HomeMotorsports.ptVídeo Motocross: O primeiro pódio de Rui Gonçalves em MX2 foi há...

Vídeo Motocross: O primeiro pódio de Rui Gonçalves em MX2 foi há 14 anos

No dia 5 de Agosto de 2007, Rui Gonçalves subiu pela primeira vez ao pódio no campeonato mundial de Motocross!

Estávamos em 2007 e o piloto de Vidago estava na sua segunda temporada com a equipa italiana Silver Action KTM. À chegada ao Grande Prémio da Bélgica, RG ocupava o 15.º posto no campeonato de MX2.

Namur foi o palco da prova belga. Gonçalves deu-se muito bem com o mítico circuito. Na sua corrida de qualificação, Rui arrancou na 9.ª posição mas foi subindo na classificação para finalmente cortar a meta em 5.º

Na primeira manga, o transmontano saiu muito bem da grelha e logo nos metros iniciais assumiu a 2.ª posição. O piloto da KTM pressionou o líder Tommy Searle e conseguiu mesmo roubar-lhe o comando por alguns instantes. Muito seguro de si, RG fez uma corrida consistente e segurou o 2.º posto até ao fim.

Na segunda corrida, Gonçalves não foi o primeiro a chegar à curva inaugural do circuito mas manteve a trajetória interior e foi ele que rubricou o “holeshot”. Ainda na volta de abertura, Rui foi ultrapassado por Antonio Cairoli e Christophe Pourcel e desceu ao 3.º posto. Infelizmente, o luso não evitou perder mais posições ao longo da manga e cortou a meta em 9.º.

A verdade é que a prova de Namur foi muito atípica pois vários pilotos conseguiram apenas uma boa pontuação no cômputo das duas mangas. Desta forma, Rui Gonçalves subiu ao 3.º degrau do pódio final do GP da Bélgica, sendo o primeiro português a conseguir esta proeza no campeonato do mundo de Motocross.

É por tudo isto que o dia 5 de Agosto de 2007 está gravado na história do motociclismo luso!

A primeira manga do GP da Bélgica de MX2 em 2007

A segunda manga do GP da Bélgica de MX2 em 2007
Classificação da primeira manga do GP da Bélgica de MX2 em 2007
Classificação da segunda manga do GP da Bélgica de MX2 em 2007
Classificação geral do GP da Bélgica de MX2 em 2007

:.

(Foto: Ray Archer/KTM)



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close