A carreira de César Peixe começou no dia 10 de Abril de 1982 e durou vinte anos. Hoje recordamos a carreira de um dos melhores pilotos de sempre do Motocross em Portugal.
No dia 10 de Abril de 1982 – exatamente há 38 anos atrás – César Peixe participou na sua primeira corrida de Motocross.
Filho de um praticante da modalidade, Roberto Peixe, o natural da Glória do Ribatejo cedo mostrou um talento nato para este desporto. Tecnicamente mais evoluído que grande parte dos pilotos da sua geração, procurou sempre encontrar novos métodos de treino e formas mais eficazes de conduzir a sua moto.
Eterno rival de António Oliveira, os dois discutiram inúmeros títulos nacionais e protagonizaram corridas que ficaram na história do Motocross português dos anos 80 e 90.
Entre 1982 e 2002, o palmarés de César Peixe fala por si mesmo. Foi o vencedor do primeiro Troféu Nacional de Supercross disputado em Portugal, no ano de 1988.
1993 seria o seu melhor ano de sempre. Ganhou todos os três campeonatos em que participou (MX 125cc, MX 250cc e Supercross) e a proeza ajudou a reforçar a potência da sua alcunha, “Piranha”!
Aproveitamos uma reportagem da RTP2 do ano 2002 e que serviu de homenagem aos 20 anos de carreira de César Peixe. O vídeo inclui uma das últimas entrevistas do ribatejano antes de dar por terminado o seu caminho como piloto de Motocross.
(Foto: Pedro Almeida)