HomeMotoraidTestado, Kits de energia de desempenho de dois tempos para o TPI

Testado, Kits de energia de desempenho de dois tempos para o TPI

Eles não são novidade nos produtos de ajuste Two Stroke Performance (TSP). Muitas pessoas já saberão sobre eles – se você gosta de alguns dos grupos de mídia social do TPI, é bem provável que você já saiba pelo menos o nome.

Embora eles existam há muito mais tempo, temos acompanhado o progresso dos produtos da empresa australiana desde o nascimento dos KTMs com motor TPI. Isso não é menos importante por causa das alegações que as pessoas estão fazendo sobre quanta diferença isso faz para suas bicicletas. Não apenas pilotos pagos, mas caras e garotas do mundo real gastando seus arduamente ganhos.

Dito isto, as peças do TSP estão sendo muito bem aproveitadas, entre outros, por Graham Jarvis e David Knight em seu Husqvarna TE 300 e KTM 300 EXC, respectivamente, além de Teodor Kabakchiev ter levado seu KTM equipado com TSP para o segundo lugar na segunda rodada do Campeonato Mundial de Enduro Duro na Sérvia.

Graham se juntou à Teo naquele pódio na Sérvia e, posteriormente, uma mensagem do WhatsApp do Distribuidor Europeu de TSP apareceu basicamente dizendo: ‘Você viu isso e certamente agora precisa testar nossos produtos?’

Isso foi de Brad na Rutherford Racing – o braço europeu da TSP – oferecendo ao Enduro21 um passeio em uma das bicicletas de corrida Jarvis Team Husqvarna TE300, configuradas exatamente como o próprio homem está usando no Hard Enduro World Championship…

jarvis_xross_sérvia

Quais são as peças?

O que mais nos atrai neste kit é a resposta para os problemas de TPI, tudo em um. Colocamos muitas horas nos modelos EXC e TE de dois tempos desde 2018. Não há dúvida de que você pode montar e possuir um TPI EXC, TE ou EC e ser perfeitamente feliz. Nós mesmos fizemos isso em uma variedade de equitação, incluindo enduro extremo, cross-countries de três horas e enduro de cartão de ponto.

Mas, há um mas. Eles não se comportam todos da mesma forma e, como todos, sempre sentem que há melhorias que poderiam ser feitas na sensação de aceleração e na entrega de energia que você tentaria aperfeiçoar para si mesmo com uma bicicleta carburada, mas não pode com os TPIs bloqueados. Particularmente para enduro extremo ou duro, você quer a potência de torque de um 300, mas quer que ele seja entregue sem problemas, precisamente fora do acelerador e ainda assim esteja lá quando estiver enfrentando uma subida monstro.

O ‘kit de energia’ da TSP que testamos aqui:

  • uma cabeça de cilindro usinada CNC TSP de duas peças (disponível em versões de baixa, média, alta ou muito alta compressão).
  • reflashing do ECU de estoque para melhorar os mapas de combustível, óleo e ignição. O TSP modifica o mapa um e o dois para uma “diferença mais perceptível entre os mapas em comparação com o estoque” e “mais petróleo em todos os lugares em comparação com o estoque”. O Mapa 1 está ajustado para o máximo desempenho. O Mapa 2 tem menos avanço de ignição, mais combustível e é mais macio em todos os lugares.
  • uma nova vela de ignição NGK, “mais adequada” para a energia aprimorada
  • Parafuso de 50 mm e mola para o ‘modificação de parafuso ocioso’ – nem sempre necessário, mas fornecido
  • Nossa bicicleta também tinha um peso de volante de 150g instalado

tsp_head_ecu_flywheel_img_3317

O que o kit faz?

“Este pacote transformará a entrega de energia do seu TPI”, dizem eles, oferecendo mais torque em rotações baixas a médias e um aumento na potência na faixa de rotações. Parece simples, mas a TSP fez muito trabalho no mapeamento, aproveitando uma enorme experiência com modelos EXC/TE carburados e transferindo esse know-how para o mapeamento nos motores TPI.

Para alterar os dados do estoque da ECU, o TSP diz que “passou centenas de horas” desenvolvendo seu próprio processo de acesso, alteração e recarga dos dados da ECU. É verdade também dizer que eles foram os primeiros a desenvolver um pacote sintonizado para as bicicletas TPI e têm anos de experiência ajustando combustível injetado em dois tempos antes dos TPIs chegarem em 2018.

Fornecimento de energia mais suave no acelerador de peças…

Então, achamos que podemos confiar na experiência deles, mas que diferença isso realmente faz na bicicleta? Além de adaptar seus pneus, mousses e suspensão ao tipo de enduro que você faz, se houver um retorno melhor do seu dinheiro do que esta coleção de peças, gostaríamos de ouvir sobre isso.

É muito fácil dizer: “esta é a bicicleta que a KTM/Husqvarna deveria ter construído”, mas levou apenas alguns minutos para ter esse pensamento zumbindo em torno do cérebro. Honestamente, andar na equipe Jarvis TE300 parecia que era a bicicleta que gostaríamos de já ter tido.

A diferença é bastante simples: uma fonte de alimentação que é um pouco mais suave, mas mais fácil de ler e sentir. A conexão entre o acelerador, a embreagem e a roda traseira é melhor e a alegação da TSP de “melhorar drasticamente o desempenho do acelerador 0-1/2” significa que a parte da condução em que você se senta muito nos pedaços duros do enduro duro tem uma sensação muito melhor.

Tivemos o benefício de um estoque TE 300 neste teste ao lado de uma bicicleta com a ECU re-pisada do TSP, peso do volante de 150g e cabeça TSP e a diferença era bastante clara.

Parece mais preciso e progressivo fora do acelerador, o que significa que você pode alimentar melhor a roda traseira e usar a potência e a embreagem para encontrar aderência e segurar a bicicleta em uma colina. Nosso teste, que foi no campo de treinamento escolar off-road Jarvis, no País de Gales, atingiu algumas subidas muito romenas e a bicicleta sintonizada ficou muito mais feliz.

Simplesmente tornou o trabalho de chegar ao topo da colina mais fácil e rápido, porque você não precisa se esforçar tanto para atingir o ponto ideal do poder, você para menos e pode encontrar aderência mesmo quando a colina estava desmoronando depois de várias tentativas.

Confira o pequeno vídeo sobre algumas colinas íngremes tipo romeno no País de Gales:

 

Abandonando o efeito ‘dang-dang-dang’

Um sentimento comum para muitos proprietários de bicicletas TPI são os problemas de aceleração de peças que o motor tem e um ruído “dang, dang, dang” na desaceleração. Embora em grande parte inofensivo, o ruído e a sensação de piloto na bicicleta são perturbadores e, se você estiver acostumado com um carburador, pode ser um pouco estranho.

É uma diferença e apenas algo para se acostumar, mas esse efeito “caramba, droga” pode fazer com que você empurre nos cantos e significa que você é menos capaz de usar a frenagem do motor do que precisa às vezes.

Há também a sensação de enxuto que é ótimo para economia de combustível, mas não tão bom quando você quer uma resposta instantânea e precisa do acelerador em um momento crucial – de um modo geral, esta é uma das maiores reclamações e comentários de pilotos que preferem a sensação de um carburador.

Entre a lista de melhorias, a reivindicação do TSP está uma relação ar/combustível mais segura em altas rpm e grandes aberturas do acelerador. Eles dizem que o motor é mais seguro durante o funcionamento prolongado de alta velocidade.

Os traços de caráter do TPI de corrida magra e esse efeito de superação são uma diferença notável da configuração do TSP. Eles se foram.

Essa capacidade de usar o motor over-run como parte de sua condução novamente, mais como um carburador com o acelerador fechado de certa forma e, novamente, essa resposta imediata aos pedidos de energia.

tsp_head_fitted_img_3316

Não funciona apenas para enduro duro

Essa sensação de poder e transferências progressivas de resposta do acelerador para trilhas e passeios de enduro mais tradicionais. Um ciclo de teste muito curto após Grant Churchward neste teste mostrou que os efeitos oferecem uma melhoria geral em diferentes tipos de equitação através das engrenagens.

Entre as árvores em maior velocidade, a configuração do TSP é mais fácil de transportar qualquer engrenagem e permite que você ande na parte direita das rotações onde quiser – os ventiladores de dois e quatro tempos devem tomar nota aqui, pois torna os 300 mais uma bicicleta totalmente capaz.

Isso significou menos mudanças de marcha porque você tem melhor acesso à energia e, ao mesmo tempo, ela se sente responsiva. Por exemplo, se você estiver andando ao longo de uma trilha e houver um washout repentino ou uma árvore caída, um piscar de aceleração coloca a bicicleta sobre ela em um piscar de olhos muito mais facilmente.

A disseminação de energia também é melhorada em toda a faixa de rotação – a mais perceptível nas bicicletas de 250 e 150 TPI que eles nos dizem. Isso lhe dá opções para usar o torque extra low-end para obter lugares com menos rotação da roda e muito menos trabalho de embreagem, mas também parece que você pode viver nas rotações médias a superiores feliz quando a partida for mais rápida.

Este kit TSP foi desenvolvido para trabalhar com os gases de escape de estoque e quase “torna os sistemas de exaustão do mercado de reposição obsoletos para o TPI”. A reivindicação é que a cabeça do TSP e o remapeamento da ECU oferecem maiores ganhos de desempenho do que qualquer escapamento do mercado de reposição pode oferecer.

tsp_exc_dinógrafo

Ainda preocupado com a adulteração do TSP no seu TPI?

O TSP diz que todos os recursos da ECU funcionam normalmente, incluindo injeção de óleo, ventilador e luzes. Não há problemas com a partida difícil e não há necessidade de sintonizar por meio de aplicativos ou outro software. Basta instalá-lo e montar, eles dizem.

A rotina é que você envia ao TSP seu ECU de estoque e eles o transformam em poucos dias, dependendo da época do ano, país e demanda no momento. Eles o enviam de volta com as modificações e as outras peças pelas quais você pagou.

Eles também não dizem que “os mapas de ignição, as taxas de combustível de ar e os projetos de câmaras de combustão são semelhantes aos que executamos com muito sucesso há anos em modelos de carboidratos modificados e nos modelos TPI 18/19”.

O TSP também inclui um parafuso de ajuste ocioso no kit que pode ser instalado se você sentir a necessidade de alterar a velocidade ociosa ou a configuração do parafuso de ar. No entanto, é um pouco uma dor de bola de trabalho e a TSP diz que a grande maioria das bicicletas funcionará muito bem sem ela e a altitude não deve ser um fator.

Veredicto Enduro21

Para dar algum contexto a este teste, há alguns anos, tínhamos uma EXC 300 padrão como bicicleta de teste e a levamos para um British Extreme Enduro. Não me importo de admitir que tive um pesadelo e senti que a bicicleta me levou para um passeio durante a maior parte da corrida.

Mãos para cima, eu não estava em forma o suficiente na época, mas um estoque EXC 300 em torno de um curso exigente foi um trabalho árduo e acabei caindo, queimando e isso me afastou 300s (por um tempo).

Quantas pessoas tiveram essa experiência e pensaram que eram elas ou o curso sendo demais? É impossível dizer, mas como voltamos ao mesmo curso e tivemos um momento muito diferente em uma bicicleta diferente, parece que foi a bicicleta, não o piloto.

jarvis_erzberg_

Eu tenho isso…

Uma conclusão muito definitiva desta sessão de teste em uma bicicleta montada em TSP foi ver uma colina e pensar: ‘sim. Eu posso fazer isso’. A sensação adicional de controle em baixa velocidade e aceleração parcial, além do conhecimento de que o poder está bem ali quando você o abre, construiu confiança em um curto espaço de tempo.

O kit TSP também parece que facilita a vida e, quando você pode fazê-lo subir melhor essas colinas, isso tem que ser uma coisa boa em termos de economia de energia e tempo.

Acrescente a isso que sua bicicleta funciona melhor, mas ainda tem todos os benefícios do torque, injetado em combustível, motor KTM de 300cc, tem que valer os 500 dólares para o TSP?

Como pensamento final, Graham Jarvis agora está administrando sua própria equipe de corsários. Claro, ele tem conexões estreitas com Husqvarna, mas a verdade é que ele pode encaixar peças em bicicletas dele e de suas equipes, que ele escolhe sem obrigações de fábrica.

Enduro21 entende que o grande mestre do enduro duro não é curto em fabricantes que oferecem dinheiro à equipe para colocar suas peças em suas bicicletas, mas Graham tem dito não a algumas delas porque não acha que elas são boas o suficiente.

Ele ainda está nele para ganhar, você vê e quer peças que funcionem. Então, se você não acredita em nós quando dizemos que este kit TSP e o peso do volante fazem uma grande diferença para o quão bem um estoque 300 se comporta, então confie na escolha do Sr. Jarvis (e do Sr. Knight).

A propósito, você pode alugar uma dessas bicicletas e ser tratado como um membro da equipe Jarvis Racing durante todo o fim de semana nas rodadas do Hard Enduro World Championship. Acesse www.grahamjarvis.org para obter mais informações.

Mais informações sobre as peças TSP:

www.rutherfordracing.co.uk (Reino Unido/Europa)

www.twostrokeperformance.com.au (Austrália e há uma página de revendedores com outros países)



Veja mais em Motoraid

Leia Também