalentes seria uma boa ideia. No final, essas são as configurações que fizemos.

Mainjet: 175
Jato piloto: 50
Jato de Potência: 55
Agulha: N3CW
Slide: 7.0
Parafuso de ar: 1 1/2 (1 turno)
Clipe: 3o

PERGUNTA SEIS: QUÃO BOA É A ENGRENAGEM?

Nós o esgotamos. A banda de potência ampla tem força suficiente para puxar a bicicleta para fora de curvas lentas, e a engrenagem de estoque amplia qualquer over-rev que o YZ tenha. Se estivéssemos correndo em trilhas apertadas ou em alto maré profundo, poderíamos ficar tentados a adicionar um dente na parte traseira.

PERGUNTA SETE: E A SUSPENSÃO TRASEIRA?

Compre. Desenre-o para fora do show room. Viva feliz para sempre. A Yamaha não mudou sua ligação, taxa de aumento, comprimento da balanquer ou montagens de choque para ’00. Como resultado, o departamento de P&D da Yamaha só teve que se concentrar em discagem no choque. Eles não estavam trabalhando com as quantidades desconhecidas de um novo sistema, mas simplesmente refinando um conhecido. E eles refinaram!

A equipe de demolição MXA fez pouco mais do que clicar nos ajustadores algumas vezes. Funciona e funciona bem. Melhor ainda, não precisa de uma mola de choque mais rígida (ao contrário de quase todas as outras bicicletas vendidas em ’00).

2000 Yamaha YZ250 choque
O choque traseiro Kayaba YZ250.

PERGUNTA OITO: O CHOQUE É MELHOR DO QUE NO ANO PASSADO?

Com certeza é e com boa razão. Assim como o carboidrato, o novo choque traseiro do YZ250 saiu diretamente do Kawasaki do ano passado. A Yamaha revalveu o choque para diminuir o chute sob desaceleração e melhorar a flexibilidade em relação aos solavancos, mas sem cometer o mesmo erro de mola de taxa progressiva que permeou o choque no KX.

Qual foi o nosso melhor cenário?
Taxa de mola: 4,8 kg/mm
Corrida: 100mm
Alta compressão: 1 1/4 voltas (1 estoque)
Lo-compressão: 8 cliques
Rebote: 11 cliques
Notas: O clicker de compressão de alta velocidade da Yamaha (o mostrador grande) é muito sensível ao ajuste. Faça pequenas mudanças (1/8a volta). Use o ajustador de alta velocidade para definir o viés para a para a esquerda e para a velocidade.

PERGUNTA NOVE: QUÃO BONS SÃO OS NOVOS GARFOS?

A Yamaha recusou a nova tecnologia de bexiga da Kayaba em favor de uma versão melhorada do garfo do ano passado. O garfo 2000 da Yamaha funciona melhor do que o garfo do ano passado, mas ainda melhor, o garfo não bexiga da Yamaha é discado melhor do que qualquer uma das colheitas atuais de garfos de bexiga.

Tivemos alguns problemas com o garfo YZ125 2000 (temos que operar uma mola de garfo mais rígida e menor altura de óleo), mas o garfo YZ250 era impecável para a maioria dos pilotos. Um garfo muito bom.

2000 garfos Yamaha YZ250
Os garfos Kayaba eram ótimos naquela época e ainda são ótimos agora.

PERGUNTA DEZ: QUAIS SÃO AS MELHORES CONFIGURAÇÕES DE GARFOS?

Qual foi o nosso melhor cenário? Para corridas hardcore, recomendamos esta configuração:
Taxa de mola: 0,43 kg/mm
Altura do óleo: 135mm
Compressão: 11 cliques
Recuperação: 11 cliques
Altura da perna do garfo: nível
Notas: Nós corremos as molas dos garfos de estoque sem reclamação. Se você correr em uma pista estilo Supercross ou acertar solavancos de frente, você pode querer ir com uma mola de garfo mais rígida. Mas, para a maioria dos pilotos, as molas YZ250 (frente e traseira) são home runs.

PERGUNTA 11: COMO ELE LIDA?

A equipe de demolição MXA adora o motor YZ250 porque é um design integrado – cada parte da banda de força funciona em conjunto com a próxima. O mesmo vale para o chassi. Não há um único aspecto da YZ250 que seja um destaque, mas a bicicleta completa é uma mistura perfeita que se soma a um pacote fantástico.
O manuseio é impecável. Não é perfeito, mas não marcado por nenhuma falha. É um chassi para fazer tudo.

PERGUNTA 12: O QUE ODIAMOS?

A lista de ódio:
(1) Manete de freio dianteira:  Em que o cara que projetou esta alavanca de freio estava pensando? Não precisamos de alavancas de freio dianteiras complicadas, difíceis de ajustar, multiferramenta. Repita depois de nós – menos é mais, menos é mais, menos é mais.
(2) Manoplas: O que segures? Como você vai pegar essa coisa?
(3) Mangueira de freio: Acredite ou não, a Honda tem patente para operar a mangueira de freio diretamente no paquímetro dianteiro. A Yamaha deve quebrar e pagar à Honda o que quiser. A Yamaha enruga o cabo do freio sob a perna do freio através de uma rota tortuosa.
(4) Gráficos: Os decalques descascam no primeiro passeio.
(5) Etiquetas de aviso: A legislação  exige que a Yamaha coloque etiquetas de aviso nos pára-lamas dianteiro e traseiro. Aceitamos que vivemos em uma sociedade litigiosa, mas a Yamaha tem que usar a melhor cola do universo para anexar esses decalques? Nós desgastamos as unhas removendo-as.
(6) A caixa de ar branca: Parece bom no showroom e sujo em uso. A Yamaha afirma que o ar na caixa de ar funciona até três graus mais frio (em comparação com a antiga caixa de ar preta). O ar fresco se traduz em potência.
(7) Embreagem: É vago. A jogada da alavanca muda constantemente durante uma moto.
(8) Protetor de corrente: Achamos quem nao tem a devida qualidade, e pode soltar a corrente com facilidade ao bater em uma pedra.

Embreagem Yamaha YZ250 2000
A embreagem tinha uma sensação vaga, embora tenhamos gostado do ajustador em tempo real.

PERGUNTA 13: O QUE GOSTAMOS?

A lista de curtidas:
(1) Ajustador de embreagem em tempo real: Funciona. Vire-o para frente e a embreagem fica mais apertada. Muito doce.
(2) Asa do radiador: A Yamaha reforçou o plástico no canto traseiro para evitar que as novas asas do radiador se encaixavam nas pernas dos pilotos (mas alguns pilotos ainda ficam presos).
(3) Pneu dianteiro: O atroz pneu dianteiro 739 do ano passado foi substituído pelo novo 739FA. É uma melhoria.
(4) Tuning fork: A Yamaha era originalmente uma empresa de piano. O logotipo do arado na asa do radiador é um aceno para suas raízes.
(5) Sub-quadro: É feito de alumínio extrudido muito complicado.
(6) Grampos triplos: Finalmente, as barras foram movidas para fora do nosso volta (e o grampo triplo inferior foi ampliado para obter mais aderência).

2000 barras Yamaha YZ250

PERGUNTA 14: O QUE REALMENTE PENSAMOS?

Se você está procurando uma moto que não precise de ajustes após a compra, tenha a banda de potência mais utilizável na pista e tenha uma excelente suspensão – é isso. Por que você estaria procurando qualquer outra coisa é um quebra-cabeça.



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