The Doctor anunciou que pendurará suas luvas no final desta temporada e encerrará sua ilustre carreira de 25 anos em Grand Prix da motoGP. Em uma conferência de imprensa especial nesta quinta-feira (05/08), Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) anunciou oficialmente sua aposentadoria do Grande Prêmio de motocicleta no final de 2021.
Ao longo de uma carreira de mais de um quarto de século, o italiano conquistou uma marca que será difícil de igualar ou superar, seja dentro ou fora das pistas.
Nove Campeonatos do Mundo, 115 vitórias e 235 pódios, e sendo o único competidor da história a ganhar títulos nas categorias 125cc, 250cc, 500cc e MotoGP, significam que o nome de Rossi ficará para sempre nos livros de história. Mas sua marca única de carisma, velocidade, habilidade de corrida e domínio do mundo – além de uma pitada de rock and roll – fizeram do italiano algo mais do que um piloto. O ‘Doutor’ tornou-se um ícone. No grande prêmio da Áustria que viu Rossi subir ao pódio em 1996, foi o mesmo local escolhido que ele anunciou que 2021 será a sua 26ª e última temporada no na motoGP. Mas o nome VR46 permanecerá sempre no paddock, já que sua marca estará presente em uma equipe de categoria principal do motociclismo na próxima temporada.
“Disse que tomaria uma decisão para o próximo ano após as férias de verão e decidi parar no final da temporada. Infelizmente esta será a minha última metade como piloto de MotoGP. E é difícil, é um momento muito triste porque é difícil falar e saber que ano que vem não vou correr de moto, já faço isso acho que há mais ou menos 30 anos! Ano que vem a minha vida vai mudar. Mas foi ótimo, aproveitei muito, foi uma longa, longa jornada e foi muito, muito divertido. São 25, 26 anos no Mundial, então foi ótimo. E eu tive momentos inesquecíveis com todos os meus caras, os caras que trabalham para eu, então … Eu não tenho muito a dizer! Só isso.”
“Tive uma carreira muito longa e felizmente ganhei muitas corridas, mas tenho alguns momentos e vitórias que são inesquecíveis. Pura alegria. É difícil, sim. Uma decisão difícil, mas você precisa entender… Eu acho que no final no esporte, os resultados fazem a diferença. Então no final eu acho que é o caminho certo. É difícil porque tive a oportunidade de correr pela minha equipe no MotoGP, junto com o meu irmão, algo que gostava, mas acho que está tudo bem assim…, não sei quantas corridas, acho que será mais difícil quando chegarmos à última corrida, mas por agora é apenas para dizer a minha decisão a todos. Não posso reclamar da minha carreira! “
Por um quarto de século de história e memórias, a única coisa que resta a dizer é: GRAZIE VALE!