Uma colina monstruosa, ninguém conseguia se levantar e apenas oito finalizadores – parece familiar? A resposta do Japão ao Erzbergrodeo, o Hidaka Rocks Extreme Enduro de 2022, viu Taisuke Mizukami dominar a subida final para vencer.
O Campeonato Japonês de Enduro Duro foi suspenso por dois anos devido à pandemia estar de volta em pleno andamento nesta temporada e, “finalmente” a terceira rodada da série, retornou às infames rochas Hidaka Extreme Enduro.
Realizada em Hidaka, na ilha norte de Hokkaido, esta é a cidade onde o enduro anual tradicional de dois dias em estilo ISDE tem sido realizado por muitos anos. Desde 2018, a cidade também sediou um Enduro Extremo semelhante ao Erzbergrodeo em uma pedreira igualmente dramática.
80 pilotos assumiram a corrida deste ano e que, como Erzberg, começa com um prólogo de alta velocidade no sábado e o resultado do prólogo determina a ordem de início da corrida principal.
Taku Izumi definiu o melhor momento no prólogo da poderosa Beta RR 480, uma grande bicicleta para enduro extremo, mas com uma velocidade máxima registrada acima de 130 km/h, não ruim para prólogos rápidos.
Passeie a bordo com Izumi aqui…
Seis quilômetros, só isso…
O percurso da corrida principal, situado na enorme pedreira, tem uma distância total de cerca de seis quilômetros, mas o contraste com o prólogo não poderia ser maior. Os passageiros precisam fazer o check-in em quatro pontos de verificação dentro do limite de tempo é de 2 horas e 30 minutos.
A corrida principal se desenrolou com uma batalha apertada entre três pilotos Masatsune Otsuka (Beta), Ayato Yamamoto (GASGAS) e Taisuke Mizukami (GASGAS), que formaram o grupo líder desde a primeira metade da corrida e trocaram de posição por toda parte.
O percurso em si provou ser muito mais difícil do que as edições anteriores de Hidaka Rocks e foi a subida final no final da corrida que decidiu vencer.
No final, foi Mizukami no GASGAS que conquistou pela primeira vez a última subida e venceu a corrida final. “As duas últimas subidas decidiram o jogo.” Disse Mizukami. “Todo piloto tentou muitas vezes e falhou. Acho que tive sorte. Estou feliz em ganhar de qualquer maneira. Valeu a pena vir do extremo sul do Japão, onde moro até esta ilha do norte!” Isso não é uma curta distância!
Otsuka e Sasaki acabaram subindo ao cume com o campeão da série do ano passado, Ayato Yamamoto, terminando em quarto lugar. O resultado final viu oito pilotos alcançarem a linha de chegada dentro do limite de tempo.
2022 Finalizadores Hidaka Rocks Extreme Enduro:
1. Taisuke Mizukami, GASGAS EC250. 01:35:44
2. Masatsune Otsuka, BETA RR2T300, 01:48:02
3. Ayato Sasaki, Husqvarna TE300i, 01:59:39
4. Ayato Yamamoto, GASGAS EC300, 02:08:04
5. Teruhiko Nishikawa, BETA RR2T250, 02:24:44
6. Tsukasa Kimura, HONDA CR250, 02:26:10
7. Kunihiro Tsukihara, Husqvarna TE300i, 02:28:46
8. Shinichiro Kaji, Husqvarna TE250I, 02:28:54