HomeVedamotorsVantagens de andar de moto: 5 bons motivos para escolher o estilo...

Vantagens de andar de moto: 5 bons motivos para escolher o estilo de vida em duas rodas

Mais do que disputar espaço nas ruas, motos e carros também disputam a preferência das pessoas. É um debate quase tão antigo quanto a própria indústria automotiva e, no fim das contas, as duas opções têm seus pontos positivos e negativos. Claro que a escolha final depende dos gostos e necessidades de cada um, mas como somos um pouquinho tendenciosos nesse aspecto aqui na VEDA, reunimos neste artigo as principais vantagens de andar de moto para ajudar você a tomar a decisão de uma vez por todas. Boa leitura!

Entendendo melhor as diferenças

A venda de motos no Brasil encerrou 2022 com números bastante positivos. E dentro das tantas razões para esse aumento nas vendas, não é segredo que boa parte de sua popularidade se deve ao fato de que, tradicionalmente, as motocicletas são uma opção mais acessível financeiramente do que os carros. 

E quem pilota sabe bem disso: as motos são mais fáceis de manusear e estacionar nas ruas apertadas das grandes cidades, além de serem mais eficientes em termos de consumo de combustível, o que significa que os proprietários gastam menos dinheiro com gasolina.

Os carros, por outro lado, são uma opção com mais aderência entre aqueles que buscam um nível extra de conforto e segurança ao dirigir. Afinal, oferecem mais espaço para bagagem e passageiros e são equipados com mais tecnologias e recursos para a proteção do motorista, como airbags e cintos de segurança. A gente entende!

Mas quem é apaixonado por adrenalina conhece bem as vantagens de andar de moto!

Andar de moto é uma experiência única, que combina liberdade, emoção e adrenalina — além de ser uma alternativa excelente para sair da rotina e se conectar com a natureza. Adicionalmente, uma das principais vantagens de andar de moto é o imenso potencial que essa paixão tem de conectar pessoas!

Isso porque existe uma comunidade incrível de motociclistas entusiastas, com pilotos profissionais e amadores, que adora compartilhar histórias, dicas, rotas e experiências ao longo do caminho. É uma forma de fazer novos amigos e manter o hobby mais vivo do que nunca! E se você acha que tudo isso ainda não é suficiente para correr para a concessionária e tirar a sua moto de uma vez por todas, então confira essa lista adicional de benefícios que elencamos aqui: 

1 – Andar de moto ajuda na economia de combustível

Motocicletas são muito mais eficientes em termos de combustível do que carros, o que significa que você pode economizar dinheiro a longo prazo. Na maioria dos casos, as motos têm motores menores e menos complexos do que os automóveis tradicionais, o que significa um consumo mais controlado e otimizado. Sem mencionar, claro, toda a questão da aerodinâmica das motos, que além de favorecer a mobilidade, trabalha para diminuir a resistência do ar e, assim, ajuda na economia de gasolina.

2 – E por falar em mobilidade…

Não é novidade que as as motocicletas, além de mais fáceis de estacionar, permitem que os pilotos se movimentem com facilidade entre os engarrafamentos e o tráfego mais intenso das cidades — o que quer dizer que você pode chegar ao seu destino mais rapidamente.

Elas também são mais ágeis do que os carros, o que as torna mais adequadas para as ruas da cidade cheias de obstáculos e uma verdadeira mão na roda para agilizar os processos de logística, entrega e delivery em grandes centros. 

3 – A experiência de condução também é completamente diferente

Muitas pessoas acham que andar de moto é mais emocionante e envolvente do que dirigir um carro. E faz muito sentido: com a moto, o piloto experimenta uma maior sensação de liberdade e conexão com a estrada. Ora, as motocicletas são menos isoladas do que os carros, permitindo que você sinta mais intensamente as mudanças climáticas, as vibrações da rodovia e o vento. 

Tudo isso com o adicional de que elas são projetadas para oferecer maior estabilidade e manuseio ao piloto, o que as tornam um meio de transporte mais divertido.

4- Ah, o valor de revenda é maior!

Há uma série de levantamentos do mercado automotivo — tanto que essa informação já se tornou quase um senso comum — que apontam que apenas um mês após a compra de um carro novo, ele pode perder, em média, 10% do seu valor de revenda. Essa depreciação, que sobe para 20% no ano, continua aumentando cerca de 10% a cada 12 meses, o que pode doer no bolso do proprietário na hora da revenda. 

Já as motocicletas, por outro lado, costumam ter uma performance melhor na hora de sustentar o seu valor de mercado, encarando uma depreciação que, em muitos casos, não chega a 10% ao ano. Em outras palavras, na hora de trocar de moto, é muito provável que a concessionária ofereça um valor mais justo pela sua usada!

5 – Por fim, você gasta menos em manutenção e reparos

Para encerrar a lista, não poderíamos deixar de falar do fator manutenção. É fato que, tal como qualquer meio de transporte, as motocas também precisam de uma atenção periódica do mecânico especialista. Só que, felizmente, o mercado de peças de reposição para motos conta com fornecedores capazes de entregar altíssimos níveis de qualidade nas peças de reposição!

Isso significa que, no longo prazo, garantir que a sua moto esteja sempre com as melhores peças e componentes para assegurar a segurança do piloto e a longevidade do investimento é mais fácil!

E de reposição a VEDA entende!

No nosso portfólio, o cliente piloto e o parceiro aplicador encontram um catálogo completo de peças de reposição, módulos eletroeletrônicos e componentes especiais produzidos com o melhor da tecnologia e da mão de obra nacionais, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e com o selo de procedência Vedamotors! 
Por isso, na hora de comprar a sua motocicleta — e a gente espera que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor as vantagens de andar de moto —, exija o que há de melhor em soluções originais e de reposição! Conte com a gente, siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e lançamentos e, se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no blog!

Veja mais em Vedamotors

Leia Também