HomeMotoraidVideo GNCC na LAMA! Etapa do USA de Enduro Cross Country

Video GNCC na LAMA! Etapa do USA de Enduro Cross Country

A emominante emotiva Grand national Cross Country XC1 Pro vence Craig Delong, da Rockstar Husqvarna, no General GNCC, um fim de semana de corrida atingido pela chuva que se transformou em um festival de lama enquanto os líderes de pontos sofrem.

A terceira rodada da 2023 GNCC Racing foi a definição de um mudder, já que as fortes chuvas causaram estragos no campo em Washington, mas no verdadeiro estilo, a corrida continuou inabalável no inferno ou na água alta.

É uma programação brutal de fim de semana consecutiva para os pilotos do GNCC enquanto eles passam da areia na Flórida para o General na Geórgia e foi Craig DeLong, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, que sobreviveu como o mais apto a conquistar sua primeira vitória na carreira na classe XC1 Open Pro.

O eventual vencedor Delong reivindicou o holeshot, mas você não saberia que ele levaria a vitória, à medida que as primeiras voltas se desenrolaram, ele trocou de lugar com os pilotos do XC1 Pro Steward Baylor e Ricky Russell liderando no chão à frente de Jordan Ashburn.

Nas folhas de ponto, as condições difíceis realmente significavam que a volta de abertura viu os pilotos do XC2 da segunda fila rapidamente até os meninos do XC1, colocando os 250 caras na liderança geral. Isso significou um Beta um-dois para a primeira metade da corrida, já que Evan Smith e Jonathan Johnson se revezaram para liderar.

À medida que a corrida se usava nas bicicletas maiores, as bicicletas encontraram seus pés e DeLong assumiu criticamente a liderança quando contou. Quando o Steward Baylor deu a ponta a ponta e bloqueou a linha de Russell, Craig passou por ambos para obter uma pista clara e uma liderança. Com todos os outros parando para combustível, óculos frescos e, em alguns casos, uma lavagem rápida a jato, Delong navegou tendo parado uma volta mais cedo e estava sozinho.

Sem os pilotos a reboque, Delong estendeu uma vantagem que ele nunca deixou de usar para terminar a corrida em um tempo total de 2:54:05296, quase um minuto inteiro fora do pacote de perseguição.

“Cara, que dia!” disse DeLong. “Eu realmente não queria liderar, eu sabia que ia ser lamacento, mas comecei bem e fiquei tipo ‘Acho que tenho que liderar agora’.

“Stew [Baylor] me procurou e eu meio que o segui e ele estava espirrando todas as poças para mim. Nós treinamos frete para a primeira hora ou mais da corrida e eu não liderei muito no início. Eu apenas fiquei firme e ereto, então, com duas voltas para ir, eu tinha a liderança e dei um pequeno empurrão. Eu não corri muito forte, a equipe ficava me dizendo que a lacuna estava ficando cada vez maior fazendo o que eu estava fazendo, então na última volta eles estavam me dizendo que eu tinha uma vantagem de um minuto, então eu meio que voltei para casa.

Eu tive alguns pequenos acidentes na última volta, mas consegui trazê-lo e foi incrível! Depois do fim de semana passado, isso foi grande para mim estar no pódio. Estou feliz em fazer isso e permanecer nesta luta, então vamos continuar rolando.”

 

“Eu não gosto de pensar em mim mesmo como um especialista em lama” – lute pelo pódio

Costelas quebradas e acidentes afetaram o ex-líder da corrida Steward Baylor. Uma vez que Delong e Russell passaram, Stew não parecia tão confortável e na penúltima volta ele caiu atrás de um Josh Strang de carga.

O piloto Kawasaki Strang do Babbitt claramente ama a lama (apesar de dizer “Eu não gosto de pensar em mim mesmo como um especialista em lama”) e aproveitou a chance de mostrar que nem tudo está perdido, apesar de um começo difícil em sua temporada de 23, ocupando um segundo lugar sólido no final.

josh_strang_babbitts_online_kawasaki_gncc

“Foi um dia louco, as pessoas o compararam a corridas de lama no passado, mas me senti pior.”Explicou Strang. “Havia raízes de árvores e tudo foi cortado e na segunda volta eu enterrei e fiquei atrás de alguns caras do XC2 e tive que trabalhar.

Honestamente, eu não sabia onde estava. Eu pensei que eu era o quarto. Isso não comprime minhas duas primeiras rodadas, mas ajuda. Tem sido uma boa corrida para colocar as coisas de volta nos trilhos.”

Pontos de vantagem para Ensopado

O interesse na última volta se resume a quem reivindicaria o terceiro lugar. A corrida de Russell pelo pódio parou quando um buraco de lama agarrou a Am Pro Yamaha, que estava superaquecendo, e teve que pegar um DNF.

Perseguindo Baylor, os pilotos da FMF KTM Johnny Girroir e Ben Kelley tiveram uma corrida indescritível e até pareciam cautelosos, já que a equipe fez longos pitstops fazendo trocas regulares de filtro, muitas verificações de bicicletas e muito mais para ter certeza de um acabamento.

No entanto, o ritmo deles foi consistente e, à medida que a corrida se passava, Johnny G subiu para potencialmente tomar seu primeiro pódio XC1, enquanto Baylor parecia maltratado e caiu de volta para eles. Jordan Ashburn também estava lá, e Grant Baylor não a um milhão de milhas de distância, afastando-se dos saqueados XC2 250s.

No final, o Steward aguentou, apesar de acidentes e um problema de bicicleta que o fez perder muito tempo. “Eu comecei decentemente e lutei muito, mas houve muitos erros.” Disse Steward. “Nas duas últimas voltas, a bicicleta começou a desligar e eu perdi muitos lugares. As costelas estavam doendo pra caramba, mas fizemos o que tínhamos que fazer.”

 

Houve também alguma controvérsia que Baylor foi rápido em apontar para as autoridades quando cruzou a linha. “Eu segui uma linha apontada por alguns espectadores e não tenho certeza se era legal ou não.” Mas os resultados permaneceram e a GNCC Racing decidiu que nenhuma vantagem foi obtida.

Apesar de liderar seu companheiro de equipe durante a maior parte da corrida, Girroir desistiu do quarto para Kelley nas últimas milhas da última volta.

Grant Baylor foi o último dos caras do XC1 a melhorar os 250s em sexto com Angus Riordan, Evan Smith e Cody Barnes batendo Jordan Ashburn para o top 10 completo.

Os resultados do GNCC Geral:

2023_gncc_results_rnd3

Três corridas e três vencedores, mas como sempre a consistência é fundamental aqui no campeonato GNCC e, pela primeira vez, é o Steward Baylor que pode dizer que ele é o mais consistente dos pilotos. Três corridas e três pódios, incluindo uma vitória na primeira rodada, significam que ele está três pontos à frente de Ben Kelley, que por sua vez está seis pontos à frente de Craig Delong.

2023 pontos gerais do GNCC após a rodada 3:

2023_gncc_series_points_rnd3

XC2 250

As condições horríveis significaram que as bicicletas da segunda fila, mais leves e menos poderosas, ganharam vantagem no General com os meninos Beta Evan Smith e Jonathan Johnson fazendo um nome para si mesmos, indo um-dois nas folhas de tempo de risco nas voltas iniciais.

À medida que a corrida progrediu, as grandes motos se separaram com o mais recente australiano para conquistar o primeiro lugar em um pódio do GNCC Gus Riordan levando a vitória do XC2 250.

gus_riordan_general_gncc_win

“Estou sobre a lua.” Disse Riordan que, como Strang, o arrastou nas últimas voltas para terminar dois minutos de segundo na aula. “Eu não sabia em que posição eu estava e na última volta apenas tentei passar pela volta e não cair em nenhum buraco de lama. Este é um bom impulso de confiança para a lama, porque da última vez que corri na lama, eu chupei!”

O cara em segundo lugar foi Evan Smith, que se agarrou para dar a Beta uma recompensa de pódio à frente de Cody Barnes com o campeão do ano passado Lyndon Snodgrass e o líder de pontos Ryder Lafferty em 13o e 14o no geral, respectivamente.

Depois de duas vitórias, Lafferty ainda lidera o XC2 250 pontos em 74, sete pontos à deriva de Riordan e com Snodgrass em terceiro lugar em 61.

Luta épica do WXC entre Archer e Gutish

Conor Potts pode ter vencido a corrida AM no domingo, mas a luta pelas honras da classe feminina, e segundo e terceiro no geral, foi onde a ação estava.

rachel_archer_gncc_general_win

Rachel Gutish assumiu a liderança na primeira volta e nas duas primeiras voltas da corrida, mas Rachael Archer, da AmPro Yamaha, se aproximou à medida que as voltas passavam e tudo chegou aos metros finais. Archer tinha a liderança, mas sulcos profundos cheios de água eram horríveis e Archer ficou de lado e derrubou, permitindo que Gutish quase cavalgasse sobre Rachel para a vitória.

No final, foram apenas três segundos que os separaram com Archer, o vencedor. O líder de pontos Korie Steede ficou em terceiro para completar o pódio, mas ficou três minutos à deriva na bandeira.

Os resultados da corrida de bicicleta General Sunday AM:

2023_gncc_am-race_results_rnd3

 



Veja mais em Motoraid

Leia Também