A primeira etapa do Troféu Nacional de Hard Enduro disputou-se no passado fim-de-semana em Gondomar.
Com mais de uma centena de inscritos, o prólogo foi realizado nas instalações da Enduro Code em Ferreirinha e o mais rápido seria Henrique Nogueira.
Daí os pilotos seguiram para uma volta ao exigente percurso com uma extensão de cerca de 30 km. Lutas não faltaram nas seis classes em disputa.
Na categoria Pro, Diogo Vieira mostrou porque é atualmente o mais rápido piloto nacional, apesar da boa réplica por parte de Ni Esteves. Tiago Oliveira – vencedor da classe em 2021 – ficou com o lugar mais baixo do pódio.
Entre os Expert, José Borges foi uma agradável surpresa já que, além da vitória na classe, conseguiu o 6º lugar na classificação geral. O vencedor de 2021, Emanuel Costa, garantiu o 2º lugar, tendo Bruno Freitas conquistado o 3º lugar.
A categoria Open, aberta a modelos 2T e 4T, contou com uma lista de inscritos recheada de novos valores. Vitória para Diego Rodrigues, Álvaro Mouta em segundo e Daniel Branco a completar o pódio.
Nos Juniores, escalão dedicado aos sub23, destaque para a vitória de Marco Ferreira, sobre o jovem Artur Fernandes.
Entre os Veteranos vários pilotos mostraram um excelente andamento. O vencedor foi de novo José Ferreira, tendo César Vieira e Jorge Araújo, subido também ao pódio final.
A classe Hobby foi claramente dominada por “nuestros hermanos”. Xose Anxo Ares levou a melhor sobre o compatriota Xose Maria Ogando, tendo o português André Gomes sido 3º.
O Troféu Nacional de Hard Enduro rumará agora ao Alentejo, com Monsaraz a receber A segunda etapa no dia 3 de Abril.
:.
(Foto: João da Franca)