A troca da guarnição da tampa de válvulas é uma prática essencial para garantir o bom desempenho da moto. A guarnição é instalada na parte superior do cabeçote, justamente onde ficam as válvulas, e por isso você deve sempre se atentar ao estado dela!
A função principal da guarnição é impedir vazamentos de óleo e proteger o trabalho das válvulas de admissão e escape.
→ Confira também esse post completo sobre a Guarnição da tampa de válvulas que a VEDA já trouxe aqui no blog!
Nesse artigo, você entenderá mais sobre quando deve ser feita a troca da guarnição da tampa de válvulas, os riscos de reutilizar uma guarnição antiga e muito mais. Continue a leitura!
Quando devo trocar a guarnição da tampa de válvulas?
Já deu pra ver que a guarnição da tampa de válvulas desempenha um papel importante no funcionamento da moto, certo? Por isso, deve-se manter atenção sobre as condições dela para garantir durabilidade ao motor.
A troca da guarnição deve ser feita em alguns casos específicos, falaremos sobre eles abaixo:
- Troca de peças do motor: sempre que o motor for aberto para qualquer troca de peças, o indicado é realizar a troca da guarnição da tampa de válvulas junto. Os coxins da tampa de válvula também sempre devem ser trocados, para garantir o aperto correto.
- Manutenção programada: os principais fabricantes de motocicleta recomendam a conferência e regulagem das válvulas a cada 4.000 km rodados. Desse modo, sempre que for feita a manutenção preventiva das válvulas, a guarnição deve ser trocada por uma nova.
- Sinais de desgaste: a guarnição da tampa de válvulas deve ser trocada sempre que forem visualmente verificados sinais de desgaste como rachaduras, deformações, ressecamentos. Sinais como esses demonstram que a guarnição já não tem capacidade de vedação eficiente e pode levar ao vazamento de óleo no motor.
- Vazamento de óleo: o vazamento de óleo acontece quando a guarnição já está gasta ou danificada. Você irá observar o vazamento ao redor da tampa de válvula, sendo um indicativo de que a vedação não está funcionando e a troca da guarnição é necessária.
E na hora de trocar a guarnição, é importante ter alguns cuidados. A Dani da Engenharia de Produtos da VEDA mostra o passo a passo da troca da guarnição da tampa de válvulas neste vídeo:
Vale ressaltar que, ao abrir o cabeçote, deve-se sempre realizar a limpeza para evitar a entrada de sujidades no motor. Essas sujidades podem ocasionar o mau funcionamento e queda no desempenho da moto.
Ao realizar a troca da guarnição, verifique também se a tampa de válvulas está em boas condições. Se estiver empenada, prejudicará a vedação.
Não reutilize a guarnição da tampa de válvulas!
Sabemos que ao abrir o motor para alguma troca de peças, eventualmente a guarnição pode parecer estar em boas condições. No entanto, para garantir o melhor serviço ao seu cliente e evitar problemas futuros, não reutilize a guarnição da tampa de válvulas.
Muitas vezes, a guarnição apresenta desgastes e danos que irão exigir um aperto maior se for reutilizada na tampa de válvulas. Esse aperto será maior que o recomendado e pode desencadear ainda mais problemas, como o empenamento da tampa.
Para evitar o aperto desnecessário e não prejudicar a vedação do cabeçote, não reutilize a guarnição. Sempre troque após abrir o motor para algum reparo, juntamente com a troca dos coxins da tampa de válvula para garantir também o aperto correto.
Escolha uma guarnição com bom material
A guarnição da tampa de válvulas precisa ser de um material resistente, porém flexível, por sofrer a compressão quando a tampa é apertada contra a cabeça do cilindro.
O material preferível para a guarnição é a borracha, pois garante resistência e flexibilidade. No entanto, a borracha utilizada na fabricação deve ser de qualidade.
Uma guarnição de qualidade consegue suportar o contato com óleo lubrificante, com a pressão e com o aquecimento gerado pelo motor sem sofrer deformações.
Por isso, escolha uma marca que trabalhe com matéria-prima de primeira e apresenta inovações para aumentar a durabilidade da peça.
Nunca use cola na guarnição da VEDA!
Com a guarnição da tampa de válvulas da VEDA, você nunca deve utilizar cola ou qualquer outra substância química. Ao invés de proteger, o uso de materiais como a cola agride a borracha e danifica a guarnição.
Aqui, nos preocupamos em entregar as melhores soluções para nossos clientes. Por isso, a guarnição da Vedamotors é feita com material 100% borracha que se ajusta perfeitamente no perfil da tampa, permanecendo fixa e facilitando a montagem.
Por conta da propriedade de resiliência (retorno elástico), a guarnição da VEDA suporta as constantes pressões da tampa de válvulas e não deforma, fazendo a correta vedação durante toda a vida útil, sem ser danificada.
Sempre substitua os coxins!
Por último, não se esqueça de também substituir os coxins quando abrir a tampa de válvulas. Os coxins antigos podem estar desgastados e apresentar avarias que impossibilitam a pressão necessária ao apertar os parafusos.
Instalou os coxins novos? Jamais utilize calços, arruelas ou qualquer outra coisa sobre os coxins. Isso pode gerar um aperto excessivo e desnecessário, ocasionando dano à guarnição ou até mesmo empenamento da tampa.
Faça o aperto com o uso de um torquímetro e conforme os valores especificados no manual de serviços da motocicleta.
Pronto, com produtos novos e de qualidade a moto desempenha sua potência total com segurança, o mecânico não corre risco de retrabalho e o cliente fica satisfeito com o serviço!
Agora que você sabe tudo sobre a troca da guarnição da tampa de válvulas, confira o catálogo da Vedamotors para escolher peças de qualidade.