HomeRevista PróVoltz EV1 Sport

Voltz EV1 Sport

Quando recebi o convite para testar a Voltz EV1 Sport sabia que iria “contra” as recomendações do fabricante no quesito rodar em uma rodovia. 

A scooter é para ser utilizada em área urbana, com velocidade reduzida, e até o presente momento nunca tinha ouvido dizer que alguém “pegou a estrada” com a Voltz. 

Sempre gostei de desafios, enfrentar medos e tentar realizar coisas “incomuns”. Eu vivo no interior de São Paulo; São Roque está localizado a uns 60km da capital paulista, dependendo do local que você vai, como por exemplo neste caso.

Eu tinha consciência que poderia ter alguns problemas, entre eles o desempenho em subidas e a queda da autonomia, ou melhor eu poderia ficar com “pane seca” – sem energia nas baterias, pois ninguém havia testado a autonomia na estrada. 

No quesito velocidade, este trecho da Rodovia Raposo Tavares, tem sua velocidade máxima em sua totalidade de 80km/h a EV1 Sport chega a 75km/h, em trechos de subida tem uma leve perda de velocidade, mas em nenhum momento ficou abaixo da velocidade permitida pela legislação (no caso 40km /h). 

Fico muito feliz em lhe dizer que este teste “forçado” e “não recomendado” foi um total sucesso! Percorri os 70km até minha casa e ainda as baterias chegaram com carga!

Porque “não recomendado” ? 

Como disse acima, a scooter é para uso urbano, a montadora, em seus testes provou que a moto roda 180km com duas baterias em uma velocidade média de 35km/h – velocidade está dentro dos parâmetros para uso urbano. 

Na questão de rodar em estradas, a velocidade média é aumentada consideravelmente e consequentemente o consumo de energia é maior, reduzindo assim a sua autonomia. 

Não tenho nenhum equipamento para comprovar ou realizar telemetrias, mas acredito que, com duas baterias é possível rodar entre 80 a 100km/h com uma velocidade média de 60km/h. Levando ainda em consideração o meu elevado peso. Isso é excelente! Inclusive se compararmos a alguns modelos de carros elétricos, que têm maior capacidade de carga, no quesito tamanho de baterias. 

Fiquei muito feliz em poder ser uma das primeiras pessoas a realizar este tipo de teste, detalhe, a montadora não sabia que eu realizaria e assumi os riscos (de ficar sem energia pelo caminho), inclusive avisei alguns amigos e familiares que ficaram de plantão para caso de “problemas” Cheguei em casa com o sorriso no rosto e pensando em fazer algo muito maior…. mas isto ficará para as próximas edições… enquanto isso… quero te apresentar a EV1 Sport:

Além de ter realizado e pilotado a EVI Sport Voltz na estrada, foi muito prazeroso pilotar na cidade; pois, a mesma atrai olhares, seja pelo seu design inovador e mais ainda pelo fato de que a mesma não faz barulho.

Nas ruas da cidade, ela se demonstrou muito eficiente e consumiu menor quantidade de energia, bem como é fácil de encontrar estacionamento e apesar de ser leve, ela possui marcha ré, que auxilia e em muito para estacionar. Há de se destacar que a mesma é ecologicamente correta, considerando que não emite poluentes no ar e suas baterias são facilmente carregáveis, bastando utilizar a energia elétrica de sua casa, seja em 110 volts ou 220 volts. 

O modelo apresenta faróis e lanterna em LED, sistema de som Bluetooth com dois alto-falantes e, ainda, um painel digital que informa velocidade, aceleração e a carga da bateria.  

Renato Villar, CEO da Voltz, comenta que mesmo durante a pandemia houve um crescimento nas vendas e no interesse dos consumidores pelos produtos da empresa. “Mais do que nunca os elétricos estão sendo uma opção para motoristas que desejam se livrar de vez dos gastos com combustível e manutenção. Além destes benefícios, os nossos veículos tornam-se ainda mais atraentes quando o cliente leva em conta que as motos são super silenciosas e não emitem poluentes”, concluiu.

A EV1 Sport apresenta uma aceleração de 0 a 60km/h em 12s, suas baterias tem garantia de 3 anos ou 1.500 ciclos. E ela pode ser equipada com uma ou duas baterias removíveis de Lítio. Pesando 13 kg cada, elas podem ser carregadas acopladas à moto ou separadamente. 

Em sua atualização, a família EV1 ganhou mais potência e tecnologia. Localizado na roda traseira, o motor Voltz equipa esse modelo de scooter com 3.000W de potência e proporciona pico de potência de 4.500W.

Os 3 modos de condução, podem ser alterados facilmente: 

Modo 1 – Modo econômico de pilotagem até 35km/h

Modo 2 – Perfeito para o dia-dia e chega a uma velocidade de até 55km/h

Modo 3 – Potência máxima !!! Que são 75km/h

Sua chave apresenta 3 funções: a primeira é travar a ignição e ativar o alarme antifurto. A segunda é o de Destravar a ignição para ligar ou abrir o banco. E a terceira é a imagem de um Raio! Ele alarma após alguns segundos.

A EV1 Sport é composta por apenas um décimo da quantidade de peças de uma moto a combustão. Menos peças, menos trabalho na manutenção. Além disso, não é preciso realizar revisão programada, ou seja, a manutenção necessária é mínima, entre elas a troca de pneus e pastilhas de freio.

A scooter oferece amplo espaço interno para armazenamento. Com capacidade para transportar uma bateria e um capacete embaixo do banco.

Suas dimensões são de 188x80x130 cm e pode transportar uma carga máxima de 180kg. Seu peso com uma bateria é de 120kg e com 2 baterias 133kg.

Ficou interessado em adquirir a sua EV1 Sport?! Você nem precisa ir na loja, basta comprar online e irá recebê-la na porta da sua casa!

Agradecimentos especiais ao Departamento de Trânsito da Estância Turística de São Roque, que franqueou a entrada na Praça da República para a produção de fotos e vídeos.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também