HomeTestes e Reviews de MotosTuareg 660 quer complicar a vida da Tenere 700

Tuareg 660 quer complicar a vida da Tenere 700

A Aprilia  Tuareg 660 foi revelada neste início de semana aguçando ainda mais a curiosidade de quem curte uma bigtrail raiz. Com um punhado de brutalidade, ela mira especialmente na Yamaha Tenere 700.

Aprilia Tuareg 660

A marca Aprilia revelou ao mundo o Tuareg 660 mas não divulgou todas as especificações da motocicleta

 

Tuareg ou Tenere 700?

O modelo promete ter um motor que responde bem em rotações baixas e médias  entregando 80 cv, enquanto o torque é de até 7,1 kgfm. Sabe o que isso significa? Um bom ronco de se ouvir, mesmo em rotação baixa. 

Com isso, a sua concorrente direta, a Yamaha Ténéré 700, entrega números menores, como 72,4 cv de potência máxima e 6,9 kgfm de torque. Assim, a  Aprilia Tuareg 660 mostra que vem para uma grande briga no mercado.

Estrutura da  Aprilia Tuareg 660 

Aprilia Tuareg 660

Bigtrail raiz que promete comente de igual para igual com a Yamaha Ténéré 700 no mercado estrangeiro

Com tanque de 18 litros, o modelo foi produzido com uma distância entre eixos de pouco mais de 1.500 mm e distância de um pouco menos de  860 mm do solo. O peso da bigtrail é de 187 quilos a seco.

Seu chassi possui uma estrutura  tubular de aço combinada com placas de alumínio, conectadas ao motor em 6 pontos, enquanto na suspensão dianteira há um garfo de  43 mm de cabeça para baixo e um único amortecedor com articulações progressivas de longo curso, de  240 mm, que permite ser ajustado. 

 

Aprilia Tuareg 660: painel e eletrônicos 

Aprilia Tuareg 660

A marca não abriu mão da tecnologia e investiu em componentes modernos

Não há apenas o motor 660 em comum com as irmãs esportivas, Todo o equipamento eletrônico da Aprilia Tuareg 660 é gerenciável através do display TFT de cinco polegadas. No painel é possível escolher quatro modos de pilotagem, sendo dois personalizáveis.

Assim, os dois modos de pilotagem personalizável possuem um modo dedicado ao off-road, com tecnologia APRC que permite gerenciar o  controle de tração, controle de cruzeiro, mapas do motor e freio motor. 

Além disso, para quem curte um enduro à moda antiga, é possível desligar o ABS na roda traseira ou em ambas as rodas.

 

Design e características

Aprilia Tuareg 660

Robusta, a Aprilia Tuareg 660 possibilita o desligamento do ABS para quem é casca dura e gosta de uma aventura raiz

Mesmo a Aprilia sendo conhecida por entregar famoso off-road raiz, a marca trouxe a Tuareg 660 recheada de tecnologias. Portanto, o modelo traz equipamentos que, normalmente, são  previstos para uma moto em 2021.

A Tuareg 660 tem iluminação em LED com um farol autônomo colocado sob um grande para-brisa. Sua aparência é bem autêntica e robusta, sem bico, mas com protetores e carenagens. 

Contudo, ainda não revelou as especificações completas do modelo. Atualmente, a Aprilia usa a mesma plataforma utilizada nas esportivas RS 660 e Tuono 660 para produzir a Tuareg 660. 

 

Quando chega ao mercado?

Brasileiros, não animem-se! A Aprilia Tuareg 660 não consegue passar nas regras de emissões de ruídos do Brasil. Os limites estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot).

Aprilia Tuareg 660

O modelo consegue entregar 80 cv de potência, enquanto o torque é de até 7,1 kgfm

Portanto, o mercado da concorrente da Tenere 700 será Europa e Estados Unidos, onde as regras são menos rígidas que as do Brasil. A estreia oficial da nova Aprilia Tuareg 660 está prevista para o evento Eicma 2021, que ocorrerá no dia 25 de novembro  na cidade de Milão, na Itália.

 

Relembre a sua rival: a Yamaha Tenere 700

Bem, após conhecerem a Aprilia Tuareg 660, relembre as especificações da concorrente Yamaha Tenere 700.

yamaha tenere 700

A Yamaha Ténéré 700 terá uma rival a altura para promover uma briga de igual para igual no mercado exterior

Equipada com itens desenvolvidos pela Yamaha para sua bigtrail, como um chassi exclusivo, fizeram da Tenere 700 ‘um novo marco’ no segmento trail da marca. Para isso, além do visual agressivo, seu desempenho no off-road é reforçado por elementos como as rodas aros 21″ e 18″ (na frente e traseira, respectivamente).

yamaha tenere 700

Roda raiada de 21″ na dianteira traz segurança na hora do off-road

A tenere 700 é equipada com o mesmo motor da MT-07. Com isso, a T700 consegue reproduzir 73,4 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

As suspensões também não deixam a desejar. Dessa forma, a dianteira é invertida, com garfo de 41 mm e curso de 210 mm, e a traseira tem 200 mm de curso, mas apenas regulagem de pré-carga.

 

Veja também

 

A Yamaha também deixou a tecnologia um pouco de lado ao montar o painel. Desse modo, é equipada com um conjunto de LED acoplado à bolha que protege o painel digital de LCD. 

yamaha tenere 700

A Ténéré tem visor LCD, pecando no investimento tecnológico

Por fim, todo o conjunto pesa 204 kg em ordem de marcha, já com todos os fluídos e tanque poderia ser maior, mas tem capacidade para 16 litros.

 

Tenere 700 no Brasil

Após quatro longos anos de espera, a Yamaha confirmou a vinda do modelo para o Brasil. A Ténéré 700 deve chegar ao nosso país em breve. No entanto, a Yamaha ainda não disse nem quando ela chega e tampouco o seu preço.

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também

close