As novas cores e gráficos azuis, meio retrô, que remetem às raízes do fabricante francês
Como sempre acontece com Sherco (e para explicar por que nem todo mundo entende), a linha Enduro é dividida em duas: os modelos de corrida são na verdade menos competitivos e com uma configuração ‘mais suave’ e preço mais baixo ao lado dos modelos de da fábrica que vêm equipados com um sistema longa lista de peças atualizadas como padrão, tornando-os mais adequados para as corridas. Eu entendo?
A série Racing foi reduzida para apenas três: 250 e 300 SE a dois tempos e o multi-funções 300 SEF a quatro tempos. A linha de fábrica, por sua vez, é a gama completa de três tempos (SE 125, 250 e 300) e quatro modelos de quatro tempos (SEF 250, 300, 450 e 500).
Destaques do modelo 2022 Sherco Factory Enduro:
- Novos gráficos de 2022
- Novo assento Selle Dalla Valle cinza com padrão de diamante
- Unidades de suspensão de cartucho fechado KYB
- NOVO sistema de escapamento Akrapovič titanium 4T
- Placa deslizante AXP
- Disco de freio dianteiro galfer
- Novo guiador Neken menos pesado
- Tanque de expansão e ventilador do radiador
- Novas pastilhas de freio Brembo
Destaques do modelo 2022 Racing Enduro:
- Novo kit gráfico 2022
- Assento confortável preto – menos abrasivo que o modelo de fábrica.
- Protetores de moldura preta
- Novos punhos de guiador
- Novo garfo de cartucho aberto Kayaba
- Novo amortecedor Kayaba
- Jantes pretas Excel
- Pneus de enduro médios Michelin
- Tubo coletor FMF como padrão (SE 250/300)
- Novas pastilhas de freio Brembo
Raça criada
Em todos os principais mercados da Europa e América do Norte, a Sherco tem um histórico de corridas onde está disposta a fazer parcerias com novos modelos. Títulos de campeonatos em diferentes modalidades de enduro e off-road (Sprint, Extreme, National Enduro, GNCC e EnduroGP) na Grã-Bretanha, França, Itália, EUA, além de sucessos Extreme Enduro, fazem parte do processo que alimenta diretamente o desenvolvimento do modelo. Surpreendentemente, a ligação também existe entre as motos de rali que competem no Dakar. Parece que a corrida está melhorando esta raça.
Grandes motores 4T aumentam a confiabilidade
Sherco diz que sua equipe de Rally cada vez mais bem-sucedida é um link direto para o desenvolvimento de seus modelos de quatro tempos de maior capacidade. Um desses desenvolvimentos é a nova extremidade inferior do grande motor, que é reforçada com um novo virabrequim e rolamentos maiores (de 62 mm a 72 mm) para 2022.
O item número dois dessa lista de detalhes derivados de corrida pelos desertos é o melhor resfriamento nos grandes motores 4T. A camisa de água na cabeça do cilindro é maior para melhorar o resfriamento em condições de condução mais quentes e adversas.
Existe também um rolamento maior no eixo de saída da caixa de engrenagens que auxilia na confiabilidade e no acionamento direto da corrente e roda traseira.
Válvulas de escape de dois tempos
Os modelos de dois tempos têm uma nova válvula de escape eletrônica SBS para controlar a posição da válvula que fica sob a tampa preta do lado esquerdo dos motores.
Sherco diz que seus engenheiros desenvolveram o sistema de válvula programável com o departamento de P&D e os pilotos de teste para não trabalhar com a abertura do acelerador como é comum, mas com a velocidade do motor. O resultado é a quantidade certa de potência em cada marcha e rpm, além de mais eficiência que eles afirmam.
Cada motocicleta (2T e 4T) das 250 para cima também tem um interruptor selecionável nas barras como padrão para ajustar da potência total a uma configuração mais suave para diferentes condições.
Suspensão Kayaba
A suspensão KYB sempre foi padrão na edição de fábrica, mas nos últimos anos os modelos Racing chegaram com suspensão WP como padrão em especificações mais baixas. Para o ano modelo 2022, ambos os modelos exibirão os adesivos KYB nas laterais com unidades de suspensão desenvolvidas especificamente para as gamas Factory e Racing.
Os modelos Racing têm o garfo de cartucho aberto KYB com configurações mais suaves que combinam “conforto e segurança na moto”, dizem eles que podem ser identificados por adesivos pretos nas pernas do garfo.
A linha de fábrica recebe adesivos vermelhos para significar as unidades KYB de cartucho fechado de especificações mais altas que têm uma configuração mais voltada para a corrida. O amortecedor KYB, entretanto, é a mesma unidade topo de linha em ambos os modelos.
Sistema Akrapovic como padrão
Todas as motos Factory 4T recebem um sistema de escapamento completo de titânio Akrapovic para 2022, que Sherco afirma que não só parece bom, mas obviamente tem uma economia de peso significativa.
Os novos escapamentos também significam uma mudança no mapeamento do motor em todos os modelos de fábrica para se adequar às novas características de potência e combinam para tornar os motores “mais rápidos e fornecer um aumento de potência agradável que é muito linear”, diz Sherco.
Os modelos Racing não têm o mesmo sistema de escapamento, mas não é de forma alguma uma relação ruim com os modelos 2T que chegam com câmaras de expansão FMF Gold Series como padrão.
Detalhes entre os modelos
Os sistemas de travagem em torno dos diferentes modelos Sherco são fornecidos pela Brembo, mas para 2022 os travões dianteiros nos modelos de fábrica têm um disco ou rotor Galfer. Sherco diz que a combinação do cilindro mestre Brembo e almofadas com o rotor Galfer melhora o desempenho.
Os modelos 250 e 300 2T recebem um novo seletor de marcha que basicamente o torna mais facilmente removível, um pouco de feedback de suas equipes de corrida e clientes.
As edições de fábrica vêm com uma placa deslizante muito significativa instalada como padrão, a placa AXP de 6 mm do fabricante francês. Há também um guiador menor nas barras Neken que é menos pesado.
Outro par de pontos positivos que vale a pena observar nos modelos de fábrica são; o ventilador e a câmara de expansão do refrigerante como padrão. Se você gosta de hard enduros ou extreme e passa o tempo esquentando na floresta, escalando colinas e ficando preso em ravinas rochosas, esta adição é bem significativa.
As atualizações da linha 2022 Sherco Enduro são típicas do fabricante francês. Eles são passos à frente em vez de saltos, mas essa é uma prática padrão para os Sherco, que mais frequentemente preferem manter as atualizações chegando ano após ano, em vez de dar muitos saltos em poucos anos.
Grandes motores 4T mais confiáveis, a válvula de escape eletrônica nos 2Ts e a nova suspensão KYB nos modelos Racing são os destaques mecanicamente. Os detalhes dos modelos Racing são sempre inspecionados de perto.
Os novos gráficos e plásticos azuis são frescos o suficiente para marcar o ano do modelo diferente e mantêm a aparência distinta de Sherco nos showrooms, bem como nas pistas e nas trilhas.
2022 Sherco Enduro Factory especificações:
Especificações do Sherco Enduro Racing 2022:
Crédito: Sherco