A Scrambler 400X é um dos lançamentos mais interessantes de 2024.
Recentemente, a Triumph fez uma entrada notável no mercado de motos abaixo de 500 cm³ com sua nova linha de modelos 400, que inclui a naked Speed 400. Esse desenvolvimento surgiu após uma tentativa anterior, que foi interrompida ainda na fase de projeto, mas agora foi concretizado em colaboração com a fabricante indiana Bajaj. O projeto foi desenvolvido conjuntamente, seguindo as diretrizes da Triumph, e a produção é realizada na Índia, semelhante ao que ocorre com alguns modelos da KTM e Husqvarna, com distribuição global.
A Scrambler 400X como um meio-termo versátil
A Scrambler 400X, como o nome sugere, é uma combinação entre uma naked e uma trail. Equipada com rodas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, ela oferece um desempenho equilibrado tanto em asfalto quanto em terrenos mais acidentados. Embora a moto pareça pequena em comparação com as grandes Scrambler 900 e 1200, ela se destaca pela leveza, agilidade e facilidade de pilotagem.
O acabamento é de alta qualidade, mantendo o padrão da Triumph. A Scrambler 400X vem com controle de tração e ABS, que podem ser desativados no modo off-road. Destaca-se também pelas boas suspensões, freios eficientes e um motor monocilíndrico de 40 cv, proporcionando uma experiência de pilotagem empolgante. No entanto, o velocímetro analógico é um ponto negativo, já que um digital seria mais prático.
Experiência de pilotagem da Scrambler 400X
Durante o teste, observei que o motor se destaca em altas rotações, o que pode ser atribuído ao foco inicial na naked Speed 400. Embora eu esperasse uma entrega de potência mais linear, a Scrambler 400X mostrou-se eficiente em diversas condições. A Triumph afirma um consumo médio de 25 km/l, mas durante o teste, que incluiu uso urbano, estrada e off-road, a média foi de 21 km/l.
O câmbio de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante, oferece engates precisos e um bom escalonamento. A posição de pilotagem pode parecer um pouco estranha inicialmente devido ao guidão, mas é confortável. O assento, apesar de parecer confortável, é mais firme do que o esperado.
Na pilotagem, a Scrambler 400X não impressiona à primeira vista, mas se torna mais apreciável com o uso. Com o ajuste da pré-carga da suspensão ajustado para uma configuração mais firme, a moto mostrou um bom comportamento em curvas e em alta velocidade. A Scrambler 400X responde bem e freia com precisão, oferecendo confiança para pilotar rápido no asfalto.
Na cidade, o guidão com protetores de mão pode limitar a passagem entre os carros, e no off-road, embora seja competente, sua configuração sugere que é mais adequada para aventuras moderadas, em vez de trilhas pesadas. Quem sabe uma futura Tiger 400X? Isso é algo para se sonhar.
Conclusão: acerto da Triumph
Devolvi a moto convencido de que a Scrambler 400X é um dos lançamentos mais interessantes de 2024. Ela atende bem à maioria dos motociclistas que procuram um modelo versátil para cidade e estrada, além de aventuras moderadas. Com um preço atraente, abaixo de R$ 35 mil, e as duas primeiras revisões a apenas R$ 100, a Scrambler oferece excelente custo-benefício até pelo menos 16 mil quilômetros rodados. Aguardamos para ver como o modelo se sairá com os primeiros proprietários, mas, pelo que foi observado, a Triumph fez um excelente trabalho.
Ficha técnica – Triumph Scrambler 400X
– Preço: R$ 33.990 – porém pode variar conforme a região.
– Cores: Verde ou preto
– Motor: Monocilíndrico, quatro válvulas, comando duplo, injetado, refrigerado a líquido, 398,15 cm³, 40 cv a 8.000 rpm e torque de 3,8 kgf.m a 6.500 rpm
– Transmissão: Câmbio de seis marchas com corrente secundária e embreagem assistida e deslizante
– Suspensões: Dianteira com garfo telescópico invertido de 43 mm e 15 cm de curso; traseira monochoque com 15 cm de curso e ajuste de pré-carga
– Freios: Disco de 32 cm na frente e disco de 23 cm na traseira, com ABS em ambas as rodas
– Pneus: Metzeler Karoo Street, 100/90 R19 na frente e 140/80 R17
– Dimensões: 90,1 cm de largura, 1,17 m de altura e 1,42 m de entre-eixos; banco a 83,5 cm do solo; peso de 179 kg
– Tanque: 13 litros
– Consumo no teste: 21 km/l
– Intervalo de revisões: A cada 16 mil quilômetros ou 12 meses (o que ocorrer primeiro)
– Garantia: Dois anos