HomeMotorsports.ptVídeo MXGP: O épico final de campeonato entre Tortelli e Everts em...

Vídeo MXGP: O épico final de campeonato entre Tortelli e Everts em 1998

2021 é uma temporada que ficará como uma das mais disputadas de sempre na história do campeonato do mundo de Motocross… mas há outras que não lhe ficam atrás!

1998 foi uma dessas épocas. Stefan Everts chegou à Grécia – palco da última ronda do ano – na liderança da classificação mas com apenas 3 pontos de avanço sobre Sebastien Tortelli.

No duro circuito de Megalopolis, o francês venceu a primeira manga na frente de Pit Beirer – piloto semi-oficial Honda nesse ano mas já com contrato assinado com a Kawasaki para a temporada seguinte… Everts liderou os minutos iniciais mas sofreu uma queda pouco habitual e teve de se contentar com o 3.º lugar e perdeu assim o comando do campeonato.

Tortelli e Everts foram para a última manga da temporada com somente 1 ponto a separá-los!

O belga saiu melhor da grelha levando atrás de si o seu adversário gaulês. O piloto da Kawasaki “estudou” “Stefun” durante metade da corrida até desferir o ataque, ataque esse que não teve resposta por parte do piloto da Honda.

O impacto psicológico sobre Everts foi tal que poucas voltas depois o n.º 1 caiu numa curva, levantou-se para colocar a sua moto em funcionamento mas voltou a cair. Completamente arrasado como nunca tínhamos visto aquele que se tornaria o piloto com mais títulos mundiais da história do Motocross!

Sebastien Tortelli venceu a manga e, por consequência, o campeonato com um avanço de 8 pontos sobre Stefan Everts. O “Dyno” conquistou assim o título mundial da classe 250cc – a mais importante na altura – na sua primeira tentativa!

Fique com vídeos desse histórico momento!



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close