HomeMotoraidVideo, Nova equipe Yamaha Rally Raid coloca Botturi e Tarres na Tenere

Video, Nova equipe Yamaha Rally Raid coloca Botturi e Tarres na Tenere

A Yamaha criou uma nova equipe Tenere World Raid Rally com Pol Tarres e Alessandro Botturi substituindo a equipe do Campeonato Mundial de Rally-Raid, que conquistou com sucesso um pódio Dakar em janeiro, com um novo programa baseado em produção definido para disputar a Africa Eco Race em outubro deste ano.
Quando a Yamaha anunciou que estava saindo do Campeonato Mundial de Rally-Raid depois de terminar no pódio no Rally Dakar de 2022, isso causou alguma confusão e deixou os pilotos Adrien Van Beveren e Andrew Short desempregados.

Parte do objetivo, disse a Yamaha, era concentrar seu programa de corrida em motocicletas de produção e essa nova equipe do World Raid Rally faz exatamente isso. Usando o enorme sucesso modelo de aventura Yamaha Tenere e as mãos experientes e espetaculares (respectivamente) de Alessandro Botturi e Pol Tarres, eles agora vão correr com bicicletas que você pode comprar de revendedores oficiais em uma tentativa de conectar melhor seu programa de corrida com os clientes.

A nova equipe disputará a Africa Eco Race, que vai de Mônaco até a lendária chegada em Dakar, Senegal, de 15 a 30 de outubro. As corridas de eventos de rali independentes estabelecidas no solo original do histórico Dakar e, para a Yamaha, esse é o novo foco.

Isso confirma a nova abordagem, reconectando seu programa de corridas de rali com “o genuíno espírito de aventura usando motocicletas que os clientes também podem desfrutar”, dizem eles.

A Yamaha adiciona o novo programa de corridas que apoiará os clientes da Tenere que participam de eventos nacionais até ataques internacionais de rali de longa distância, incluindo a Africa Eco Race.

A moto de corrida da equipe, é construída sobre o novo modelo de produção Tenere 700 World Raid e com peças GYTR, incluindo um tanque de combustível maior e suspensão KYB atualizada:

Equipe baseada na experiência de enduro
A Yamaha Tenere World Raid Team será administrada em nome da Yamaha pela Rebel X Sports sob a direção do Gerente de Equipe, e o experiente ativista do Rally Raid, Manuel Lucchese. O italiano Alessandro Botturi, vencedor das duas edições anteriores da corrida na África, se junta ao espanhol Pol Tarres no Tenere 700 World Raid.

“Estou muito animado com esta nova aventura!” Diz Tarres. “Sinto-me afortunado por estar envolvido neste projeto, por ter uma equipe tão fantástica ao meu redor e um companheiro de equipe tão experiente em Alessandro. Todo mundo está animado para enfrentar a Africa Eco Race, e o Yamaha Ténéré 700 World Raid é a máquina perfeita para enfrentar um rali tão desafiador.

“Já trabalhamos muito na bicicleta, e é incrível. Estou animado para ir para a Tunísia porque será um grande abalo e treinamento para nos preparar para o desafio do evento principal deste ano. Eu tenho muito a aprender, mas estou determinado a fazer o meu melhor e me esforçar o máximo que puder para trazer para casa o melhor resultado possível.”

Embora a equipe e a bicicleta possam ser novas, ambos os pilotos tiveram carreiras impressionantes. Botturi entra na Africa Eco Race de 2022, tendo vencido as duas edições anteriores em 2019 e 2020, enquanto o italiano de 46 anos também foi o campeão internacional de seis dias de teste em 2005 e 2007, competiu no Campeonato Mundial de Enduro e correu em vários comícios de Dakar.

“Em algumas semanas, começamos esta grande aventura com a Yamaha Tenere World Raid Team.” Diz Botturi. “Mal posso esperar para andar de bicicleta nova na Tunísia, e o objetivo não é apenas terminar o rali, mas ganhar o máximo de dados e conhecimento possível para nos tornar mais fortes. Este será um ano importante, com nosso objetivo final de competir na Africa Eco Race e alcançar a mítica linha de chegada pelo Lac Rose em Dakar.”

A Equipe de Ataque Mundial Yamaha Ténéré se preparará para a AER participando do Desafio do Deserto da Tunísia entre 21 e 29 de abril, que compreende oito etapas e abrange mais de 2.700 km. É o primeiro passo importante na preparação das bicicletas e pilotos prontos para enfrentar o desafio da Africa Eco Race no final do ano.

O diretor de marketing e automobilismo da Yamaha Motor Europe, Paolo Pavesio, diz que sit é uma nova aventura para a Yamaha e um retorno à casa espiritual do Tenere e às suas raízes Rally Raid.

“Acreditamos que se conectar com nossos clientes é incrivelmente importante e, com este novo projeto e bicicleta, esperamos inspirá-los a redescobrir seu lado mais aventureiro. Este é apenas o começo da jornada; com base em nossa experiência este ano, deixaremos o programa do cliente pronto para a temporada de 2023.

“Também estamos muito felizes em nos unir à Riders for Health, usando nossa participação no comício para aumentar a conscientização sobre o incrível trabalho que eles fazem ao fornecer apoio médico tão necessário às comunidades rurais na África usando motocicletas como principal forma de transporte. A presença de seus logotipos em nossas bicicletas e pilotos é apenas o primeiro passo em nossa colaboração.”

O novo programa de rali também marcará o início de uma parceria com a Riders for Health, um patrocinador muito especial que a Yamaha tem o orgulho de hospedar na Tenere World Raid Team para aumentar a conscientização sobre o tremendo trabalho realizado pela instituição de caridade fornecendo, gerenciando e mantendo motocicletas para operações focadas na saúde na África.

Crédito da foto: Yamaha Racing



Veja mais em Motoraid

Leia Também