Para 2023/2024 a Sherco lançou a nova gama de motos 125cc 4T com o intuito de abrir a porta dos segmentos das “motos de estrada” e “utilitárias”. Para isto avançaram com um modelo de design agressivo, inspirado nas motos de competição, equipado com um motor de fabrico Minarelli com provas dadas (idêntico ao que equipa as Yamaha WR 125), rodas de 17” com pneus Michelin Pilot Street e um generoso disco de 300mm na roda dianteira, ingredientes suficientes para muita eficácia e diversão.
O contacto com esta nova supermoto decorreu num percurso de estrada de serra à volta de Moiá cujo bom piso nos permitiu explorar a fundo a ciclística desta mota. O primeiro contacto ao nos sentarmos na mota foi muito natural, com todos os comandos fáceis de encontrar à primeira demonstrando um bom equilíbrio do triângulo “punhos, assento, estribos”. A altura do assento desta SM é de apenas 898mm, o que será uma vantagem para os estreantes pois garante um grande à vontade e facilidade em cima da mota, especialmente nas manobras. Por esta razão, e também porque o centro de gravidade está bem situado, a moto sente-se leve e fácil de manobrar em “parado”.
O motor entra em funcionamento à primeira apenas com um toque no botão e o som apesar de reduzido e cumpridor das normas Euro 5 é agradável. Em andamento notámos apenas um ponto negativo: o assento é duro, bastante duro. Mas rapidamente nos esquecemos desse pormenor quando começamos a conduzir, ou a pilotar, e a procurar os limites da ciclísta que estão muito para lá das capacidades do motor. A suspensao invertida de 41mm e o mono-amortecedor traseiro acompanharam sempre, e na perfeição, as irregularidades do asfalto, convidando a inclinações muito interessantes, com um comportamento em curva estável e muito previsível. Chegámos ao ponto de ir à procura de buracos e ressaltos na estrada para perceber se a aderência que os Michelin Pilot estavam a ter era mais fruto da qualidade do asfalto ou das suspensões!
O freio está a cargo de pinças e bombas JJuan e o disco de 300mm na roda da frente mostrou uma muita potência de frenagem, com potencial para muita diversão. O tato não nos agradou tanto por ser um pouco “on-off”, talvez fruto da juventude desta unidade que apresentava menos de 250Km no odómetro quando a testámos, mas também porque esta Sherco equipa um sistema de freios combinados que atua o freio dianteiro quando se pisa o pedal do freio traseiro: no momento inicial sente-se a manete a avançar como consequência do aumento de pressão no circuito provocada pelo acionamento do freio traseiro.
O motor é simpático, redondo e disponível dentro daquilo que um 125cc cumpridor das normas Euro5 com os seus 15cv consegue ser. Poderá obrigar a algum trabalho com a caixa de 6 velocidades para o manter mais vivo ou conseguir melhores recuperações mas, ainda assim, conseguimos ver 115Km/h assinalados no velocímetro em plano. Em contrapartida, é muito económico aumentando a versatilidade deste modelo que pode ser uma utilitária durante a semana e um brinqu
Gostámos
- Posição de condução
- Ciclística
- Potência de travagem
- Estética
A melhorar
- Conforto do assento
- Espelhos retrovisores de design ultrapassado
- Tacto do travão dianteiro (quando se acciona o traseiro)
Ficha Técnica
Motor | Mono-cilíndrico, DOHC, 4 válvulas em VVA. |
Cilindrada | 124,45cc |
Diâmetro X Curso | 52 x 58,6mm |
Refrigeração | Refrigeração líquida |
Arranque | Arranque eléctrico |
Escape | Colector em aço com catalizador, silenciador em alumínio |
Depósito | 8L de capacidade |
Travões | Bombas JJuan com pinças JJuan de dois pistões, disco dianteiro de 300mm, disco traseiro de 180mm |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida de 41mm com curso de 253mm |
Suspensão traseira | Mono-amortecedor com curso de 267mm |
Roda dianteira | Jante de 2.5×17″ com pneu Michelin Pilot Street 100/80 |
Roda traseira | Jante de 3.5×17″ com pneu Michelin Pilot Street 130/70 |
Distância entre eixos | 1408mm |
Distância ao solo | 284mm |
Altura do assento | 898mm |
PVP | € 5.399,00 |
Mais info: http://www.shercoportugal.com