A Triumph Motorcycles anunciou seus planos de competir no FIM Motocross World Championship com um esforço apoiado pela fábrica chamado Triumph Racing. Em parceria com o proprietário de longa data da equipe de corrida de motocross, Thierry Chizat-Suzzoni, a equipe recém-formada consistirá em dois pilotos competindo em uma nova moto de motocross Triumph 250 de quatro tempos na classe MX2 em 2024, depois adicionará um piloto de 450 para competir a principal classe MXGP em 2025.
“Nossa nova parceria com Thierry demonstra o compromisso de longo prazo da Triumph em competir nos mais altos níveis de corridas”, disse o CEO da Triumph, Nick Bloor. “Nós compartilhamos uma paixão por oferecer desempenho de mundial, e a experiência que Thierry e sua equipe trazem será inestimável em nossa ambição de deixar nossa marca em um campeonato muito competitivo. Nossa entrada no FIM Motocross World Championship com uma equipe Triumph Racing apoiada pela fábrica significa um momento histórico no início de nossa nova campanha de corridas off-road de primeira linha.”
“O Triumph assumiu um grande compromisso de construir uma moto de cross e competir no Campeonato Mundial. Estou feliz que minha equipe seja a equipe oficial da Triumph Racing em MX2 e MXGP. Nick Bloor e o conselho de administração da Triumph deixaram suas ambições de longo prazo para o projeto muito claras e vejo uma enorme quantidade de paixão de todos na fábrica. Estou feliz com o progresso da moto; parece ótimo, tem velocidade na pista, e Vincent e minha equipe estão trabalhando com os engenheiros da Hinckley para construí-la em um pacote competitivo para entrar no Campeonato MX2 em 2024. O MXGP continua a crescer em todo o mundo. Estou muito feliz por estar de volta e ansioso para correr com o Triumph.” —Thierry Chizat-SuzzoniTriumph
Todas as modalidades de corrida do fabricante do Reino Unido agora estarão sob a bandeira da Triumph Racing, incluindo as corridas de Moto2 e Supersport. Vincent Bereni será o gerente da equipe, uma decisão que Triumph espera que vale a pena, considerando que ele e Chizat-Suzzoni têm mais de 80 vitórias no Campeonato Mundial MXGP a seu crédito trabalhando juntos em equipes anteriores.
O novo esforço da Triumph apoiado pela fábrica para competir no FIM Motocross World Championship será liderado pelo proprietário da equipe Thierry Chizat-Suzzoni (esquerda) e Vincent Bereni (direita). Triunfo
“O lançamento da Triumph Racing é um passo fundamental em nossa jornada para levar a Triumph ao auge das corridas em uma gama ainda mais ampla de modalidades”, disse o Gerente de Corrida Global da Triumph, Jeremy Appleton. “Combase no sucesso da Triumph como o único fornecedor de motores do Campeonato Mundial de Moto2 e em nossa participação nas corridas Supersport, a mudança para MX2 e MXGP abre as portas para um novo capítulo estrategicamente importante nas corridas off-road de primeira linha. Sabemos bem as demandas da competição do campeonato mundial e essa é a razão para formar a parceria com Thierry. Juntamente com Vincent, sua abordagem às corridas e ao desenvolvimento do desempenho é impressionante e estamos ansiosos para construir o projeto juntos e aumentar o sucesso que eles já alcançaram no Campeonato Mundial de Motocross.”
Ricky Carmichael em pé na frente da pista de corrida
“Estou muito animado com [esta] notícia. Já faz muito tempo. Desde o início deste projeto com a Triumph, fiquei surpreso com o quanto todos têm trabalhado. Não deve deixar de mencionar que todo o grupo de P&D e engenharia que fizeram parte do desenvolvimento das motocicletas fizeram um trabalho absolutamente incrível. Desde os primeiros estágios dos protótipos, eu realmente voltei ao quão bom foi o desempenho. Desde então, estando no Reino Unido testando os mais recentes desenvolvimentos, posso dizer que tem a capacidade de vencer no mais alto nível e, pessoalmente, acredito que os pilotos, de profissionais a amadores, em toda a gama de modelos off-road, realmente gostarão do que foi desenvolvido!” —Ricky CarmichaelTriumph
A Triumph Racing está sediada na sede global da Triumph em Hinckley, Reino Unido, onde a pesquisa, o design, o desenvolvimento de engenharia e a construção de protótipos da marca estão localizados. Sua equipe MXGP será baseada nas instalações de corrida de Thierry, perto de Eindhoven, na Holanda, onde o pessoal da equipe de corrida, as operações e o desenvolvimento da competição serão alojados.
Os grupos de engenharia da fábrica Triumph e da equipe de corrida estão trabalhando em estreita colaboração para melhorar continuamente o desempenho do motor e chassi por meio de testes em andamento nos EUA, Reino Unido e Europa continental, construindo para o primeiro Grande Prêmio MX2 do Campeonato Mundial de Motocross da FIM de 2024.
O teste das novas motos de motocross e enduro Triumph está em andamento e informações sobre as especificações, características de desempenho e componentes de cada modelo serão divulgadas no devido tempo, juntamente com mais notícias sobre a entrada da Triumph Racing em outros campeonatos e categorias.