A Triumph Tiger 1200 foi alvo de uma revisão completa e competente. Motor, ciclística, numa mudança abrangente e com a mais recente teconolgia, para ser tornar na mais ágil e na mais potente moto de aventura de sempre construída em Hinckley… Além disso, estão disponíveis 5 versões, para que ninguém fique de fora.
A nova Tiger 1200 passou pelo ginásio, perdeu peso e ganhou força para se tornar ainda mais poderosa, tanto na terra como no asfalto. No centro dessa atualização está um motor totalmente novo, com a inovadora arquitetura de T-plane da moto de aventura Tiger 900 de peso médio, aliado um novo quadro, suspensão e melhor ergonomia. Para 2022 a Tiger 1200 aventura-se ainda num novo terreno, com a adição das edições GT e Rally. Além disso, o modelo 2022 também estará disponível em novas versões Explorer, com depósitos de combustível de 30 litros de longo alcance, kit de alta especificação e tecnologia adicional. Mantem-se portanto o nome e a profusão de modelos, porque tudo o resto é novo.
Será este o resultado de um dos projectos mais ambiciosos da história da Triumph? De acordo com a marca britânica sim, porque a novíssima linha Tiger 1200 representa uma transformação em peso, desempenho e capacidade, tudo concentrado em oferecer todas as vantagens que um motociclista procura numa moto de aventura. Numa conversa online confirmaram-nos que sim: esta moto é a mais ‘ágil’ das motos de aventura em comparação com as suas concorrentes. Vejamos como.
Uma ‘Família’ totalmente nova
São cinco as novidades na família Tiger 1200, a 1200 GT básica, a GT Pro e GT Explorer, ao que se somam no topo da pirâmide as mais aventureiras Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer. Reparem que os nomes totalmente novos não surgem por acaso, refletem os desejos de distintos utilizadores, sem nunca perder a sede de aventura.
A nova GT está focada na estrada e a GT Pro de especificação superior vêm com jantes fundidas, 19″ à frente e 18″ atrás, mais a novíssima suspensão semi-activa Showa, afinada para proporcionar o derradeiro passeio de aventura focado na estrada. Por seu turno a nova Rally Pro, apresenta pela primeira vez um conjunto de rodas sem câmara de 21″ à frente e 18″ atrás, mais a nova suspensão semi-activa Showa, com curso ainda mais longo, afinada para proporcionar o máximo em todo-o-terreno. Além disso e a completar esta nova linha de 5 motos, pela primeira vez a Triumph introduz duas novas Tiger com depósito 30 litros. Tanto a nova Rally Explorer como a GT Explorer contam ainda com o novo sistema Triumph Blind Spot Radar, sendo construídas para viajar pelo mundo com conforto, estilo e com o mais alto nível de especificação e capacidade de sempre.
Motor mais poderoso: 150 cv e 130 Nm
Abordando o novo motor triplo de 1160cc, facilmente se percebe que pouco resta do seu antecessor. Este é baseado no três cilindros da nova Speed Triple RS e RR. Nos dados principais do três cilindros em linha britânico este apresenta 150 cv @ 9.000 rpm e 130 Nm de binário máximo @ 7.000 rotações por minuto. Para efeito de comparação, o antigo triplo debitava 141 cv e 122 Nm com os seus 1215cc de cilindrada. Em teoria, a manivela do T-plane dá ao novo motor da Tiger 1200 impulsos de disparo a 180, 270 e 270 graus, resultando num curto intervalo e dois longos intervalos entre o disparo, proporcionando melhor carácter e tractabilidade a baixas rpm. O novo motor triplo está assim mais um passo à frente e a comparação com a Tiger 900 é por isso óbvia. Possui a mesma ordem de disparo e oferece um funcionamento do motor, sonoridade e binário únicos neste conceito de motores. Acrescente-se a isso o novo silenciador minimalista e leve, e o resultado é uma banda sonora significativamente melhorada.
Magra e leve para ser ágil
O cardan leve é o recurso número dois das características bem conhecidas da nova Tiger 1200. O ‘drive cardan’ permanece mas o novo braço oscilante de dois braços economiza 1,5 quilos com seu novo suporte de torque. A engrenagem angular do motor também foi redesenhada e tornada mais leve. Ao todo temos um emagrecimento de 25 quilos. O novo motor, o eixo de cardan mais leve e o quadro totalmente novo contribuem significativamente para a diminuição no peso. A nova estrutura tubular de aço, complementada com placas de alumínio e uma parte traseira aparafusada de alumínio, economiza 5,4 kg, e também os novos depósitos de alumínio devem economizar alguns gramas. Em números, a GT pesa 240 quilos em ordem de marcha (com depósito cheio e todos os líquidos, a GT Pro pesa 245 e a Explorer GT 255 quilos. A Rally Pro baixa ainda mais a fasquia para somente 249 quilos!
Em comparação com o motor da geração anterior, absolutamente tudo é novo, incluindo novo diâmetro e curso, cambota, cabeças, caixa de velocidades e embraiagem, e uma transmissão de eixo e caixa de chanfros completamente novos. Em geral, cada componente do motor foi concebido para ser significativamente mais leve e compacto, o que permitiu ao novo motor ter um pacote global muito mais apertado, transformando a dinâmica de condução.
Outro factor tido em conta na casa de Hinckley para melhorar o manuseamento são as novas medidas de rodas da família Tiger 1200, agora equipada com dimensões de rodas dedicadas, adaptadas às aventuras que os diferentes condutores desejam. Nas Rally Pro e Rally Explorer, existe um conjunto de 21″/18″ para uma optimizada capacidade no todo-o-terreno, e na GT, GT Pro e GT Explorer existem jantes de alumínio fundido de 19″/18″ para uma capacidade de condução mais dinâmica na estrada. Quanto aos pneus, uns Metzeler Tourance são montados em todos os modelos GT, enquanto os modelos de Rally apresentam os pneus Metzeler Karoo Street para uma verdadeira pilotagem todo-o-terreno. Para a condução avançada fora de estrada, o Michelin Anakee Wild é a opção aprovada pelo manual.
Equipamento
Uns excelentes travões Brembo Stylema são montados em todos os modelos Tiger 1200 para um desempenho potente e progressivo. Estes foram seleccionados para satisfazer as exigências de condução em estrada de longa distância e a capacidade avançada de aventura todo-o-terreno dos modelos de Rally. A incrível potência de paragem proporcionada pelas pinças Brembo é gerida pelo avançado sistema optimizado de Cornering ABS instalado em todos os novos modelos, que é suportado por uma sofisticada IMU (Inertial Measurement Unit), que mede continuamente o movimento da moto (pitch rate, yaw rate, roll rate, aceleração vertical, aceleração lateral, aceleração longitudinal) para calcular o ângulo de inclinação da moto e proporcionar o nível óptimo de intervenção do ABS. A isto se juntam as manetes Magura HC-1 ajustáveis, para proporcionar uma sensação progressiva e melhorarem o conforto.
Ergonomia Q.B.
Dando um contributo significativo para a transformação em peso e capacidade de manuseamento, o novo quadro da Tiger é 5,4kg mais leve e apresenta um sub quadro traseiro de alumínio aparafusado, melhorias que foram introduzidas a partir do feedback do cliente. Todas as cinco Tiger 1200 vêm com novo assento, emagrecido à frente no ponto em que faz a ligação ao depósito. Também todos os modelos incluem um mecanismo de assento de duas posições facilmente ajustável, que permite ao condutor mudar a altura do assento em 20mm para a sua configuração preferida. Para a GT, GT Pro e GT Explorer há duas configurações de altura de assento (850mm a 870mm) e a Rally Pro e Rally Explorer são naturalmente um pouco mais altas (875mm a 895mm). Através da opção de assento baixo com acessórios, os clientes poderão também baixar a posição do assento em mais 20mm. O novo ecrã facilmente ajustável, com um simples mecanismo de ajuste com uma só mão, e novos difusores de ecrã aéreo que desviam o vento tanto para o condutor, proporcionam um aumento adicional de conforto.
E as mudanças não se ficam por aqui. A posição do guiador foi optimizada para se adequar a cada modelo da gama Tiger 1200, contribuindo para uma maior agilidade da moto. Este é 20mm mais largo do que na geração anterior para um melhor controlo fora de estrada. Na GT Explorer e no Rally Explorer, o guiador é 16mm mais alto. As posições dos apoios pés foram também aperfeiçoadas para melhorar o conforto e controloo da moto. Também todos os modelos da linha Tiger 1200 trazem os protetores de mãos de série
‘Pack’ eletrónico com radar
A nova geração estabelece um novo padrão para a tecnologia Tiger, com a introdução de uma série de características avançadas. A GT Explorer e o Rally Explorer apresentam exclusivamente o novíssimo sistema de Radar Triumph Blind Spot, desenvolvido em parceria com a Continental, que proporciona duas características-chave de segurança. O Blind Spot Assist utiliza um radar virado para trás para avisar o motociclista quando outro veículo está no seu ponto cego, e o Lane Change Assist dá um aviso mais proeminente quando pretendemos mudar de faixa no caso de haver um veículo a aproximar-se. O Controlo Optimizado da Tracção em Curva vem de série em toda a nova linha, que é apoiada pela IMU avançada da bicicleta para proporcionar a resposta óptima de controlo da tracção para as condições de condução. Toda a informação chave que precisamos está no painel de instrumentos TFT de 7″, l, com um visor que apresenta um novo pacote gráfico. O sistema My Triumph Connectivity System também é montado de série em todos os modelos, permitindo chamadas telefónicas, navegação curva a curva e controlo GoPro.
Dependendo do modelo, há até 6 modos de condução disponíveis, que ajustam a resposta do acelerador, ABS, controlo de tracção e definições de suspensão para o controlo máximo do cavaleiro em todas as condições de equitação. O modo de condução Off-Road Pro, exclusivo dos modelos Rally Pro e Rally Explorer, é a configuração mais extrema de todo-o-terreno da Triumph para aventura avançada fora de estrada, com ABS e controlo de tracção desligados, e um mapa de acelerador fora de estrada. O modo de chuva foi adaptado para proporcionar a maior intervenção e está limitado a 100 cv para maior segurança e controlo quando as condições são comprometidas.
A grande visibilidade em qualquer condição de condução é assegurada pelo novo farol de LED completo com uma nova assinatura distinta Daytime Running Light (DRL). Visibilidade e iluminação adicionais durante as curvas são proporcionadas pelas novas Luzes de Curva Adaptativas, que vêm como padrão em todos os modelos excepto na Tigre 1200 GT.
O Triumph Shift Assist vem como uma característica de ajuste padrão em todos os modelos, excepto na Tiger 1200 GT, onde está disponível como acessório extra. O Triumph Shift Assist permite uma fácil subida e descida da mudança de velocidades sem necessidade de accionar a embraiagem. O Hill Hold vem de série em todos os modelos, excepto na Tiger 1200 GT. O Hill Hold impede que a moto role para trás ao arrancar numa inclinação íngreme, aplicando o travão traseiro até sentir-se que a moto começa a deslocar-se.
Para maior conforto de condução de longa distância em todas as condições meteorológicas, todos os modelos (excepto a Tiger 1200 GT) vêm com punhos aquecidas de série. Os modelos GT Explorer e o Rally Explorer trazem ainda o Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus para assegurar o mais alto nível possível de segurança do condutor.
Completando o pacote tecnológico abrangente da nova Tiger, todos os novos modelos vêm com uma série de características adicionais concebidas para melhorar a condução, incluindo cubos de interruptores intuitivos e facilmente acessíveis com controlo de joystick de 5 vias exclusivo no segmento, mais interruptores iluminados e armazenamento por baixo dos assentos com carregador USB. O controlo electrónico de cruzeiro ajustável e um suporte central também vêm de série em todos os modelos, excepto na Tiger GT.
Preços:
Tiger 1200 GT: desde 18.950 €
Tiger 1200 GT Pro: desde 21.500 €
Tiger 1200 Rally Pro: desde 22.600 €
Tiger 1200 GT Explorer: desde 23.100 €
Tiger 1200 Rally Explorer: desde 24.100 €
Cores:
Modelos GT: Snowdonia White, Lucerne Blue e Sapphire Black
Modelos Rally: Snowdonia White, Matt Khaki e Sapphire Black
Disponibilidade:
Março de 2022