Os próximos meses vão ser bem movimentados e não apenas para os fabricantes de motocicletas. Confira a lista com a apresentação dos detalhes destes sete modelos que vão chegar ao Brasil até a metade de 2023.
A americana Harley-Davidson traz duas novidades: a Sportster S será o primeiro lançamento no Brasil a após a chegada da Pan America. Ela virá com o mesmo motor Revolution Max de 1.250 cm3 da irmã, desenvolvendo 121 cv de potência e 12,9 kgfm, com câmbio de seis marchas. A expectativa é de que a Sportster seja lançada no segundo semestre de 2022.
Outra Harley com passaporte carimbado para o Brasil é a Nightster. Ela também terá o motor Revolution Max, mas com números melhores que os da Sportster. Neste caso, estamos falando de 150 cv de potência a 9.500 rpm e 13 kgfm de torque a 6.750 rpm, com câmbio de seis marchas. Porém a Nightster só será lançada apenas no ano que vem, possivelmente no primeiro semestre.
A touring NT 1100 deve ser o próximo modelo inédito da Honda no país, tanto que já foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A mecânica é compartilhada com uma velha conhecida, a CRF 1100L Africa Twin, com poucas diferenças. O motor de 1.084 cm3 pode entregar 101 cv, mas tem novos sistemas de admissão e escape que proporcionam mais suavidade nas acelerações.
Por sua vez, a cub Forza 350 deveria ter sido lançada no Brasil no ano passado, mas esbarrou na crise dos semicondutores. O modelo tem motor de 330 cm3 de capacidade, alimentado por injeção eletrônica e comando simples de válvulas. Ele desenvolve 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e 3,2 kgfm a 5.250 rpm. Não há surpresa na transmissão, que como em todas as scooters é automática do tipo CVT. Segundo a Honda, o consumo da Forza 350 é de 29 km/l, com 11,7 litros de capacidade no tanque de combustível.
Já a terceira geração do falcão peregrino da Suzuki está marcada para o terceiro trimestre de 2022. O motor 1.340 cm3 da Hayabusa é o mesmo da geração anterior, e continua desenvolvendo 190 cv de potência a 9.700 rpm e 15,3 kgfm de torque a 7.000 rpm, com transmissão sequencial de seis velocidades. A novidade na parte mecânica fica por conta do novo seletor de modos de condução com três opções: normal, esportivo e escorregadio.
O cronograma de 2022 da concorrente Kawasaki inclui o lançamento da esportiva de alta cilindrada Z900 R. Ela será lançada com motor de 948 cc que pode desenvolver 125 cv de potência a 9.500 rpm e 10,1 kgfm de torque a 7.700 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. Destaque para o pacote generoso de recursos de segurança e pilotagem, como controle de tração, seletor de modos de condução e discos de freio desenvolvidos pela Brembo.
Outro modelo da Kawasaki que está confirmado para 2022 é a Z650RS. A nova clássica moderna chega com visual retrô – baseado nas motocicletas dos anos 70 – e recursos de tecnologia dos modelos mais atuais. Sua principal rival no Brasil será a Royal Enfield Interceptor. O motor bicilíndrico de 649cc é o mesmo da Ninja 650, desenvolvendo 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgfm de torque a 6.5000 rpm. Apesar do design clássico, o modelo oferece faróis arredondados com acentuação de LED, assistentes de condução e freios do tipo ABS.
E finalmente, a Vespa confirmou intenção de importar o modelo totalmente elétrico para o Brasil. Mas sua chegada depende de uma série de fatores, como o valor do dólar e o abastecimento de microchips semicondutores. Na Europa, a Vespa Elettrica pode ser adquirida em duas versões, com 100 km ou 120 km de autonomia. Nos dois casos, a bateria é de 4,2 kWh, com capacidade para atingir 45 km/h no modelo mais barato e 70 km/h na versão topo de linha.